Gestão

Como engajar seus funcionários de forma efetiva?

14 de maio de 2021

Saber como engajar funcionários de forma efetiva é um desafio enfrentado por muitos gestores. Não é à toa. Com a volatilidade do mercado, muitas vezes pode ser complicado reter talentos e garantir que eles continuem motivados no dia a dia.

Para resolver essa questão, apresentamos algumas estratégias eficazes para garantir o engajamento do time. Entre elas, propor desafios para o desenvolvimento de suas carreiras, reconhecer e recompensar os colaboradores, além de incentivar a busca por capacitações. Veja como engajar seus funcionários de forma efetiva!

Proponha desafios para o desenvolvimento de carreira

Para evitar o vilão do absenteísmo e garantir o envolvimento constante dos funcionários com a missão, a visão e os valores da empresa, é essencial propor desafios constantes para o desenvolvimento. O ideal é que os colaboradores contem com um plano de carreira para saber o que a empresa espera deles e o que eles precisam fazer para atingir metas e alcançar objetivos.

É importante deixar claro para os funcionários que os desafios propostos não só proporcionarão sua evolução na empresa como acrescentarão à sua carreira como um todo.

Reconheça e recompense os colaboradores

Um dos fatores essenciais para manter a qualidade de vida no trabalho é o reconhecimento. Em alguns casos, os profissionais valorizam mais um elogio público do que um bônus financeiro. Com isso em mente, para manter o engajamento sempre em alta, é importante criar a cultura de reconhecer e recompensar os colaboradores por metas atingidas.

A recompensa não precisa ser, necessariamente, financeira. Premiações emocionais podem ter mais impacto do que um bônus, como uma viagem com a família ou uma visita dos filhos ao trabalho.

Incentive a busca por capacitações

Outro passo importante para engajar seus funcionários com ações efetivas é incentivar a busca por capacitações. Isso pode ser feito de diversas formas: com apoio financeiro ou, até mesmo, liberando o colaborador um dia da semana para fazer um curso que seja importante para seu desenvolvimento na carreira e na empresa.

Incentivar o desenvolvimento e a busca constante por novos conhecimentos é uma maneira de sinalizar que a empresa apoia a evolução de cada colaborador e está disposta a contribuir e valorizar cada passo nesse sentido.

Promova treinamentos internos

Incentivar a busca por capacitações é importante; no entanto, para manter a equipe sempre motivada e engajada é preciso ir além, mostrando que a empresa também faz sua parte no que diz respeito a oferecer para o time opções para expandir seus conhecimentos e habilidades.

Por isso, não deixe de prever no calendário anual a realização de treinamentos internos para os times. Os temas podem ser diversificados, abrangendo desde habilidades necessárias para o exercício de atividades a tendências do mercado de atuação da empresa.

É importante, ainda, agir com transparência em relação aos critérios para participar ou não dos cursos promovidos internamente.

Siga nossas dicas de como engajar funcionários e passe a contar com uma equipe mais motivada e com motivos para sorrir. Além das estratégias que listamos, é importante considerar que os benefícios também são uma excelente forma de manter os colaboradores engajados.

Gostou do conteúdo? Agora descubra por que a gestão de benefícios é essencial para seus colaboradores!