Momentos de crise e dificuldades financeiras no país geram tensão em praticamente todas as companhias. Para evitar diversos impactos negativos — como a impossibilidade de estar em dia com os impostos, cumprir as responsabilidades, pagar os funcionários, entre outros —, é importante pensar em estratégias eficazes para impedir que esses tipos de situações afetem a sobrevivência do negócio. Nesse caso, os seguros podem ser uma alternativa para manter a saúde empresarial.
Ao contratar o seguro adequado, é possível realizar um planejamento financeiro e tentar assegurar ao máximo a proteção dos bens da organização, gerando mais tranquilidade em um mercado instável. Continue a leitura deste artigo e veja os principais impactos dos seguros na gestão financeira da empresa!
Os seguros têm a finalidade de proteger a empresa de riscos nos mais variados cenários — desde os bens da organização até os seus colaboradores. Não há dúvidas que quem tem um negócio deve tomar todos os cuidados necessários para manter a segurança em situações imprevistas, que podem impedir a continuidade das operações ou provocar prejuízos irreversíveis.
Cada companhia apresenta particularidades e necessidades especiais, e para atender adequadamente às características de cada uma, existem muitas modalidades disponíveis no mercado, como o seguro patrimonial, o de lucros cessantes, o seguro de saúde, de responsabilidade civil e de vida.
Cada tipo de seguro tem o objetivo de proteger um fator determinado de risco, por esse motivo, é fundamental entender aqueles que podem proporcionar segurança às questões financeiras do negócio.
Como já foi dito, diversas são as opções que podem ser escolhidas pelas instituições. Separamos alguns dos mais importantes nessa busca para manter a saúde empresarial de forma efetiva.
Independentemente do porte da organização e das atividades exercidas, ela está envolvida em várias responsabilidades. Por isso, é primordial que todo empreendedor realize investimentos com foco em preparar o negócio para eventuais prejuízos.
O seguro patrimonial disponibiliza coberturas básicas contra explosões, incêndio, fumaça, quedas de raios e outras situações, além da possibilidade de adicionar coberturas de acordo com as necessidades do negócio — contra furto, roubo e tempestades, por exemplo.
Esse é um serviço importante para manter o orçamento em dias em casos de acidentes e desastres naturais.
Esse modelo de seguro tem o intuito de reembolsar a empresa segurada por responsabilidades civis em que tiver a obrigatoriedade de ressarcir os danos — materiais, morais, físicos, despesas provocadas por terceiros etc.
Por meio de sua contratação, é possível manter a segurança financeira da organização diante desses cenários que são imprevisíveis e que causam preocupações.
Esse tipo de seguro, no entanto, não isenta a empresa da responsabilidade de promover um ambiente que ofereça qualidade de vida no trabalho. Por meio de uma cultura voltada para o bem-estar dos funcionários, é possível evitar problemas como o absenteísmo e outras questões mais graves.
Trata-se de um tipo de cobertura extra ao seguro empresarial, que tem a finalidade de cobrir a perda de lucro ocasionada por meio de um sinistro ao patrimônio da companhia, gerando a suspensão parcial ou integral das atividades.
Com a proteção disponibilizada pelo seguro de lucros cessantes, é possível que o empreendedor possa trabalhar de maneira mais efetiva para a reorganização da empresa até que as coisas voltem a ser como antes e a segurança financeira seja restabelecida.
O mundo dos negócios envolve riscos. Para evitar que a organização tenha suas atividades e seu orçamento afetados pelos mais diversos tipos de imprevistos, a escolha do seguro ideal pode ser uma estratégia eficiente para manter a saúde empresarial.
Quer identificar o seguro mais apropriado às necessidades da sua empresa? Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar!