Automóvel

Você sabe quais os cuidados necessários para proteger a frota de veículos da sua empresa?

6 de setembro de 2019

É muito importante para uma empresa se preocupar com a cobertura do seguro para sua frota de veículos, principalmente para garantir a segurança em caso de colisão, incêndio e roubo. Nesse artigo, vamos falar sobre os seguros veiculares, como eles podem fazer a diferença para sua empresa e apontaremos as vantagens de adquirir esse serviço. Preste atenção a essas informações para não errar na hora de escolher um seguro!

O que é seguro de veículo?

Um seguro veicular consiste no estabelecimento de um contrato entre uma seguradora e um proprietário de um ou mais veículos para cobertura de prejuízos previstos na apólice mediante o pagamento de uma taxa. Para que a apólice seja justa para ambas as partes, a seguradora leva alguns fatores em conta na hora de calcular a taxa, como a região de circulação dos veículos, o índice de roubos onde ele vive, entre outros.

A principal diferença entre um seguro para um único veículo e outro para uma frota está na abrangência do contrato. O seguro para cobertura de frotas cobre diversos veículos de um mesmo proprietário, enquanto o seguro individual é feito para cada um. Além disso, no caso de frota, não precisa especificar na apólice quem serão os condutores, como é necessário fazer no contrato individual.

Geralmente, dois veículos já bastam para configurar uma frota, mas isso depende dos termos da seguradora. Com ela, serão combinados o tipo de cobertura e a quantidade mínima de carros ou caminhões, por exemplo. Esse seguro é ideal para empresas de transporte ou de outros segmentos que dispõem de vários veículos que são usados por diferentes motoristas.

Qual é o tipo de seguro de veículo para frota?

O tipo de seguro disponível para frotas é a apólice coletiva. A seguir, conheça um pouco mais sobre ela!

Apólices coletivas

As apólices coletivas só podem ser feitas para uma única pessoa — física ou jurídica — e toda a frota de veículos deve estar em seu nome. Se for pessoa jurídica, é possível incluir carros de diretores ou de empresas subsidiárias, desde que legalmente reconhecidas. Então, o pagamento da indenização é único.

Quais as vantagens de ter um seguro para cobertura da frota?

Entenda por que vale a pena contar com esse serviço.

Proteção judicial

Ter um seguro para a frota é uma forma de a companhia ficar legalmente amparada. Isso porque, quando um dos veículos se envolve em um acidente com outro de terceiros, pode acontecer de esse proprietário acionar a justiça devido aos danos causados. Com uma apólice que cobre essa situação, o processo pode ser simplificado ou até evitado pelo ressarcimento do prejuízo.

Resguardo contra acidentes

Mesmo que os motoristas da sua empresa sejam responsáveis, há outros fatores que podem influenciar a ocorrência de acidentes de trânsito. Condições de estradas e rodovias e o desempenho de outros condutores são apenas alguns exemplos. Por isso, ao contar com um seguro de frota, a companhia fica preparada para essas eventualidades. Ela não é pega de surpresa quando o fato acontece.

Proteção do investimento

Independentemente da quantidade e do tipo de veículo da frota de uma empresa, essa não é uma aquisição barata. Além disso, carros e caminhões exigem manutenção e revisão frequente, o que também tem certo custo. Por isso, adquirir um seguro é uma medida que serve para proteger esse patrimônio e esse investimento feito ao longo de anos.

Facilidade de reparo

Os danos causados por acidentes e até roubos podem inutilizar um veículo, a ponto de chegar à perda total. Nessas circunstâncias, o conserto (ou a substituição) acaba sendo muito caro para o proprietário fazer sozinho. Com a cobertura da apólice, a própria seguradora aciona os serviços ou faz o reembolso do gasto com o mecânico.

Quais cuidados tomar na hora de contratar esse serviço?

Para contratar um seguro de frota de veículos, em primeiro lugar é preciso pesquisar quais são as melhores seguradoras do mercado e, entre esses, quais são os mais bem avaliados pelos clientes. Busque entre empresas do mesmo ramo que a sua para encontrar o serviço ideal para as suas necessidades.

Avalie as opções de contrato oferecidas, os valores e o tipo de cobertura associados a elas. Um valor muito acima da média do mercado pode ser abusivo, e um muito abaixo talvez seja uma armadilha financeira — que sairá ainda mais caro quando for necessário acionar o seguro. O mais importante é garantir que todas as situações em que você precisa de apoio sejam cobertas pela apólice.

Também analise a flexibilidade do seguro, ou seja, a facilidade em adicionar ou remover veículos de um contrato já existente. Vale ressaltar, ainda, que determinados seguros cobrem tipos diversos como carros, vans e caminhões, enquanto outros só cobrem um modelo de veículo. Então, verifique esse ponto antes de contratar.

Agora você já sabe como funciona o seguro de cobertura da frota, quais os principais tipos e como escolher o melhor serviço. Lembre-se de que essa é a única forma de assegurar a preservação do investimento na sua frota. Portanto, busque sempre as melhores soluções disponíveis no mercado.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para cobertura sua frota.