Tecnologia

A importância da tecnologia no RH

27 de janeiro de 2022
Tecnologia

A importância da tecnologia no RH

27 de janeiro de 2022
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

A tecnologia no RH é um ativo que já está sendo amplamente consolidado. Afinal, são muitos os benefícios de contar com ferramentas virtuais no dia a dia, pois elas são grandes facilitadoras nas tomadas de decisões. Nesse sentido, a transformação digital permite que as ações possam ser executadas com muito mais agilidade e estratégia.

Desse modo, o RH conquista muitas vantagens, como o monitoramento da eficiência dos colaboradores em tempo real, reconhecimento de desempenho e performance, captação e retenção de talentos e muitas outras possibilidades. Os impactos da tecnologia são muitos, e as organizações que as adotam estão um passo a frente da concorrência.

Portanto, veja aqui como melhorar os processos produtivos, aumentando a produtividade das equipes e o faturamento da organização.

A transformação digital no RH

A automação veio para ficar e, no departamento de Recursos Humanos, não seria diferente. A transformação digital adota o uso da tecnologia para solucionar problemas tradicionais e, dessa forma, são muitas as áreas que podem ser beneficiadas por softwares que otimizam os processos e entregam mais transparência aos processos. Com essas ferramentas, a comunicação é aprimorada e mais próxima, há uma redução de custos e os colaboradores ficam mais integrados.

A transformação digital já tornou essencial nas instituições que não querem ficar estagnadas, pois promovem o desenvolvimento organizacional e humano, além de acompanhar todas as ações e etapas relevantes. Os softwares são usados para auxiliar no recrutamento e seleção, na comunicação interna da equipe, retenção de talentos e outras possibilidades.

Por isso, adotar a transformação digital tem enorme importância no planejamento estratégico, uma vez que ele trabalha com o que há de mais importante na empresa: o capital humano. Investir em tecnologia tem um impacto muito positivo no trabalho dos profissionais e gera resultados muito positivos.

A importância da tecnologia no RH

O mercado competitivo busca por colaboradores qualificados e com perfis adequados à instituição, mas nem sempre os profissionais de RH conseguem encontrar pessoas ideais para os cargos. Quando a organização tem colaboradores que estão em sintonia, todos os processos fluem com muito mais facilidade. Ou seja, há um desenvolvimento otimizado com mais precisão nas atividades.

O uso de People AnalyticsInteligência Artificial e outras tecnologias colaboram e norteiam o setor de RH para que seja mais produtivo. O People Analytics ajuda na seleção de novos talentos por meio de dados coletados em diversas fontes. Assim, a rotina é simplificada, pois as informações são filtradas e se tornam mais claras, possibilitando a redução de questões operacionais e com foco em ações estratégicas.

Os benefícios a curto e longo prazo

A tecnologia no RH serve para avaliar dados e informações valiosas. Assim, é possível ter benefícios como ter maior controle e monitorar de perto a eficiência dos colaboradores e as decisões tomadas são feitas com mais assertividade. O processo de recrutamento pode ser beneficiado por meio de uma ferramenta que otimize a análise interna de currículos, a chamada de candidatos selecionados para testes e entrevistas e início do onboarding, por exemplo.

Por meio de análises minuciosas, as ferramentas tecnológicas da organização verificam as oportunidades e auxiliam na tomada de decisões. Assim, são feitos melhores investimentos, seja no recrutamento de profissionais ou em outras soluções que poupam tempo, evitam falhas e levam mais praticidade para a rotina de trabalho. Além disso, há vantagens como:

  • redução de custos;
  • mensuração de resultados;
  • facilitação de processos;
  • gestão mais eficiente e direcionada;
  • soluções mais rápidas.

A tecnologia no RH conta com ferramentas como Cloud Computing e outros softwares que auxiliam no mapeamento do perfil comportamental, seleção e recrutamento, processos mais inteligentes e muitas outros aspectos. Portanto, basta adequar os sistemas tecnológicos para o contexto da organização e usufruir desses benefícios.

Se você gostou das dicas sobre o uso da tecnologia no RH, aproveite e compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

BLOG
CATEGORIAS
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

imagem_2022-03-18_114849

Tecnologia em gestão de seguros: entenda a importância

post_thumbnail-89eeccdf8f531627fd4f822a22f70371

6 dicas de como liderar o processo de inovação das empresas

post_thumbnail-c738892ef6295ab334fc4d9f109eb8cb

Pensamento data driven: o que muda na gestão do RH?

post_thumbnail-c1cf057ea6b348189947520205ca1576

Entenda o que é machine learning e como ele impacta o RH

post_thumbnail-08f541433ff4582c60c0a24f68bebf3d

Recrutamento inteligente: como ser mais assertivo na seleção de talentos?

post_thumbnail-d18febc9e13b2ae43be942f83c31997b

Veja quais as previsões para a telemedicina em 2021

original-26a124bd06488a0c31be7aa71d2ee76b

As principais ameaças cibernéticas à segurança da sua empresa

internet security and data protection concept, blockchain and cybersecurity

A importância do seguro contra riscos cibernéticos

original-de131a15c6179a904d650865a8140837

Tecnologia e finanças: impactos e tendências