Finanças, Seguros

Como os seguros ajudam a garantir a saúde financeira empresarial?

20 de outubro de 2020
Finanças, Seguros

Como os seguros ajudam a garantir a saúde financeira empresarial?

20 de outubro de 2020
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Momentos de crise e dificuldades financeiras no país geram tensão em praticamente todas as companhias. Para evitar diversos impactos negativos — como a impossibilidade de estar em dia com os impostos, cumprir as responsabilidades, pagar os funcionários, entre outros —, é importante pensar em estratégias eficazes para impedir que esses tipos de situações afetem a sobrevivência do negócio. Nesse caso, os seguros podem ser uma alternativa para manter a saúde empresarial.

Ao contratar o seguro adequado, é possível realizar um planejamento financeiro e tentar assegurar ao máximo a proteção dos bens da organização, gerando mais tranquilidade em um mercado instável. Continue a leitura deste artigo e veja os principais impactos dos seguros na gestão financeira da empresa!

Importância dos seguros para manutenção e continuidade dos negócios

Os seguros têm a finalidade de proteger a empresa de riscos nos mais variados cenários — desde os bens da organização até os seus colaboradores. Não há dúvidas que quem tem um negócio deve tomar todos os cuidados necessários para manter a segurança em situações imprevistas, que podem impedir a continuidade das operações ou provocar prejuízos irreversíveis.

Cada companhia apresenta particularidades e necessidades especiais, e para atender adequadamente às características de cada uma, existem muitas modalidades disponíveis no mercado, como o seguro patrimonial, o de lucros cessantes, o seguro de saúde, de responsabilidade civil e de vida.

Cada tipo de seguro tem o objetivo de proteger um fator determinado de risco, por esse motivo, é fundamental entender aqueles que podem proporcionar segurança às questões financeiras do negócio.

Impactos dos seguros para a empresa

Como já foi dito, diversas são as opções que podem ser escolhidas pelas instituições. Separamos alguns dos mais importantes nessa busca para manter a saúde empresarial de forma efetiva.

Seguro patrimonial

Independentemente do porte da organização e das atividades exercidas, ela está envolvida em várias responsabilidades. Por isso, é primordial que todo empreendedor realize investimentos com foco em preparar o negócio para eventuais prejuízos.

O seguro patrimonial disponibiliza coberturas básicas contra explosões, incêndio, fumaça, quedas de raios e outras situações, além da possibilidade de adicionar coberturas de acordo com as necessidades do negócio — contra furto, roubo e tempestades, por exemplo.

Esse é um serviço importante para manter o orçamento em dias em casos de acidentes e desastres naturais.

Seguro responsabilidade civil

Esse modelo de seguro tem o intuito de reembolsar a empresa segurada por responsabilidades civis em que tiver a obrigatoriedade de ressarcir os danos — materiais, morais, físicos, despesas provocadas por terceiros etc.

Por meio de sua contratação, é possível manter a segurança financeira da organização diante desses cenários que são imprevisíveis e que causam preocupações.

Esse tipo de seguro, no entanto, não isenta a empresa da responsabilidade de promover um ambiente que ofereça qualidade de vida no trabalho. Por meio de uma cultura voltada para o bem-estar dos funcionários, é possível evitar problemas como o absenteísmo e outras questões mais graves.

Seguro de lucros cessantes

Trata-se de um tipo de cobertura extra ao seguro empresarial, que tem a finalidade de cobrir a perda de lucro ocasionada por meio de um sinistro ao patrimônio da companhia, gerando a suspensão parcial ou integral das atividades.

Com a proteção disponibilizada pelo seguro de lucros cessantes, é possível que o empreendedor possa trabalhar de maneira mais efetiva para a reorganização da empresa até que as coisas voltem a ser como antes e a segurança financeira seja restabelecida.

O mundo dos negócios envolve riscos. Para evitar que a organização tenha suas atividades e seu orçamento afetados pelos mais diversos tipos de imprevistos, a escolha do seguro ideal pode ser uma estratégia eficiente para manter a saúde empresarial.

Quer identificar o seguro mais apropriado às necessidades da sua empresa? Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar!

BLOG
CATEGORIAS
POSTS
POPULARES
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

O período para a declaração do Imposto de Renda será de 15 de março a 31 de maio, confira dicas e atualizações sobre a declaração nesse guia da Alper Seguros!

Como declarar o imposto de renda em 2024: tudo que você precisa saber

Em um mundo cada vez mais desenvolvido, exigente, veloz e complexo, as operações aéreas assumem um papel imensurável. Assim, quando falamos desse tipo de tema, é imprescindível destacar a importância do seguro aeronáutico.

Sinta-se seguro em suas operações aeronáuticas

No cenário empresarial, o Seguro Massificado é uma ferramenta poderosa e um elemento estratégico capaz de otimizar custos e mitigar riscos. Confira!

Seguro Massificado: Potencializando Seu Negócio com Eficiência e Economia

A segurança do lar costuma ser uma prioridade, e investir em um seguro residencial é uma escolha que vai além da simples proteção física.

Quais as vantagens de ter um seguro residencial? Descubra!

soybean-1831704_1280

Soja tem pessimismo na safra 2024. Como fica a segurança financeira dos produtores diante das incertezas?

Seguro viagem: o que é e quais os benefícios

Seguro viagem: o que é e quais os benefícios

#326212

Seguros pessoais – proteja suas compras da Black Friday

#309223

Garanta um seguro de vida para seus filhos e sua família

#309225

Garanta o pagamento das perdas financeiras