Finanças

Ferramentas importantes para sua gestão contábil

8 de junho de 2021

O setor de contabilidade é sem dúvidas um dos mais importantes e estratégicos dentro de uma empresa, tendo em vista os diversos tipos de obrigações e atividades que devem ser cumpridas, além do fornecimento de informações relevantes, a tomada de decisão mais correta para o negócio. Por esse motivo, adotar medidas para ter uma gestão contábil eficiente é fundamental.

Com a transformação digital, diversas ferramentas já se encontram disponíveis no mercado como forma de otimizar os processos e garantir um serviço preciso e automatizado.

Quer conhecer 4 ferramentas eficazes para ajudar nessa função? Então, continue sua leitura!

1. Cloud computing

O armazenamento em nuvem é um recurso que tem ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas, tendo em vista o oferecimento de condições que ajudam a economizar espaços e recursos financeiras. Essa é uma alternativa que costuma ser menos onerosa que as tradicionais.

Trata-se do armazenamento de arquivos por meio do qual é possível salvar todos os tipos de documentos de maneira online. Isso quer dizer que os arquivos ficam guardados em um dispositivo fixo, possibilitando que sejam acessados de qualquer local e a qualquer hora, por meio de um dispositivo conectado à internet, por pessoas autorizadas. Além de proporcionar essa mobilidade, ele não ocupa memória do computador, deixando a máquina mais leve.

2. Gerenciamento de fluxo e tempo de trabalho

Uma forma de aprimorar os processos dentro da empresa é por meio da adoção de sistemas capazes de assegurar o ganho de tempo e a produtividade. Entre os recursos usados, podemos citar o Scrum e o Trello, usados para obter um melhor controle sobre o fluxo de atividades que fazem parte da rotina até funções mais complexas, que podem ser ajustados conforme as necessidades do negócio.

Quanto mais integrado os colaboradores estiverem, menos tempo perderão com ações rotineiras e repetitivas, tornando as operações mais produtivas.

3. Sistema de integração com o ERP dos clientes

Por meio do uso de um ERP, é possível emitir boletos bancários, notas fiscais, controlar as vendas, monitorar as transações financeiras, analisar as vendas, entre outros. Com o uso de uma ferramenta apropriada, é possível ter acesso à lista de clientes integrados e a todas as informações relevantes, além da importação de dados para o sistema contábil usado.

Também é disponibilizada a função de trocar arquivos e mensagens, enviar documentos necessário para o trabalho, retificar informações enviadas de maneira incorreta etc. Ao utilizar de forma adequada o software, tanto o contar quantos os clientes serão beneficiados nessa relação de parceria para que as obrigações sejam cumpridas como devem ser.

4. Gestão de folha de pagamento

Existem algumas soluções capazes de automatizar a elaboração da folha de pagamento, gerando um trabalho mais preciso. O objetivo disso é que as chances dos cálculos serem realizados erroneamente por falhas humanas sejam reduzidas por completo. Dessa forma, o setor proporciona agilidade e precisão na atividade, além de possibilitar que o setor de Recursos Humanos assuma uma posição mais estratégica na companhia.

Conseguiu entender um pouco melhor sobre as ferramentas que podem ser implementadas para proporcionar uma gestão contábil eficiente? Por meio delas é possível automatizar os processos e fazer com que o setor de contabilidade, tão importante para o crescimento saudável da empresa, seja executado com segurança, praticidade e agilidade.

Agora que já sabe mais sobre a gestão contábil, aproveite a visita no nosso blog para ler “Fraude corporativas estão ameaçando a sua empresa?” e saiba mais sobre o assunto!