Linhas Financeiras

Quer reduzir os riscos de crédito bancário da sua empresa?

20 de fevereiro de 2020

Muitas empresas vêm optando pela contratação do seguro garantia financeira no lugar de outras linhas de crédito, como a fiança bancária.

Em termos gerais, trata-se de uma obrigação de pagamento. Sabemos que atualmente, os índices de inadimplência do mercado cresceram, e, nesse contexto, é importante que a empresa contratante conte com alguma garantia para se sentir segura.

Os seguros, que antes eram considerados meros opcionais para empresas que tinham valores com folga para investir, hoje se tornaram basicamente uma necessidade. Caso contrário, a instituição ficaria exposta aos riscos do mercado. O seguro garantia financeira diminui os riscos de crédito bancário e auxilia sua empresa na otimização de caixa

Se deseja entender mais sobre este tipo de seguro, continue a leitura.

O que é o seguro garantia financeira?

Garante os inadimplementos pela falta de pagamento das obrigações contratuais ao segurado.

O tomador, nesse caso, é o credor da obrigação, ou seja, deve garantir ao segurado, que honrará com as obrigações pecuniárias do contrato. O tomador é quem paga o prêmio da apólice, enquanto o segurado é o beneficiário da apólice.

Qual a importância e as vantagens do seguro garantia financeira?

A empresa que contrata esse tipo de seguro passa a contar com algumas vantagens e garantias. Vale destacar:

  • Garantir ao Segurado por meio de apólice o Pagamento de obrigações, como empréstimos bancários, contas, serviços e estoques;
  •  Sem influências no balanço financeiro da empresa, já que ele não é contado como linha de crédito bancária;
  • Mais barato que a fiança bancária
  • Apólice personalizada ao tipo de obrigação envolvida.

Como o seguro garantia financeira pode ser utilizado?

Garante a indenização ao Segurado de eventuais prejuízos que este possa sofrer, em consequência da falta de pagamento das parcelas a ele devidas e não pagas pelo Tomador, parcelas e valores estes estabelecidos em um contrato principal firmado entre as partes.

A obrigação garantida são o pagamento das parcelas vencidas, vinculadas a um bem adquirido, financiamentos ou serviços, como por exemplo Compra de Energia elétrica no Mercado Livre.

Em consequência da indenização securitária, a seguradora se sub rogará no direito de buscar o ressarcimento do prejuízo com o Tomador.

Está interessado? Nós, da Alper Consultoria em Seguros, podemos tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao assunto. E então? O que está esperando? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos serviços.