Finanças

Cálculo do EBITDA: como garantir um resultado positivo?

8 de setembro de 2020

O cálculo EBITDA é uma ferramenta importante para a avaliação do desempenho de uma empresa, por isso é fundamental que o gestor tenha domínio sobre ele, a fim de alcançar resultados positivos e potencializar os ganhos alcançados.

Com o domínio desse indicador, é possível obter dados relevantes sobre a capacidade da empresa de gerar valor e, a partir dos dados, elaborar relatórios comparativos com outras empresas que atuem no mesmo setor.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é e qual é a importância do cálculo EBITDA. Se você tem dúvidas e quer saber mais sobre o assunto, está convidado a continuar a leitura e acompanhar.

O que é o cálculo EBITDA?

O cálculo EBITDA corresponde a um indicador financeiro realizado pelas empresas a fim de saber qual é o lucro de cada organização antes de descontos de impostos, juros, amortização e depreciações.

O termo é derivado do inglês e representa as palavras Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que em português significa “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”. No Brasil também se adota a sigla LAJIDA.

De forma simples, podemos dizer que o EBITDA é um cálculo que, diferentemente do lucro líquido, retrata como o caixa operacional da empresa é gerado. O cálculo pode ser usado em diferentes âmbitos de análise, entre os quais se encontram as análises de renovação de estoque, vendas e outros ciclos de caixa.

Qual é a importância do cálculo EBITDA?

O cálculo EBITDA é essencial, pois com ele é possível avaliar as empresas a partir de seu desempenho de operações. Na prática, significa que o EBITDA considera somente a geração de caixa de uma empresa, deixando assim de fora todas as despesas não-caixa. O cálculo pode ser realizado a partir da fórmula a seguir.

Juros + Depreciação + Resultado Líquido + Impostos + Amortização = EBITDA

Entre outros pontos, o cálculo EBITDA também é importante porque ajuda a medir a produtividade e traz facilidade para as análises comparativas.

Como uma boa assessoria influencia no resultado positivo do cálculo EBITDA?

Uma boa assessoria financeira e jurídica, assim como uma boa consultoria em seguros, traz muitos benefícios para que o cálculo EBITDA tenha bons resultados, uma vez que, a partir de uma análise profissional, o consultor pode apontar caminhos e esclarecer dúvidas relacionadas a essa questão.

Outro aspecto importante é que, com a análise profissional, é possível identificar pontos fortes da empresa, assim como os que ainda precisam de aperfeiçoamento, melhorando assim os resultados obtidos.

Na hora de escolher a assessoria, o indicado é se informar e optar por empresas que tenham credibilidade e apresentem soluções compatíveis com as necessidades da sua empresa, assim como um quadro de profissionais altamente qualificados.

Agora que você já sabe o que é, como funciona e qual é a importância do cálculo EBITDA pode fazer uso dessa importante ferramenta para melhorar os resultados da sua empresa e potencializar os lucros obtidos. Quanto mais conhecimento e organização a empresa apresentar, melhores serão os resultados alcançados.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam se informar sobre a relevância do cálculo EBITDA.