Benefícios

Você tem ideia dos impactos da tecnologia aliada ao RH e à Gestão de Benefícios?

20 de fevereiro de 2020

Uma plataforma de RH pode trazer várias contribuições para a área, como otimizar organogramas, avaliações de desempenho e a realização de treinamentos. É também uma ferramenta que pode auxiliar na gestão de benefícios, ajudando a manter os processos operacionais em dia, assim como a saúde e engajamento dos seus colaboradores.. 

É preciso identificar quais benefícios combinam com seus colaboradores e, além disso, acompanhar sua verdadeira eficácia, verificando o seu custo-benefício e criando sistemas de recompensa, por exemplo. Um software de RH, nesse sentido, traz mais assertividade e agilidade para a gestão, sendo muito bem-vindo nessa prática. Confira a seguir alguns benefícios desse recurso e como escolher o seu!

Quais são as vantagens de uma plataforma de RH para a gestão de benefícios?

Gestão de benefícios envolve muitos cuidados, como conhecer o perfil, as necessidades e as preferências de seus colaboradores. Muitas empresas investem inclusive em benefícios diferentes dependendo do profissional, de acordo com suas questões e demandas. A atuação da equipe de RH é, portanto, fundamental e já pode ter início desde a contratação, buscando conhecer as particularidades do novo funcionário. 

Mesmo assim, alguns processos dessa gestão podem ser automatizados. Um sistema de RH pode ser utilizado para lançar dados e acompanhar indicadores ligados a benefícios, por exemplo, economizando o tempo dos gestores e permitindo que se dediquem a outras tarefas. Sem falar que esse armazenamento também garante mais praticidade no acesso e a redução de chances de erro no lançamento das informações.

Desse modo, promove-se a produtividade no setor e a assertividade nesses processos. Além disso, existem vários sistemas capazes de auxiliar na sua análise de dados, fornecendo informações importantes que ajudem na melhoria da gestão e nas tomadas de decisão sobre os benefícios.

Como escolher a melhor plataforma de RH?

Esse tipo de ferramenta vem sendo muito utilizado, e você encontra diversas alternativas no mercado. No entanto, é preciso saber escolher o mais vantajoso para a sua gestão de benefícios. Bom, o primeiro passo é identificar o porquê de utilizar o software: com o que ele deve me ajudar? Quais questões e funções ele deve facilitar?

Entendendo suas demandas de maneira mais específica, fica mais fácil acertar na escolha, até mesmo porque existem sistemas de RH voltados para os mais diversos objetivos. Bom, depois disso, é importante conhecer suas opções de fornecedores, encontrando o mais adequado. Procure conhecer bem o histórico antes de contratar. Confira avaliações, converse com quem é e quem já foi cliente, entre em contato para tirar dúvidas e por aí vai.

Também é necessário investigar o produto em si antes de fechar negócio. Busque se informar sobre as funções e veja qual atende à sua demanda. Peça feedbacks a quem já utilizou o sistema e lembre-se que é sempre bom conhecer mais de duas opções de fornecedores. 

Por fim, a dica é ficar atento. Não dê preferência a um sistema apenas por ser barato, pois isso pode trazer problemas no futuro que aumentarão seus gastos. Também, é importante lembrar que certos sistemas exigem instalação e manutenção especializadas. 

Procure por softwares qualificados e que tenham um bom custo benefício! Fazendo uma boa escolha, essa ferramenta pode ser muito válida para a sua gestão de benefícios.

Sua empresa já tem um sistema de RH que ajude nessa tarefa? Deixamos agora o convite para você entrar em contato e conhecer nosso produto: o sistema de gestão Alper Connect!

A Alper tem uma plataforma pronta para te auxiliar em todos os processos de RH. Entre em contato para saber mais sobre!