Tecnologia

O que é blockchain e qual o impacto no seu negócio?

23 de abril de 2021
Tecnologia

O que é blockchain e qual o impacto no seu negócio?

23 de abril de 2021
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

A criptomoeda é um tema que está em alta no mercado financeiro. E a tendência é que ganhe cada vez mais relevância. Diante desse cenário, surge a importância de entender o que é Blockchain e a importância de contar com essa tecnologia.

Apesar de esse mecanismo inovador ser constantemente associado com o Bitcoin, ele vai muito além das meras criptomoedas. Na verdade, a sua função recai principalmente sobre a possibilidade de armazenar informações que envolvem os pagamentos que são efetuados na rede do Bitcoin, de uma maneira segura, robusta e confiável.

Quer conhecer melhor o assunto? Pensando nisso, este artigo vai explicar o conceito de Blockchain e o impacto que essa tecnologia traz para as empresas. Acompanhe a leitura e entenda como funciona essa ferramenta!

O que é o Blockchain?

O Blockchain é uma expressão que, traduzindo para o português, significa cadeia de blocos. Trata-se de uma verdadeira estrutura de dados que efetua transações financeiras de maneira direta, ou seja, sem intermediários.

Esse mecanismo traz mais agilidade, eficiência, dinamismo e transparência para as operações financeiras. Além disso, não há a necessidade de uma entidade centralizada para fazer a conferência e a validação das movimentações que são realizadas. Da mesma forma, essa estrutura contém informações referentes a todas as transações que são efetuadas dentro do sistema do Bitcoin. Assim, os usuários conseguem visualizar e conferir os registros.

Qual é a importância do Blockchain?

Existe uma variedade de sistemas de Blockchain. Contudo, o modelo mais utilizado é aquele voltado especificamente para as transações envolvendo o Bitcoin. A grande diferença é a possibilidade de compartilhamento dos dados com todos os indivíduos que participam do sistema de criptomoedas.

A tecnologia do Blockchain vem ganhando cada vez mais importância. Tanto é assim que vários setores já estão utilizando essa ferramenta em suas operações — financeiro, comercial, eleitoral etc. Além disso, ela já é bastante utilizada em seguradoras, corretoras de ações e empresas de segurança. Há uma espécie de contrato inteligente. Afinal, se trata de um conjunto de informações que não podem ser alteradas depois que foram armazenadas.

E o melhor de tudo é que as informações que são inseridas no Blockchain são devidamente criptografadas. O sistema também exige uma assinatura digital que é responsável por conferir maior segurança e integridade aos dados.

Assim, qualquer usuário que faça parte desse grande banco de dados pode ter acesso a todas as transações que são realizadas. No entanto, cumpre mencionar que as informações que são inseridas não podem ser modificadas depois que forem processadas.

Além disso, a tecnologia do Blockchain pode ser acessada de qualquer local em que o usuário esteja. Isso significa que o sistema pode ser distribuído para milhares de computadores e em tempo real. Além disso, é possível criar uma atualização com cópias sincronizadas em questão de segundos.

Quais são as vantagens do Blockchain para as empresas?

O Blockchain foi criado com o principal intuito de atuar no armazenamento de transações referentes ao Bitcoin. Mas na verdade, ele pode ser utilizado para guardar qualquer tipo de dado.

As principais vantagens do Blockchain são:

  • é possível registrar transações com alta segurança desde o momento em que elas são inseridas;
  • há uma maior confiabilidade no processo de armazenamento dos registros;
  • não há tanto a necessidade de chamar um intermediário para salvar os registros privados;
  • o processo é mais seguro;
  • as transações são verificadas pelas pessoas que participam da rede, logo o sistema está livre da maioria dos tipos de fraude;
  • há uma redução nos custos direcionados para o armazenamento dos registros corporativos, em razão principalmente da possibilidade de salvar os dados de forma descentralizada e por meio de uma solução de código aberto;
  • há uma maior transparência para os processos administrativos — o registro é analisado de maneira rápida e assim a empresa pode validar a integridade dos processos de armazenamento com mais segurança e precisão;
  • é possível verificar a integridade de todos os registros de maneira fácil e prática — para isso, é necessário analisar o hash dos blocos que estão mais próximos para validar a confiabilidade do registro;
  • há uma relativa privacidade, que garante a visibilidade na medida certa das informações que são disponibilizadas na rede. Isso significa que as partes sensíveis do Blockchain podem ser ocultadas para manter a segurança do usuário, sem que isso implique a visualização e a verificação das informações do bloco.

Por que o Blockchain é importante?

O sistema do Blockchain traz grandes impactos positivos para o mercado financeiro. A tendência é que essa ferramenta ganhe cada vez mais importância e espaço dentro das operações financeiras.

A principal vantagem está na adoção do modelo peer-to-peer (ponto-a-ponto). Trata-se de um sistema que permite que as informações sejam devidamente compartilhadas pelos usuários sem que haja a necessidade de um servidor central. Logo, os custos são menores, pois não há a necessidade de investimento em estrutura e gastos com manutenção.

Além disso, não há um limite determinado para o registro de valores. Nesse sentido, é possível realizar a transferência de qualquer quantia, em apenas poucos segundos. Essa é uma ótima vantagem se levarmos em consideração que alguns bancos apresentam limites de valores para movimentações financeiras.

Entender o que é Blockchain é o primeiro passo estratégico para que uma empresa consiga estruturar normas de gestão contínua de segurança e privacidade, trazendo mais segurança e confiabilidade para o negócio. Desse modo, o empreendimento consegue garantir um atendimento com mais integridade, às demandas externas e internas.

Entendeu como funciona o Blockchain? Que tal começar a investir nessa solução estratégica? Não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os benefícios desse sistema!

BLOG
CATEGORIAS
POSTS
POPULARES
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

#326212

Seguros pessoais – proteja suas compras da Black Friday

conceito-de-colagem-de-controle-de-qualidade-padrao (1)

A importância do seguro contra riscos cibernéticos

imagem_2022-03-18_121428

A importância da tecnologia no RH

imagem_2022-03-18_114849

Tecnologia em gestão de seguros: entenda a importância

post_thumbnail-89eeccdf8f531627fd4f822a22f70371

6 dicas de como liderar o processo de inovação das empresas

post_thumbnail-c738892ef6295ab334fc4d9f109eb8cb

Pensamento data driven: o que muda na gestão do RH?

post_thumbnail-c1cf057ea6b348189947520205ca1576

Entenda o que é machine learning e como ele impacta o RH

post_thumbnail-08f541433ff4582c60c0a24f68bebf3d

Recrutamento inteligente: como ser mais assertivo na seleção de talentos?

post_thumbnail-d18febc9e13b2ae43be942f83c31997b

Veja quais as previsões para a telemedicina em 2021