RH

Entenda o que é machine learning e como ele impacta o RH

16 de junho de 2021

O chamado machine learning está revolucionando os processos de recrutamento e seleção de pessoal nas empresas. Trata-se de uma das ferramentas da chamada Inteligência Artificial, capaz de analisar um grande volume de dados em pouco tempo.

Além de uma investigação minuciosa, o sistema também filtra informações e fornece aos gestores de RH resultados mais próximos do ideal. Esse processo é realizado por meio da busca por padrões que as tecnologias da informação são capazes de realizar dentro de softwares ou plataformas específicas.

Se você quer saber mais sobre o machine learning aplicado na área de Recursos Humanos e gestão de pessoal, assim como suas vantagens, confira o artigo a seguir!

O que é machine learning aplicado ao setor de Recursos Humanos?

O chamado machine learning é o nome de uma forma de Inteligência Artificial (IA) que, aplicada no setor de Recursos Humanos, automatiza vários processos rotineiros. Tem sido cada vez mais usado por empresas e agências para selecionar e avaliar pessoas.

Tais sistemas conseguem coletar e analisar uma enorme quantidade de dados por meio de soluções estatísticas e de códigos. Dessa forma, ele encontra padrões no banco de dados. Baseado em tais padrões, a solução realiza determinações ou predições. Em outras palavras, entrega o resultado mais próximo do ideal para as empresas.

De que forma o machine learning é usado na rotina de RH?

As ferramentas e as funcionalidades do machine learning podem ser empregadas durante vários processos do RH nas empresas e nas consultorias. Entre esses processos, está a trabalhosa seleção de candidatos, em especial no que se refere ao processo de análise de currículos.

A Inteligência Artificial trabalha com diversos algoritmos relacionados a uma série de variáveis dos candidatos, entre as quais as habilidades, as experiências, os estudos e as preferências. A aplicação pode ser realizada por meio de um software ou uma plataforma específica.

Quais são as vantagens do uso do machine learning na gestão de pessoal?

A adoção de tais ferramentas tende a acelerar os processos em geral. Uma das etapas que ganham maior agilidade é a de filtro de candidaturas. Manualmente, analisar uma série de dados e informações sobre cada candidato e depois filtrá-los leva vários dias. Com a Inteligência Artificial, ganha-se tempo.

O alinhamento do perfil de candidatos de acordo com a filosofia do negócio também permite uma escolha mais efetiva. Se levarmos em conta que as ferramentas de IA estão cada vez mais avançadas, aumenta-se a possibilidade de melhora no desempenho organizacional em geral. O impacto positivo inclui o aumento da lucratividade.

Agora você já entendeu o que é esse recurso de machine learning e o quanto ele facilita as tarefas operacionais dos gestores de RH das empresas. Por meio de softwares ou plataformas, uma série de dados variados sobre os candidatos são analisados em pouco tempo. Tal agilidade facilita a tomada de decisão durante os processos de seleção e recrutamento, aumentando as chances de a empresa realizar a escolha certa para seus quadros.

Esta leitura sobre machine learning aplicado ao setor de Recursos Humanos foi ou será útil para seu negócio? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais agora mesmo para que mais profissionais conheçam o assunto.