CORONAVÍRUS

Entenda mais sobre o COVID-19

O QUE É O COVID-19?

O Coronavírus faz parte de uma grande família viral, que causa infecções respiratórias em seres humanos. Ele é transmitido entre humanos, pelo ar ou por contato com secreções contaminadas (saliva, tosse e catarro).

Mas atenção, pois ele se parece muito com um resfriado comum, e por isso temos que nos atentar aos sintomas!

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Febre, tosse e falta de ar. Casos mais graves podem apresentar pneumonia, insuficiência renal e/ou síndrome respiratória grave.

COMO PREVENIR?

  • Lave as mãos com água e sabão e esfregue-as com álcool gel
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenços descartáveis ou com a porte interna do cotovelo
  • Evite tocar olhos, nariz e boca

ACABOU  O ÁLCOOL GEL?

  • Deixe o álcool gel apenas para situações em que você não tem torneira para lavar as mãos, como na rua ou dentro do ônibus;
  • Em casa ou em qualquer lugar que tiver torneira, lave as mãos com água e sabão. Assim, diminuímos o consumo de álcool gel e sobra mais pra todo mundo.

O vírus (COVID-19) possui uma espécie de “capa protetora”, feita de lipídeos, ou seja, gordura. O etanol, que é um componente do álcool, é capaz de dissolver essa capa protetora do vírus.

Uma pessoa com um estoque de álcool, cercada de pessoas que não têm acesso ao produto, não está protegida! O ideal é que todos tenham acesso ao álcool gel, assim haverão menos chances de contaminação ao seu redor.

ESTÁ COM SUSPEITA OU EM CONTATO COM ALGUÉM INFECTADO?

Conhece algum infectado, caso suspeito ou alguém que chegou recentemente de viagem do exterior? Confira as recomendações:

  • Separação dos indivíduos em cômodos diferentes da casa (de preferência destinar um quarto e um banheiro para uso exclusivo da pessoa infectada ou com suspeita);
  • Limpeza imediata dos banheiros após o uso;
  • Não compartilhar nenhum tipo de objeto (roupas de cama, toalhas, talheres, etc);
  • Limpar maçanetas;
  • A pessoa infectada ou com suspeita deve trocar a própria roupa de cama.

COMO PROTEGER SUA SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS?

Cuidado com o excesso de informações: Tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias, isso aumenta a sensação de incertezas e eleva as preocupações. Filtre a qualidade das informações que recebe e se possível, compartilhe histórias positivas.

Cuide do seu corpo: Tente praticar exercicícios e se alimente de forma saudável. Relaxar, praticar meditação e alongamento.

Faça coisas que gosta: Ouvir uma boa música, fazer um curso online, ler aquele livro esquecido ou assistir uma série. Aproveite o tempo disponível para isso.

Pratique a resiliência: Olhe a situação de forma realista sem entrar em pânico. Tente entender o que você pode aprender com tudo o que está acontececndo. E lembre-se que isso não durará para sempre.

Aproveite para colocar as coisas em ordem: Faça aquela arrumação no quarto, gavetas, arquivos, fotos ou cuide das plantas da casa. Aproveite o tempo com coisas que te ocupem e relaxem sua mente.

Tente estabelecer uma rotina: Tente fazer as coisas nos mesmos horários, criando uma rotina de trabalho e autocuidado. Isso vai te ajudar a manter seu dias organizado e tranquilo.

Se conecte com pessoas: Tire uma parte do seu dia para conversar com outras pessoas online e interagir com os que estão na sua casa. Não s se isole!

Não para seu tratamento: É normal se sentir nervoso ou com medo, mas se você está em tratamento médico, não pare a medicação e procure seu médico se perceber uma piora nos sintomas.

MANTENHA-SE ATIVO NESSA QUARENTENA

Quarentena e home office não são desculpa para ficar parado! Podem ser 5, 10 ou 20 minutos, o importante é manter o corpo em movimento. Além de inúmeros benefícios para a saúde física, são excelentes aliados para a nossa saúde mental também!

Confira algumas ideias:

  • Selecione a sua playlist preferida, deixe a música fluir, cante, dance ou apenas se movimente de um lado para o outro
  • Suba e desça escadas
  • Pule corda
  • Meditação e ioga são maneiras eficazes de manter a mente serena
  • Alongue-se
  • Faça jardinagem ou cuide do gramado
  • Faça jogos interativos com a família
  • Brinque com o seu Pet

TRABALHE BEM DE CASA COM UM HOME OFFICE SAUDÁVEL

Nossa equipe também está trabalhando em home office e sabemos que às vezes essa forma de trabalho pode ser complicada para algumas pessoas. Além de toda a incerteza e preocupação, ter que se adaptar a uma rotina completamente diferente daquela que você está acostumado pode ser um processo difícil no começo, mas que com o passar dos dias vai ficando mais fácil.

Reunimos algumas dicas que podem te ajudar. E lembre-se: não deixe de cuidar da sua saúde!

  • Se prepare para um dia de trabalho no escritório: troque de roupa, tome café da manhã, escove os dentes e pegue uma garrafinha de água
  • Arrume o seu local de trabalho: tire de vista todos os objetos que podem causar distrações e anote as suas tarefas do dia
  • Faça videochamadas com colegas: socialize para trocar experiências e deixar o momento mais leve
  • Faça pausas: tão importante quanto trabalhar é dar uma pausa para comer, andar pela casa ou só respirar um ar fresco e voltar mais focado
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