RH

Por que a diversidade e inclusão são tão importantes para as empresas?

08 de fevereiro de 2021
RH

Por que a diversidade e inclusão são tão importantes para as empresas?

08 de fevereiro de 2021
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Empresas que investem verdadeiramente em diversidade e inclusão são mais propensas a diferentes vantagens. Isso é o que apontam pesquisas como as da Hay Group do Brasil e da Harvard Business Review, que comentam sobre a melhoria de resultados financeiros, funcionários mais engajados e um número menor de conflitos internos, entre outras questões.

O tema vem sendo cada vez mais discutido no mundo corporativo, mas grande parte das organizações ainda não se abriu para ele. Para ajudar você a entender melhor o assunto, preparamos este artigo que introduz alguns dos principais benefícios de adotar práticas inclusivas em um negócio.

Tem interesse em saber mais? Então tenha uma boa leitura!

Quais são as vantagens da diversidade e da inclusão para a empresa?

A inclusão da diversidade está ligada ao respeito às diferenças e às singularidades, assim como à empatia e ao incentivo de um diálogo de trocas e aprendizados. Quando esses valores fazem parte da cultura organizacional e são aplicados no dia a dia, é reforçado um senso de pertencimento, pois os colaboradores se sentem mais valorizados pelo seu local de trabalho.

Assim, contribui-se para um melhor engajamento e, consequentemente, uma maior retenção de talentos. Além disso, dentro desse contexto os profissionais se sentem mais confortáveis para expor suas ideias e opiniões, seja com os gestores ou com seus colegas de equipe. Adquire-se, portanto, contato com uma diversidade de perspectivas.

Quando pessoas de diferentes vivências e olhares dialogam de maneira saudável, o pensamento se amplia. Assim, é possível chegar a soluções mais criativas, que não seriam cogitadas por um grupo de características homogêneas. Essa criatividade pode ser aplicada na elaboração de um produto inovador e até na resolução de problemas internos. Uma pesquisa realizada pela Financial Management também comprova essa vantagem.

É preciso ressaltar ainda que a maior parte dos talentos da atualidade se preocupa com esse assunto, procurando por uma empresa acolhedora, com a cultura do respeito e da inclusão. O fato é apontado, inclusive, pela pesquisa da empresa Randstad, provando que o salário não é mais o único elemento importante para a atração de bons funcionários.

Todos esses pontos favorecem a empresa competitivamente, mas as vantagens não param por aí: a sua imagem no mercado também é valorizada, pois percebe-se que o negócio é humanizado e cumpre com seu papel social. Os clientes também estão propensos a ter uma maior identificação com a empresa, pois sentem que ela os representa em suas singularidades.

Assim, por mais que ainda seja um processo desafiador, investir na diversidade pode ser uma estratégia de grande diferencial, para negócios de pequeno, médio e grande porte. É importante deixar ir os preconceitos e saber que é possível sim encontrar pessoas, de diversas características, que se insiram bem na sua cultura e objetivos.

Quais são os impactos da diversidade e inclusão para os colaboradores?

Em um ambiente respeitoso, onde todos são valorizados com suas particularidades e o diálogo saudável é incentivado, o clima organizacional é melhor. Os colaboradores se sentem mais acolhidos e satisfeitos com a empresa, fatores que influenciam na sua disposição para o trabalho.

O convívio com perspectivas diferentes das suas também amplia a visão dos funcionários, proporcionando novos conhecimentos e possibilitando a quebra de antigos preconceitos. É claro que podem surgir conflitos devido às diferenças, mas a empresa é capaz de manejar isso, inclusive com seus valores de inclusão.

As lideranças também são beneficiadas nesse cenário. O contato com a diversidade contribui para sua visão profissional, pois permite que encontrem talentos e potenciais em diferentes características.

Agora você conhece algumas das maiores vantagens de investir em diversidade e inclusão! Lembre-se: não se trata apenas de atender à Lei de Cotas, mas de realmente possibilitar a participação de pessoas de diferentes condições na empresa. Planejar a acessibilidade e preparar gestores, líderes e colaboradores são alguns passos essenciais para realizar esse processo, tão válido em um negócio.

Esperamos que tenha gostado do artigo! Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e reforçar esse tema tão importante, que é a diversidade e inclusão.

BLOG
CATEGORIAS
POSTS
POPULARES
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Os acidentes no trabalho representam uma grande preocupação devido aos impactos na saúde e segurança dos trabalhadores. Continue lendo e confira!

Abril Verde: Como prevenir acidentes no trabalho

FOTO BLOG - Saúde mental no ambiente de trabalho

Promovendo a saúde mental no ambiente de trabalho

trabalhadores-cumprimentam-de-perto (1)

4 benefícios para funcionários oferecidos pela Alper

pessoas-conversando-durante-o-intervalo (1)

Afinal, o que é experiência do funcionário?

imagem_2022-03-18_121428

13 ações para redução e melhoria do Turnover

Foto-o-que-e-esg-e-qual-a-sua-relacao-com-o-rh-1

O QUE É ESG E QUAL A SUA RELAÇÃO COM O RH?

Foto- profissionais do futuro como o rh pode desenvolve-los (2)

Profissionais do futuro: como o RH pode desenvolvê-los?

imagem_2022-04-26_181235079

Como as metodologias ágeis podem facilitar os processos de RH

handsome-business-man-working-at-the-desk-1

6 formas de vencer o sedentarismo dos colaboradores