Seguros

Seguro Educacional: por que é importante contar em tempos de incerteza

20 de maio de 2020

Investir em educação de ótima qualidade deve ser uma das prioridades de qualquer escola. Em tempos de incerteza em decorrência da pandemia do novo coronavírus e consequente aumento do desemprego, essa preocupação ganha proporções ainda maiores. Diante desse cenário ainda desconhecido, surge a necessidade de contar com um seguro educacional como uma alternativa para evitar problemas para a instituição de ensino e reduzir os riscos de inadimplência e a evasão escolar.

Neste artigo vamos apresentar um panorama sobre os benefícios de contratar um seguro educacional. Acompanhe a leitura!

O que é o seguro educacional?

Seguro criado com o objetivo de auxiliar os estudantes que desejam assegurar os seus estudos em uma escola particular. A contratação pode ser firmada para proteger alunos que cursam o ensino básico, o médio, o superior ou até mesmo cursos livres.

Nesse sentido, o aluno recebe a garantia de que permanecerá estudando, enquanto a instituição de ensino vai continuar recebendo os valores correspondentes às mensalidades escolares — mesmo em caso de morte, invalidez, perda de emprego e outros casos que impossibilitem a continuidade no pagamento das prestações pelo responsável.

Como funciona o seguro educacional?

Na maioria das vezes, as próprias universidades e escolas já firmam uma espécie de convênio com determinada seguradora por meio da contratação de um plano específico, que está de acordo com as necessidades do aluno. Desse modo, o estudante terá o suporte financeiro da seguradora em casos de necessidade a partir do momento da matrícula no curso desejado.

Por sua vez, a escola ou universidade continuará recebendo a quantia equivalente à mensalidade do segurado, mesmo se o aluno ou seus responsáveis passarem por dificuldades financeiras.

Quais são os benefícios de contratar o seguro educacional?

A partir da contratação do seguro educacional, o pagamento das parcelas das mensalidades escolares estará garantido. A apólice reduz os riscos de inadimplência no pagamento, especialmente no caso de atrasos e ausência de pagamento em decorrência de problemas financeiros enfrentados pelos responsáveis, como a perda de emprego. Assim, o estudante não precisa se preocupar em deixar a entidade de ensino ou ser transferido para outra com mensalidades mais em conta.

Além disso, é possível incluir diversas coberturas adicionais, o que deixa o serviço ainda mais completo e vantajoso. As coberturas mais contratadas são:

  • assistência médica 24h;
  • aulas particulares por motivos de saúde;
  • custeio de despesas referentes ao material escolar e uniforme;
  • tratamento de fisioterapia em caso de acidentes etc.

Como funciona o seguro educacional da Alper?

A Alper conta com um time de especialistas que trabalha para oferecer os planos mais adequados de seguro educacional aos seus segurados.

O seguro educacional pode ser contratado de forma automática, assim que o estudante faz a matrícula na escola ou universidade. Em outros casos, ele é feito separadamente, sem que isso gere qualquer tipo de prejuízo ao segurado.

É importante mencionar que todas as cláusulas e condições da apólice devem ser lidas com atenção e cuidado. Você também deve verificar o período de carência mencionado no contrato para verificar quando ele se torna válido, de fato.

O seguro educacional veio para trazer estabilidade financeira para estudantes e instituições de ensino. Desse modo, nenhuma das partes sairá prejudicada em virtude de situações inesperadas, uma vez que a seguradora bancará as mensalidades e outras eventuais despesas do aluno em caso de necessidade.

De qualquer forma, o ideal é buscar o auxílio de um profissional especialista no assunto e tirar todas as dúvidas. Você tem interesse em contratar esse tipo de seguro para o seu estabelecimento de ensino? Entre em contato com a Alper e confira os nossos planos e condições!