Gestão, RH

Como engajar seus funcionários de forma efetiva?

14 de maio de 2021
Gestão, RH

Como engajar seus funcionários de forma efetiva?

14 de maio de 2021
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Saber como engajar funcionários de forma efetiva é um desafio enfrentado por muitos gestores. Não é à toa. Com a volatilidade do mercado, muitas vezes pode ser complicado reter talentos e garantir que eles continuem motivados no dia a dia.

Para resolver essa questão, apresentamos algumas estratégias eficazes para garantir o engajamento do time. Entre elas, propor desafios para o desenvolvimento de suas carreiras, reconhecer e recompensar os colaboradores, além de incentivar a busca por capacitações. Veja como engajar seus funcionários de forma efetiva!

Proponha desafios para o desenvolvimento de carreira

Para evitar o vilão do absenteísmo e garantir o envolvimento constante dos funcionários com a missão, a visão e os valores da empresa, é essencial propor desafios constantes para o desenvolvimento. O ideal é que os colaboradores contem com um plano de carreira para saber o que a empresa espera deles e o que eles precisam fazer para atingir metas e alcançar objetivos.

É importante deixar claro para os funcionários que os desafios propostos não só proporcionarão sua evolução na empresa como acrescentarão à sua carreira como um todo.

Reconheça e recompense os colaboradores

Um dos fatores essenciais para manter a qualidade de vida no trabalho é o reconhecimento. Em alguns casos, os profissionais valorizam mais um elogio público do que um bônus financeiro. Com isso em mente, para manter o engajamento sempre em alta, é importante criar a cultura de reconhecer e recompensar os colaboradores por metas atingidas.

A recompensa não precisa ser, necessariamente, financeira. Premiações emocionais podem ter mais impacto do que um bônus, como uma viagem com a família ou uma visita dos filhos ao trabalho.

Incentive a busca por capacitações

Outro passo importante para engajar seus funcionários com ações efetivas é incentivar a busca por capacitações. Isso pode ser feito de diversas formas: com apoio financeiro ou, até mesmo, liberando o colaborador um dia da semana para fazer um curso que seja importante para seu desenvolvimento na carreira e na empresa.

Incentivar o desenvolvimento e a busca constante por novos conhecimentos é uma maneira de sinalizar que a empresa apoia a evolução de cada colaborador e está disposta a contribuir e valorizar cada passo nesse sentido.

Promova treinamentos internos

Incentivar a busca por capacitações é importante; no entanto, para manter a equipe sempre motivada e engajada é preciso ir além, mostrando que a empresa também faz sua parte no que diz respeito a oferecer para o time opções para expandir seus conhecimentos e habilidades.

Por isso, não deixe de prever no calendário anual a realização de treinamentos internos para os times. Os temas podem ser diversificados, abrangendo desde habilidades necessárias para o exercício de atividades a tendências do mercado de atuação da empresa.

É importante, ainda, agir com transparência em relação aos critérios para participar ou não dos cursos promovidos internamente.

Siga nossas dicas de como engajar funcionários e passe a contar com uma equipe mais motivada e com motivos para sorrir. Além das estratégias que listamos, é importante considerar que os benefícios também são uma excelente forma de manter os colaboradores engajados.

Gostou do conteúdo? Agora descubra por que a gestão de benefícios é essencial para seus colaboradores!

BLOG
CATEGORIAS
POSTS
POPULARES
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Os acidentes no trabalho representam uma grande preocupação devido aos impactos na saúde e segurança dos trabalhadores. Continue lendo e confira!

Abril Verde: Como prevenir acidentes no trabalho

FOTO BLOG - Saúde mental no ambiente de trabalho

Promovendo a saúde mental no ambiente de trabalho

No cenário empresarial, o Seguro Massificado é uma ferramenta poderosa e um elemento estratégico capaz de otimizar custos e mitigar riscos. Confira!

Seguro Massificado: Potencializando Seu Negócio com Eficiência e Economia

2560x1730px (1)

Mais segurança em processos judiciais

2560x1730px Seg Saúde comprimida

Seguro saúde: como garantir esse benefício para seus colaboradores

2560x1730px Seg Corporativos compactado

Seguro corporativo (PME): vamos abordar sobre D&O e E&O

trabalhadores-cumprimentam-de-perto (1)

4 benefícios para funcionários oferecidos pela Alper

pessoas-conversando-durante-o-intervalo (1)

Afinal, o que é experiência do funcionário?

mulher-de-frente-parecendo-triste-porque-trabalhava-muito-em-casa

Veja o que é sinistro e quais os seus tipos!