
A transformação digital é um processo que já vem ocorrendo nas empresas há algum tempo. De fato, a tecnologia vem sendo introduzida de forma latente no mundo corporativo como uma forma de aumentar a produtividade e otimizar as atividades.
Diante desse cenário, a Inteligência Artificial nas empresas vem ganhando cada vez mais destaque, pois ela pode ser aplicada para trazer mais eficiência às corporações, uma vez que ela tem o potencial de processar dados, otimizar os processos, identificar falhas e encontrar soluções para problemas.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, você vai entender como funciona a aplicação da Inteligência Artificial nas empresas e os benefícios dessa tecnologia.
Acompanhe a leitura!
O conceito de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é uma vertente da ciência da computação que tem a função de simular as habilidades humanas, como a capacidade de entender, identificar falhas, tomar decisões, chegar a conclusões, atuar como parte em comunicações complexas e solucionar problemas, assegurando o máximo de proteção digital.
Enfim, essa tecnologia envolve a simulação de características que fazem parte do raciocínio humano — o que é entendido como a computação cognitiva. A Inteligência Artificial ganhou ainda mais impulso com o desenvolvimento da informática e a sua aplicação dentro de empresas. Nesse sentido, tornou possível a substituição de pessoas por máquinas para a execução de tarefas rotineiras.
Vantagens da Inteligência Artificial nas empresas
Quando se fala em Inteligência Artificial, não se trata apenas de investir em chatbots e softwares de gestão. Essa tecnologia tem o potencial de desempenhar habilidades cognitivas e simular atividades humanas, além de contribuir para a implementação de compliance digital. Conheça, a seguir, os principais benefícios da Inteligência Artificial para as empresas.
Rapidez na resolução de problemas
A palavra-chave da IA é a eficiência. Essa tecnologia tem o potencial de processar um grande volume de dados em pouco tempo por meio do uso de algoritmos inteligentes, de Big Data e Data Analytics.
Nesse sentido, é possível obter insights e conclusões complexas sobre um grande conjunto de dados. Da mesma forma, essa tecnologia traz mais celeridade e eficiência para a solução de problemas. De fato, estamos falando de uma tarefa que levaria muito mais tempo e daria mais trabalho para um ser humano.
Disponibilidade integral
Os softwares munidos com Inteligência Artificial funcionam 24 horas por dia. Nesse sentido, eles estão disponíveis para consulta e uso a qualquer momento. Essa funcionalidade é bastante útil em tempos de pandemia e isolamento social, uma vez que o número reduzido de atendentes não prejudica o desempenho e os resultados da empresa.
Isso porque os clientes têm a possibilidade de interagir com os mecanismos de IA, que simulam de fato um atendimento real, esclarecendo dúvidas e estabelecendo um verdadeiro diálogo. Essa prática garante o devido suporte e traz auxílio para o consumidor, evitando a sensação de desamparo pela empresa. Trata-se de uma excelente forma de agregar valor à marca.
Diminuição dos custos operacionais
Os softwares e demais aplicações que utilizam a Inteligência Artificial trazem mais produtividade e reduzem os riscos de falhas nas operações. Dessa forma, é possível produzir mais em menos tempo. Como consequência, os custos operacionais são reduzidos, e as empresas conseguem economizar.
Melhoria da automação
A Inteligência Artificial é uma tecnologia que atua diretamente para garantir a automação das atividades. Dessa forma, as operações rotineiras passaram a ser executadas por máquinas dotadas de IA — classificar produtos e serviços, conferir estoques, organizar o cadastro de clientes, prever tendências etc.
Essa tecnologia garante um nível maior de precisão nas tarefas e apresenta riscos de falhas praticamente nulos. Desse modo, as empresas têm a vantagem da automação das atividades e a garantia da qualidade do serviço prestado.
Manipulação de dados e diagnósticos
A técnica de Machine Learning vem sendo aplicada para organizar e compilar um grande volume de dados com o objetivo de criar algoritmos e auxiliar os médicos a identificar os sinais e a cura da doença.
Sistemas de rastreamento
A IA, juntamente com a tecnologia de Machine Learning, tem o potencial de rastrear pessoas e identificar o local onde ocorrem os surtos, além de programar robôs para efetuarem entregas sem a necessidade de contato físico.
Melhora na tomada de decisão
Ao ter a capacidade de analisar um grande conjunto de dados, a inteligência artificial pode apoiar gestores a tomarem decisões mais assertivas e estratégicas. A ferramenta também fornece insights valiosos.
Customização da experiência do cliente
O comportamento dos clientes pode ser avaliado pelas IAs, fornecendo informações para personalização dos produtos e serviços ofertados pelas empresas, melhorando a experiência do público e aproximando-os da empresa.
Como deu para perceber, a Inteligência Artificial nas empresas é considerada como uma inovação que afeta a sociedade com bastante intensidade e consegue ser acessível para boa parte das pessoas e corporações. Quer saber mais sobre o universo da tecnologia e como ela tem sido útil em diversas áreas? Então, clique no link e entenda como funcionam as tecnologias disruptivas!