RH

Employer branding: saiba como encantar seus funcionários

24 de maio de 2021

Com um mercado cada vez mais competitivo, garantir a satisfação no ambiente de trabalho e manter os talentos da empresa tem se tornado cada vez mais desafiador. E, como meio de superar essas barreiras, contar com estratégias como employer branding é essencial, tendo em vista se tratar de uma prática aplicada com a finalidade de construir uma imagem positiva não só para a equipe, como também clientes, parceiros, fornecedores, e principalmente para futuros colaboradores.

Ter uma boaemployer branding atrai diversos benefícios para a empresa, auxilia na construção de uma boa marca empregadora, além de aumentar engajamento e resultados incríveis para o negócio.. Por este motivo, é importante entender como investir em employer branding de forma eficiente.

Para esclarecer os principais pontos sobre o assunto, elaboramos este artigo. Confira!

O que é e qual a importância do employer branding?

O employer branding é um método aplicado com o intuito de construir e manter uma imagem positiva do negócio, principalmente entre os funcionários. Ele busca melhorar a reputação da instituição empregadora, impactando na maneira como o time reconhece e recomenda o local de trabalho, proporcionando impactos diretos no mercado.

Sua importância se deve ao fato de que é essencial ter essa imagem fortalecida, já que isso pode dizer muito sobre a companhia,os produtos e serviços oferecidos. E para que a marca seja forte e reconhecida, é importante ter a possibilidade de contar com os melhores profissionais do ramo, e que estes estejam alinhadosaos valores, visão e missão do negócio, o que gera um aumento de motivação e produtividade, uma vez que colaboradores engajados costumam elevar seus esforços para que os objetivos e metas individuais e da companhia sejam atingidos e para que continuem integrando o time.

Quais são as vantagens do employer branding?

Investir em employer branding pode ser bastante benéfico para a companhia. Conheça a seguir suas principais vantagens

Atração de Talentos

Com profissionais de alta performance, o conjunto de habilidades e competências do time será fortalecido, abrindo oportunidades para que os integrantes troquem conhecimentos e experiência relevantes uns com os outros, otimizando a qualidade do grupo de forma gradual. Além disso, quando a empresa tem reputação de boa empregadora, naturalmente atrai os melhores profissionais. Dessa maneira, a qualidade das contratações aumenta e o tempo necessário para o processo de recrutamento e seleção é reduzido.

Retenção de talentos

Em uma organização com bom ambiente e condições de trabalho, onde é oferecido plano de carreira, qualidade de vida e desenvolvimento para os colaboradores, , os talentos vão preferir continuar na empresa, permitindo que a marca empregadora consiga manter e conservar seus atributos comportamentais e técnicos por mais tempo.

Diminuição do turnover

A rotatividade é um grande problema dentro das empresas e que exige muita atenção. Ao criar um ambiente de trabalho onde os profissionais desejam atuar, naturalmente, as possibilidades de desligamentos serão minimizadas.

Como aplicar o employer branding em sua empresa?

Aplicar o employer branding na empresa vai exigir algumas medidas. Veja alguns passos primordiais para que os resultados esperados sejam alcançados com sucesso.

Estabeleça e mapeie os valores e cultura da empresa

É necessário que a empresa tenha sua missão, visão e valores bem definidos, e que eles estejam alinhados com as expectativas dos profissionais que buscam uma carreira de sucesso. Além disso, esses conceitos precisam se expandir para que o mercado entenda e se identifique com eles.

Defina objetivos claros

Essa definição vai auxiliar a decidir os melhores investimentos a serem realizados, por exemplo:

  • tornar o local de trabalho mais atrativo para reter os talentos;
  • aumentar o interesse de candidatos para determinadas vagas;
  • readequar a cultura organizacional.

Importante, é fundamental envolver toda a liderança neste propósito e delegar responsabilidades, estipular indicadores para acompanhar a eficácia das medidas aplicadas, além de contar com colaboradores preparados para lidar com as ações propostas.

Elabore um plano de comunicação interna

Depois da definição dos valores e objetivos, é necessário divulgá-los para os trabalhadores, já que eles precisam ter a percepção do que foi estipulado para atuar em prol do alcance dos resultados pretendidos. Para isso, um bom plano de comunicação interna precisa ser criado.

Na hora de divulgar os valores da empresa, alguns pontos devem ser considerados, como: reconhecimento aos funcionários, cultura interna, clima laboral, oportunidades de crescimento, flexibilidade da carga horária, entre outros.

Outra ideia é desenvolver um canal exclusivo para as comunicações de de employer branding, que pode ser conectado ao portal da companhia e ser acessado por intermédio dele. Isso vai tornar as ações mais rápidas e propiciar uma identidade visual alinhada ao negócio em geral e adequada ao público que se pretende alcançar.

Faça uma avaliação do cenário

Faça um levantamento em relação à percepção das pessoas quanto ao local de trabalho. Uma dica é realizar uma pesquisa de clima entre os colaboradores e depois analisar os dados obtidos para identificar os pontos que merecem mais atenção.

Proponha atrativos para gerar interesse ao público alvo

Pense sobre as expectativas desse público e faça as seguintes indagações: será que a empresa é capaz de atender às necessidades desse público? O que os profissionais estão buscando para concorrer a uma vaga? Como agregar valor ao público da instituição? Entre outras.

Para chegar às respostas, você pode utilizar a pesquisa feita com os colaboradores que já atuam na companhia. Para manter essa equipe, a marca empregadora precisa oferecer o que eles esperam quando vão em busca de um espaço no mercado.

Várias respostas poderão ser obtidas, dependendo dos perfis encontrados, sendo que alguns escolhem como diferencial o engajamento da empresa com seus valores, outros um bom plano de cargos e salários etc. Assim, ao serem atendidos, farão de tudo para continuar na instituição, caso contrário, não pensarão duas vezes em trocar de emprego.

Como você pode ver, esse é um dos pontos em que ocorre o encontro entre o employer branding e a gestão de benefícios, umas vez esta que é uma ferramenta importante na busca por atender às demandas dos colaboradores.

Avalie os resultados

Após colocar o plano em prática, não se esqueça de apurar os resultados de forma periódica. Assim, será capaz de identificar o que está saindo como o esperado e o que precisa ser melhorado ou restruturado. É importante fazer os ajustes necessários para assegurar a efetividade das práticas de employer branding no negócio.

Agora que você entende a importância e as vantagens do employer branding para a empresa, que tal começar a aplicá-lo agora mesmo: tenha em mente que esse é um processo de longo prazo, por isso, ter um bom planejamento é essencial para o êxito da estratégia.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite a sua visita para ler “O vilão do absenteísmo, como combate-lo!” e entender mais sobre o tema.