Benefícios

Por que oferecer check up médico aos colaboradores? Entenda

5 de outubro de 2021

De nada adianta ter os melhores funcionários à disposição se eles não estiverem com a saúde em dia para, dessa forma, alcançar o melhor rendimento possível no trabalho. Por isso, toda estratégia que vise prevenir doenças e que favoreça o bem-estar é sempre bem-vinda.

Nesse sentido, neste artigo vamos explicar por que sua empresa deve oferecer check up médico aos colaboradores, indicando quais os benefícios dessa prática e como contar com planos de saúde pode ajudar em tal objetivo. Boa leitura.

A saúde no ambiente de trabalho

É difícil separar a saúde de uma boa qualidade de vida e do bem-estar, inclusive no ambiente de trabalho. Colaboradores com problemas de saúde certamente terão um desempenho pior do que aqueles saudáveis.

Além disso, o ambiente de trabalho e as pressões no dia a dia podem levar ao desencadeamento de uma série de transtornos, incluindo doenças crônicas e doenças mentais, entre outras enfermidades.

Porém, apesar de sérios, esses problemas de saúde podem ser controlados, permitindo que os colaboradores se mantenham aptos a desenvolver seus talentos em plenitude. Isso, claro, também beneficia a empresa, que passa a contar com funcionários mais satisfeitos e engajados, além de reduzir uma série de custos.

A importância do check up médico

É nesse controle e acompanhamento da condição de saúde de cada colaborador que o check-up cumpre uma função essencial. E os motivos para isso são muitos. Ao disponibilizar e incentivar que todos façam exames preventivos, será possível obter os seguintes benefícios:

Prevenção

Todos estamos cansados de ouvir que “prevenir é o melhor remédio”. Todavia, apesar de velho, esse ditado tem sua razão de ser. Boa parte das doenças que podemos desenvolver ao longo da vida pode ser prevenida ou causar menos danos se forem diagnosticadas precocemente.

Por isso, uma rotina de exames periódicos permite identificar doenças em fases iniciais. Além disso, o acompanhamento médico constante favorece o fortalecimento de hábitos mais saudáveis, como a adoção de uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.

Redução do absenteísmo e do turnover

A prevenção de doenças também ajuda na redução do número de faltas e da rotatividade dos colaboradores (o chamado turnover). Dessa forma, a empresa terá sempre à disposição seu quadro completo e não terá que arcar com os custos das trocas constantes do time de funcionários.

Aumento na produtividade

Por fim, há uma tendência perceptível no aumento da produtividade, seja pelo fato de todos estarem com a saúde em dia, seja pelo fato de haver uma redução nas necessidades de atendimentos de emergências gerados por problemas de saúde mais sérios, que poderiam ter sido equacionados antes.

Como um plano de saúde pode ajudar sua empresa

A melhor forma de fazer com que seus funcionários tenham acesso aos benefícios não só de check-ups periódicos, como também de outras formas de assistência necessárias para a promoção de uma melhor qualidade de vida, é por meio de um plano de saúde de qualidade.

Dessa forma, seu planejamento deve incluir o oferecimento desse benefício. O mercado oferece diferentes opções e certamente alguma delas atenderá as necessidades da sua empresa, permitindo que o check up médico seja feito conforme a política estabelecida pelos responsáveis.

Para encontrar a melhor opção de plano de saúde, conte com a ajuda da Alper! Entre em contato agora mesmo para conferir nossas soluções.