A importância da experiência do colaborador e como melhorá-la
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A importância da experiência do colaborador e como melhorá-la

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A implementação de uma gestão eficiente envolve diversos fatores que impactam diretamente sobre os resultados alcançados. Entre os principais pontos que devem ser observados, a experiência do colaborador é sem dúvida um dos que merecem atenção especial, ela passa por três principais momentos: Onboarding, Journey e Offboarding.

É comum que as empresas considerem o olhar do cliente e busquem sempre a satisfação de suas necessidades, mas e os colaboradores? Como será que eles se sentem trabalhando em sua empresa? Como eles poderiam melhorar a relação profissional?

Para ajudar você a entender melhor o assunto, neste artigo vamos falar sobre a importância da experiência do colaborador e como entender bem esse conceito é uma estratégia para o crescimento do seu negócio. Continue a leitura e se informe.

O que é a experiência do colaborador?

Também conhecida pelo termo em inglês “employee experience”, a experiência do colaborador corresponde à percepção que os trabalhadores têm a respeito da empresa em que eles trabalham.

Existem diversos fatores que influenciam na satisfação da equipe profissional, eles vão desde o momento da contratação até a saída do profissional da empresa. Pontos como as condições de trabalho, plano de carreira, remuneração e valorização estão entre os aspectos que interferem nessa experiência.

Qual a importância dessa estratégia?

O sucesso de um negócio está diretamente ligado ao desempenho de sua equipe, por isso, ter uma estratégia que considere a experiência do colaborador é importante. Sendo assim, é fundamental garantir que os colaboradores estejam comprometidos e ofereçam o seu melhor em prol da empresa.

Outro ponto importante é que diante da competitividade do mercado, é preciso atrair e reter os melhores profissionais, sendo uma experiência do colaborador positiva um diferencial decisivo.

Com uma experiência organizacional positiva, o clima organizacional é agradável, o que auxilia o departamento de RH durante o onboarding e promove uma integração harmoniosa de novos colaboradores.

Como otimizá-la?

Para otimizar essa experiência o primeiro passo é entender bem a sua equipe profissional e tratá-la como parte do sucesso da sua empresa. O endomarketing é muito importante nessa missão, uma vez que colabora para manter a equipe bem informada e treinada. O uso das redes sociais da empresa para uma estratégia é um caminho viável e eficiente.

Outro ponto essencial é pensar na jornada do colaborador e dar suporte para que ele cumpra sua função com eficiência. A tecnologia é importante nesse caso, uma dica é o uso do gerenciador de experiência PinPeople, que fornece informações sólidas ao gestor sobre sua equipe profissional, mostrando o desenvolvimento e a experiência  dos colaboradores.

O ambiente de trabalho deve ser de valorização, a fim de criar um clima organizacional que favoreça a colaboração mútua e a otimização dos resultados. Uma equipe satisfeita e que tenha uma boa visão da empresa mantém o engajamento dos colaboradores e garante que cada profissional entenda seu papel para o crescimento de todos.

Agora que você já sabe o que é e como a experiência do colaborador é fundamental para aperfeiçoar a gestão da sua empresa, pode adotar estratégias que melhorem a relação com o colaborador e consequentemente gerem bons resultados.

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