Gestão

Como usar a gamificação para engajar os funcionários trabalhando em home office?

24 de julho de 2020
Gestão

Como usar a gamificação para engajar os funcionários trabalhando em home office?

24 de julho de 2020
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Engajar os funcionários que estão trabalhando em home office pode ser um desafio para as empresas, já que nem todos sabem como lidar eficientemente com a rotina de trabalho remoto. Uma das soluções mais eficazes para vencer o problema é apostar na gamificação no RH, estratégia que traz vantagens como ter feedbacks em tempo real, coletar dados importantes para a área e manter o engajamento dos colaboradores em alta.

Neste artigo, vamos falar sobre alguns desafios de engajar a equipe remota, os benefícios de investir na gamificação para as empresas e, também, como usar a estratégia no RH. Confira!

Quais são os desafios de engajar a equipe remota?

Manter o engajamento dos funcionários que estão atuando remotamente é uma tarefa que merece muita atenção da equipe de Recursos Humanos, pois como esses colaboradores estão distantes da sede da empresa e dos colegas de trabalho, eles podem ficar mais propensos a cederem a distrações (filhos, animais de estimação, som alto na casa do vizinho etc.).

Além disso, a comunicação à distância pode ser dificultada, assim como a gestão do tempo e das atividades dos profissionais. Para vencer esses desafios e manter a equipe remota engajada e alinhada com as demandas da empresa, é essencial aplicar estratégias inovadoras, que tenham impacto real na motivação do time, como a gamificação.

Quais são as vantagens da gamificação para as empresas?

A gamificação é uma estratégia que proporciona diversos benefícios para as empresas, independentemente do porte e do setor de atuação. Como exemplos, podemos citar os seguintes:

  • feedbacks dos funcionários em tempo real, já que o desempenho de cada participante é medido na hora, por meio de rankings e pontuações;
  • maior aprendizado, pois é muito mais fácil assimilar e guardar conceitos por meio de atividades divertidas;
  • coleta de dados úteis para o RH, afinal, a gamificação geralmente é realizada por uma plataforma online, então é possível medir, por exemplo, a participação de cada membro de um time no jogo;
  • maior engajamento dos funcionários e aumento da motivação, principalmente no caso de competições com prêmios.

Como usar a gamificação no RH?

A gamificação no RH é uma aposta certeira para melhorar a gestão de pessoas na empresa. Para que a implementação da estratégia seja um sucesso, é necessário estabelecer objetivos, deixar claro para os colaboradores o que eles precisam fazer para atingi-los, bem como mostrar por que esse êxito é relevante para a empresa.

Outro passo para que a gamificação consiga aumentar o engajamento da equipe remota é estimular a competição saudável. Faça disputa entre áreas ou cargos, ofereça benefícios para quem vencer determinado jogo (como adotar hábitos saudáveis no home office) etc.

Por fim, é importante definir indicadores e acompanhá-los de perto para ter certeza de que a estratégia foi bem-sucedida. Caso realize um quiz, por exemplo, veja quantas pessoas acessaram o jogo, quantas concluíram o desafio e quantas acertaram todas as questões, por exemplo.

O investimento em na gamificação no RH é uma alternativa excelente para empresas que querem melhorar a qualidade de vida e aumentar o engajamento de seus funcionários em home office. Siga nosso passo a passo e mantenha em dia a motivação de sua equipe remota.

Gostou de aprender sobre gamificação no RH? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais para aumentar o alcance das informações!

BLOG
CATEGORIAS
POSTS
POPULARES
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

FOTO BLOG - Saúde mental no ambiente de trabalho

Promovendo a saúde mental no ambiente de trabalho

No cenário empresarial, o Seguro Massificado é uma ferramenta poderosa e um elemento estratégico capaz de otimizar custos e mitigar riscos. Confira!

Seguro Massificado: Potencializando Seu Negócio com Eficiência e Economia

2560x1730px (1)

Mais segurança em processos judiciais

2560x1730px Seg Saúde comprimida

Seguro saúde: como garantir esse benefício para seus colaboradores

2560x1730px Seg Corporativos compactado

Seguro corporativo (PME): vamos abordar sobre D&O e E&O

mulher-de-frente-parecendo-triste-porque-trabalhava-muito-em-casa

Veja o que é sinistro e quais os seus tipos!

streaming-de-blogueira-feminina-viaja-online-com-smartphone

Como planejar viagens nacionais e internacionais?

homem-de-negocios-engracado-seguro-consideravel-novo-que-esta-sobre-a-placa-da-cortica-que-guarda-a-lente-de-aumento-interior-de-escritorio-moderno-branco (1)

Manual para manter a saúde bucal de colaboradores em dia

licao-de-casa-e-alimentos-organicos-em-lancheiras (1)

Como manter peso saudável e incentivar a saúde no trabalho?