Política da Privacidade

Política da Privacidade

Esta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em 29 de marco de 2023.

A presente Política de Privacidade é um documento da ALPER Corretora de Seguros S.A, disponível no site da empresa. Aqui, você encontrará informações objetivas e claras sobre o que são Cookies, quais Cookies utilizamos em nossas aplicações, qual papel desempenham e como configurá-los.

Esta Política de Segurança da Informação tem por objetivos:

Definir os princípios e diretrizes gerais que visam a preservação da segurança da informação, primando pela confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade, bem como legalidade dos processos que amparam a operacionalização e gestão das atividades da empresa;

Estabelecer as responsabilidades e limites de atuação dos Dirigentes, Acionistas, Colaboradores, Prestadores de Serviços e Parceiros da ALPER SEGUROS em relação à segurança da informação, reforçando uma cultura interna baseada em transparência e máximo zelo pela privacidade de dados

A Alper cuida e respeita a privacidade. Prezamos pela confiança e responsabilidade em todas as nossas relações. A Política de Privacidade ajuda a entender como tratamos dados pessoais e valorizamos a privacidade.

A Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A., conjuntamente com suas controladas, se compromete com a privacidade. A proteção à privacidade e aos dados dos Titulares refletem os valores da Alper e reafirmam o seu compromisso com a melhoria contínua da eficácia do processo de proteção de dados. Assim, a Alper apresenta a presente política de privacidade, cujo objetivo é informar, de maneira simples e transparente, a forma de tratamento dos dados pessoais dos seus Titulares, desde a sua coleta até o seu descarte, término da finalidade ou conforme demais regulamentos aplicáveis.

Apenas para os fins da presente Política de Privacidade, o termo “Titular” inclui o (i) indivíduo que entra em contato diretamente com a própria Alper, com um representante ou corretor independente relacionado à Alper para fins de contratação de um seguro; (ii) colaborador (e/ou seus dependentes, incluindo menores de 18 anos, devidamente representados) de alguma empresa para quem a Alper presta serviços de corretagem que será incluído como segurado ou beneficiário em uma apólice contratada pela referida empresa; (iii) qualquer outro indivíduo que possa ter seus dados pessoais tratados pela Alper no contexto da cotação, intermediação da relação com a seguradora ou operadora de saúde ou odontológica e gestão do seguro, tal como beneficiário de uma apólice de seguro de vida ou segundo condutor de um seguro de veículo.

DADOS PESSOAIS

  • Dado Pessoal – Qualquer informação relacionada a pessoa natural, direta ou indiretamente, identificada ou identificável.
  • Dado Pessoal Sensível – Categoria especial de dados pessoais referentes à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, referentes à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos relativos à pessoa natural.
  • Dado Anonimizado – Dado relativo à titular sem possibilidade de ser identificado, direta ou indiretamente, alcançado a partir de um processo de anonimização, com a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião do seu tratamento.   

CONTROLADOR DOS DADOS

A Alper é a controladora e determina os meios e os objetivos do processamento de dados pessoais. Se a Alper coletar seus dados pessoais ou se você em algum momento informar dados, a Alper, conforme a LGPD, será seu controlador de dados. Irá determinar como seus dados serão tratados, esclarecerá sobre a finalidade e como eles serão protegidos.

QUAIS DADOS PESSOAIS SÃO COLETADOS?

A Alper poderá tratar os dados pessoais listados abaixo:

  • Informações cadastrais e profissionais. Nome completo; número do CPF, RG, CNH; data de nascimento; e-mail; endereço completo; estado civil; profissão; gênero, número de celular e telefone; idade, entre outros.
  • Informações sobre a família. Informações sobre a relação entre Titulares (por exemplo, relação entre um segurado e o segundo condutor a ser coberto pelo seguro do veículo).
  • Informações financeiras. Renda, informações para análise de crédito e de verificação de pessoa politicamente exposta.
  • Dados específicos do seguro ou plano contratado e de sua utilização. Informações relacionadas aos seguros ou planos contratados pelo Titular ou em nome do Titular, tais como valor segurado, valores de coparticipação e contribuição, número da apólice, se houve sinistro, condições da apólice contratada, dentre outros. A Alper também poderá tratar dados relacionados à utilização do seguro ou plano contratado pelo Titular.
  • Outros dados sensíveis. Se o Titular estiver contratando, diretamente ou via seu empregador, um seguro de vida ou plano ou seguro de saúde ou odontológico, a Alper poderá solicitar o preenchimento de uma declaração, mapeamento, prontuário de saúde, ou outro documento semelhante, que, em regra, requer informações sobre o histórico médico pessoal e familiar, hábitos (tabagismo, alcoolismo, etc.), informações sobre peso e altura, doenças pré-existentes e comorbidades. A Alper também poderá receber, tratar e compartilhar, conforme permitido pela legislação aplicável, dados relacionados à utilização do seguro, plano ou serviço contratado, como por exemplo, procedimentos médicos, odontológicos, utilização da rede de serviços (hospitais, laboratórios e outros) e dos programas desenvolvidos pela Alper.
  • Dados sobre o veículo segurado. Se o Titular (direta ou indiretamente) estiver contratando um seguro para o seu veículo, a Alper poderá solicitar informações sobre o veículo, identificação dos condutores, proprietário do veículo, o trajeto e comportamento que os condutores costumam fazer com esse veículo e as condições dos locais onde o veículo é guardado e estacionado ao longo do dia e da noite.
  • Dados sobre o imóvel segurado. Se o Titular (direta ou indiretamente) estiver contratando um seguro relacionado a um imóvel (seguro residencial ou seguro garantia de fiança locatícia), a Alper poderá solicitar informações sobre o referido imóvel e eventual locação (endereço do imóvel, tipo de construção, valor do aluguel, valor dos encargos aplicáveis, dados do proprietário do imóvel e do locatário, entre outros).
  • Dados sobre a viagem segurada. Se o Titular estiver contratando um seguro-viagem, (direta ou indiretamente), a Alper poderá solicitar dados referentes ao destino, o período da viagem e quantidade de crianças, adultos e idosos que irão contratar o seguro e outras informações necessárias ao cumprimento do serviço contratado.
  • Dados sobre outros bens segurados. Se o Titular (direta ou indiretamente) estiver contratando um seguro relacionado a uma bicicleta, equipamentos portáteis ou animal, a Alper poderá solicitar informações específicas sobre o beneficiário e esses bens ou animais.

Os dados pessoais tratados pela Alper irão variar a depender do seguro, plano ou serviço a ser contratado pelo Titular e das exigências da seguradora ou operadora de saúde ou odontológica. Os dados pessoais poderão ser coletados diretamente do Titular ou por outras fontes, tal como o empregador que está contratando o seguro em nome do Titular.

Ainda, caso o Titular solicite a ajuda da Alper para auxiliar na composição de processo de sinistro a ser regulado pelas seguradoras ou operadoras de saúde ou odontológica, a Alper poderá solicitar informações adicionais sobre tal sinistro, o que pode incluir dados sensíveis relacionados à saúde do Titular ou de terceiros envolvidos no sinistro. Em qualquer hipótese, a Alper se compromete a apenas tratar os dados pessoais relevantes para atingir a finalidade do tratamento.

FINALIDADES DA COLETA DE DADOS

Os dados pessoais coletados são tratados pela Alper para as seguintes finalidades:

  • Análise do perfil do Titular para fins de identificação da necessidade e o melhor seguro ou plano para tal Titular;
  • Realização de cotação de seguros e planos em nome do Titular em várias seguradoras ou operadoras, buscando as coberturas e valores mais adequados para o Titular e apresentação das propostas aos Titulares;
  • Efetivação da proposta, formalização da contratação e transmissão e implantação da proposta no sistema das seguradoras ou operadoras após o aceite do Titular;
  • Inclusão ou exclusão de Titulares em apólices coletivas;
  • Atendimento ao Titular e tratativas sobre dúvidas, reclamações ou sugestões;
  • Auxílio no processo de renovação ou cancelamento do seguro;
  • Atendimento, orientação e acompanhamento documental de sinistro;
  • Disponibilização de programas desenvolvidos pela Alper, tais como Dr. Alper, Programa para Gestantes e outros que possam ser criados e incluídos no âmbito dos serviços prestados;
  • Análise da sinistralidade das apólices e gestão da relação da Alper com as empresas/estipulantes vinculadas aos Titulares, incluindo o compartilhamento de informações como co participação e contribuição do Titular;
  • Conferência dos valores cobrados pelas seguradoras ou operadoras para pagamento pelo Titular ou pela empresa/estipulante a qual o Titular está vinculado;
  • Envio de comunicações (por meio de email, telefone, whatsapp, SMS ou outros meios similares) sobre os produtos, serviços, benefícios, entre outros, oferecidos, bem como outras informações relevantes sobre a Alper;
  • Aprimoramento das iniciativas comerciais e promocionais da Alper, bem como melhoria
  • das ofertas de conteúdos e produtos personalizados que possam interessar o Titular;
  • Cálculo de comissão devida à Alper;
  • Para cumprir com as obrigações legais ou regulatórias.

SEGURANÇA DOS DADOS

A Alper tem o compromisso de manter a segurança, integridade e privacidade dos dados pessoais que foram compartilhados, de forma a honrar esse compromisso, a ALPER implementou medidas técnicas, físicas e organizacionais para garantir um nível de segurança adequado aos riscos que envolvam o tratamento de seus dados e prevenção de incidentes.

Visando a evolução constante da proteção de dados pessoais, a Alper monitora de forma rigorosa e constante os padrões de segurança da informação, bem como todos os riscos aos titulares envolvidos e formas de prevenção a incidentes. Desenvolve processos adequados e políticas internas de proteção de dados, e contratação de terceiros que atendam todos os requisitos legais de adequação e segurança determinados pela Lei Geral de Proteção de Dados.

A Alper também institui e estimula uma cultura de princípio de respeito à privacidade e segurança junto a todos os seus colaboradores que assumem um papel importante na proteção de todos os dados tratados pela empresa.

COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES

Na Alper as informações pessoais poderão ser compartilhadas internamente. Podem ser acessados ou divulgados internamente por várias áreas conforme necessário para o cumprimento dos objetivos contratados. Os dados pessoais também podem ser compartilhados com alguns sistemas interconectados, como o sistema de faturamento, sistema de recursos humanos, comunicação etc.

Além disso, os dados pessoais também podem ser compartilhados com terceiros ou parceiros de negócios, que sejam relevantes para fins de viabilizar os serviços, porém, exigimos deles o mesmo rigor de segurança, integridade e privacidade.

O referido compartilhamento de dados pessoais com terceiros ocorre com base nos seguintes critérios e para as finalidades descritas abaixo:

  • Seguradoras ou Prestadores de serviços de tecnologia. A Alper usa algumas ferramentas de tecnologia terceirizadas. Esses fornecedores recebem suas informações com a finalidade específica de prestar serviços a Alper e não possuem quaisquer direitos de uso de suas informações.
  • Seguradoras ou Operadoras. Há um fluxo importante de compartilhamento de dados pessoais entre a Alper e as seguradoras ou operadoras para fins da intermediação da relação de tais empresas com o Titular ou com a empresa/estipulante a quem o Titular está vinculado. A Alper irá compartilhar todos os dados pessoais requeridos pela seguradora ou operadora para cotação, envio de proposta e posterior formalização e gestão da apólice, bem como irá receber alguns dados referentes às apólices e ao uso da cobertura pelos Titulares para fins de análise e acompanhamento.
  • Empresas que contratam a Alper. A Alper pode receber e compartilhar dados pessoais com as empresas que a contratam, bem como com seguradoras ou operadoras para fins da prestação dos serviços para os quais foi contratada.
  • Parceiros. Em alguns casos, a Alper compartilha ou recebe dados pessoais de representantes, tais como imobiliárias parceiras ou corretores independentes para realizar a intermediação dos seguros.
  • Novos negócios. No contínuo desenvolvimento do nosso negócio, processos de aquisição e fusão de empresas, subsidiárias e outros negócios podem ocorrer. Nessa transferência de negócios, dados pessoais e demais informações dos respectivos Titulares também são transferidos, mas será mantida a Política de Privacidade, salvo se você for comunicado de forma contrária.
  • Requisição do Poder Judiciário, Autoridades Governamentais ou demais Órgãos Competentes. A Alper pode compartilhar dados pessoais em caso de requisição judicial ou mediante determinação de autoridades governamentais ou demais órgãos competentes, tais como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (“ANS”) nos termos da lei.

DADOS SÃO TRANSFERIDOS PARA FORA DO PAÍS

A Alper poderá transferir alguns dos dados pessoais a prestadores de serviços localizados no exterior ou prestadores que possuem servidores localizados no exterior. Quando os dados pessoais forem transferidos para fora do Brasil, a Alper e os seus prestadores de serviços adotarão medidas apropriadas para garantir a proteção adequada ao titular dos dados pessoais em conformidade com os requisitos da legislação aplicável de proteção de dados, incluindo por meio da celebração de contratos apropriados de transferência de dados com terceiros de seus dados pessoais, quando necessário.

TRATAMENTO DE DADOS DE CRIANÇAS MENORES DE 16 ANOS.

A Alper realizará o tratamento dos dados de Titulares menores apenas no seu melhor interesse nos termos da legislação pertinente, limitando o tratamento ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades, abrangendo apenas dados pertinentes, proporcionais e não excessivos (Art. 6º, III da LGPD)

A Alper poderá realizar a coleta e o tratamento de dados pessoais de menores de idade nos casos em que eles sejam dependentes, beneficiários ou clientes, sempre no melhor interesse destes titulares de dados e em observância às diretrizes da Lei Federal n.º 13.709/2018 [Lei Geral de Proteção de dados Pessoais (LGPD)].

Os Dados Pessoais de crianças [aquelas com idade inferior a 16 (doze) anos] são coletados e tratados mediante consentimento específico e em destaque por, pelo menos, um dos pais ou responsável legal, e são utilizados para garantir o acesso contínuo aos serviços e produtos ofertados pela Alper e empresas do seu grupo.

 Os dados pessoais da criança (como nome, data de nascimento, sexo, CPF, RG, dados de saúde, nacionalidade e endereço) são tratados pela Alper e empresas do seu grupo em conformidade com a finalidade consentida por um dos pais ou pelo seu responsável legal, podendo ser utilizados para a operacionalização dos produtos/serviços, atendimento e gestão de demanda regulatória, institucional, jurídica, prevenção a fraudes.

Vale ressaltar, ainda, que a Alper e empresas do seu grupo não utilizam dados de menores para fins de marketing e/ou oferta de produtos e serviços.

Poderão ser coletados dados pessoais de crianças sem o consentimento quando: • a coleta for necessária para contatar os pais ou o responsável legal, podendo tais dados serem utilizados uma única vez ou • quando a coleta for necessária para proteção da criança titular de dados. E em nenhum caso poderão ser repassados a terceiro sem o consentimento específico e em destaque dado por pelo menos um dos pais ou pelo responsável legal.

A Alper poderá utilizar de mecanismos físicos ou digitais para coleta do consentimento dos pais e representantes legais da criança, podendo inclusive cessar o tratamento caso identifique que o consentimento não foi fornecido.

ARMAZENAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

A ALPER armazena e mantém informações dos dados pessoais: (i) pelo tempo exigido por lei; (ii) até o término do tratamento de dados pessoais, conforme a finalidade de coleta for alcançada; (iii) por manifestação do titular quando se tratar de consentimento; ou (iv) pelo tempo necessário a preservar o interesse e direitos da Alper considerando prazos prescricionais aplicáveis ou cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

A Alper adota políticas internas de armazenagem e descarte para garantir o tratamento adequado de dados dos titulares, nesses casos de término de tratamento de dados pessoais, ressalvadas as hipóteses estabelecidas pela legislação aplicável ou pela presente Política de Privacidade, os dados pessoais serão eliminados, bloqueados ou anonimizados conforme os riscos envolvidos.

QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS EM RELAÇÃO AOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os Titulares possuem direitos no que se refere aos seus dados pessoais, dentre eles:

  • Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais. Mediante requisição do Titular, a Alper concederá a confirmação da existência de tratamento de dados pessoais, nos termos da legislação aplicável;
  • Acesso aos dados pessoais. O Titular pode requisitar acesso aos seus dados pessoais coletados e que estejam armazenados pela Alper;
  • Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados. O Titular poderá, a qualquer momento, solicitar a alteração e edição de seus dados pessoais por meio do preenchimento de requisição no portal de LGPD disponível no website da Alper (https://www.alperseguros.com.br/lei-lgpd/);
  • Informações sobre uso compartilhado de dados. As informações sobre o compartilhamento de dados pessoais encontram-se nesta Política de Privacidade. A Alper coloca-se à disposição do Titular para a hipótese de esclarecimentos complementares;
  • Revisão de decisão automatizada. O Titular poderá solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade;
  • Eliminação dos dados pessoais. O Titular poderá solicitar a eliminação de dados pessoais que tenham sido coletados pela Alper a partir do consentimento do Titular ou se tiver razões para acreditar que o tratamento dos seus dados pessoais não está sendo realizado de acordo com a lei, a qualquer momento, mediante manifestação gratuita e facilitada. A eliminação dos dados pessoais somente poderá ser completa para dados pessoais que não sejam necessários para a Alper cumprir com obrigações legais, contratuais, para proteção de seu legítimo interesse, conforme na seção “Por quanto tempo armazenamos seus dados pessoais?” acima.
  • Revogação do consentimento. O Titular poderá revogar o consentimento que eventualmente tenha dado a Alper para tratamento dos seus dados pessoais para certas finalidades, a qualquer momento, mediante manifestação gratuita e facilitada. Importante informar que os tratamentos realizados anteriormente à revogação do consentimento são ratificados e que o pedido de revogação não implicará a eliminação dos dados pessoais anteriormente tratados ou que sejam mantidos pela Alper com base em outros fundamentos legais.

IDENTIFICAÇÃO DO CONTROLADOR E DO ENCARREGADO

A Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A., CNPJ sob nº 11.721.921/0001-60, com sede na Rua Gilberto Sabino, 215, 13º andar, Pinheiros, São Paulo – SP é a controladora dos dados pessoais dos Titulares tratados no âmbito desta Política de Privacidade. Informações a respeito de tratamento de dados pessoais da Alper podem ser contatado pelo e-mail [email protected] para sanar eventuais dúvidas.

Para nós da ALPER a privacidade, segurança e confiança são fundamentais para a nossa relação com você. Estamos sempre nos atualizando para manter os mais altos padrões de segurança.

Assim, reservamo-nos o direito de alterar esta Política de Privacidade a qualquer tempo.

As mudanças entrarão em vigor logo após a publicação, e assim, será avisado aos usuários.