Saúde

Novembro Azul nas empresas: importância de promover a conscientização

4 de novembro de 2021

Você sabia que o Novembro Azul nas empresas é uma forma de ajudar a conscientização do público masculino quanto ao cuidado com a saúde integral e à prevenção ao câncer de próstata? Normalmente, mulheres tendem a tomar mais cuidados preventivos em relação à saúde. Homens, além de relutarem em ir ao médico, muitas vezes, ainda podem ter certos preconceitos relacionados ao exame de próstata.

É comum os homens acharem normal as mulheres irem ao ginecologista periodicamente, porém e acreditam que não precisam cuidar da sua própria saúde da mesma forma. O objetivo do Novembro Azul, além de conscientizar, é também ajudar a romper tabus, contribuindo para transformações positivas na sociedade. Promover ações nesse sentido nas empresas é uma forma de aproximar a sua população com o tema, além dos colaboradores, elas podem acabar por envolver até mesmo os clientes.

Para você entender melhor por quê deveria promovê-las em sua empresa, continue lendo. Preparamos um artigo especial sobre o assunto.

Um panorama sobre o Novembro Azul

O câncer de próstata é hoje o segundo mais comum em homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele. A boa notícia é que podemos ser ativos no caminho da prevenção, iniciando e mantendo hábitos saudáveis, como a alimentação consciente e equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o gerenciamento de estresse, por exemplo. Além disso, o diagnóstico precoce possibilita a detecção de um tumor na fase inicial, conduzindo a maiores chances de tratamentos bem sucedidos e recuperação.

Foi por essa razão que se criou a campanha Novembro Azul em 2003, na Austrália. Dia 17 de novembro é o dia mundial de combate ao câncer de próstata e foi a partir daí que surgiu a ideia de adotar um mês inteiro para conscientização  dos homens e população em geral da importância da prevenção.

Tão importante quanto o plano de saúde são as ações de conscientização. O Brasil “importou” a ideia a partir do instituto Lado a Lado pela Vida, que busca combater o preconceito quanto ao exame de próstata. Anos mais tarde, a campanha foi divulgada em diversos pontos turísticos, estádios de futebol e se disseminou entre as empresas.

A importância do Novembro Azul nas empresas

Nas empresas, as ações de conscientização quanto à prevenção do câncer de próstata são de suma importância. Pode ser que o ambiente de trabalho seja a única fonte de abordagem direta do assunto para muitos homens. Infelizmente, alguns ainda vêm de famílias machistas, já com uma ideia incutida de que o exame de toque é desnecessário ou mesmo degradante. Mas, esse tabu só afasta o homem da sua própria saúde.

Quando a ação é realizada dentro da empresa, ela se torna mais próxima de seu público. Pode ser que o seu colaborador passe reto pelo cartaz que está na rua da casa dele, mas certamente vai se atentar aos informativos espalhados pela empresa. O ato de usar um laço ou uma roupa azul vai fazer com que ele se lembre durante os 30 dias do mês que deve “se cuidar”.

Como se pode ver, o Novembro Azul nas empresas não deve ser negligenciado. Se focamos no Outubro Rosa, não podemos nos esquecer de que os homens também precisam cuidar da sua saúde. Por que não “emendar” o clima rosa com a campanha azul no mês seguinte?

Confira outras dicas para promover a campanha em sua empresa:

  • Compartilhe materiais – Digitais ou físicos –  sobre a campanha (E-mails informativos; cartilhas; Infográficos; Folders; Vídeos)
  • Promova palestras educativas ou rodas de conversa sobre o câncer de próstata e a importância da prevenção em saúde.
  • Divulgue histórias de superação e que ajudem a romper os preconceitos sobre o tema.
  • Promova campanhas solidárias e incentivos ao trabalho voluntário de organizações que atuam no apoio ao tratamento e prevenção do cancer de próstata.
  • Ações de saúde que incentive hábitos saudáveis e a consciência corporal: Aulas de ginástica laboral; Exercícios mindfulness e outros.

Se este artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! Confira também em nosso canal do Youtube, nosso WebinAlper sobre Novembro Azul.