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Hard e soft skills: entenda como desenvolver seus colaboradores

06 de agosto de 2020
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Hard e soft skills: entenda como desenvolver seus colaboradores

06 de agosto de 2020
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Seria perfeito se todos os seus colaboradores tivessem as competências e habilidades completamente desenvolvidas, mas isso é improvável. Portanto, é preciso pensar em maneiras de trabalhar hard e soft skills para ter uma equipe mais preparada e cada profissional poder explorar o próprio potencial. A ação é muito positiva para o negócio, pois há um aumento na produtividade e uma melhora nos resultados alcançados.

Continue a leitura e veja como desenvolver as hard e soft skills corretamente no seu time!

O que são as hard e soft skills?

Para mapear e compreender quais são as habilidades que faltam, deve-se entender primeiro a diferença entre os dois conceitos. Hard skills são aquelas habilidades de cunho técnico, que podem ser ensinadas e mensuradas, como por meio de uma avaliação. É o caso de um aprendizado sobre metodologias ou processos específicos, para o profissional saber como executar certas ações ou como agir diante de determinadas situações.

Já as soft skills são habilidades ligadas ao comportamento. Apesar de subjetivas e de não serem medidas diretamente, elas podem ser desenvolvidas, tais como comunicação, trabalho em equipe, liderança e proatividade. Estas aparecem entre as opções mais famosas e valorizadas pelas empresas atualmente.

Como desenvolver hard e soft skills nos seus colaboradores?

Tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais podem ser reforçadas ao longo do tempo, e o primeiro passo é medir o nível de cada colaborador. Por meio de testes e tecnologias disruptivas, como o People Analytics, é possível ter uma ideia da situação. Depois, é necessário implementar ações que garantam hard e soft skills mais apuradas.

A seguir, veja algumas medidas para alcançar bons resultados!

Realização de treinamentos e incentivo à especialização

Especialmente em relação às competências técnicas, os treinamentos são indispensáveis, uma vez que eles trazem conhecimentos importantes e atualizam ou expandem conceitos técnicos que são usados no dia a dia. Com essa realização, é possível capacitar o time.

Para os colaboradores não dependerem apenas dos treinamentos internos, é interessante que a empresa também estimule a busca por especialização e capacitação técnica e comportamental. Oferecer incentivos e facilitar a construção do conhecimento são pontos essenciais.

Gamificação no RH e avaliações periódicas de desempenho

Para aumentar a motivação e o engajamento, uma boa alternativa é recorrer à gamificação no setor de Recursos Humanos. Quando o RH atua com as mecânicas de jogos, incluindo recompensas e classificações, o desempenho do time tende a ser melhor e, com isso, treinamentos e demais ações ganham efetividade.

Além de reconhecer a situação inicial, é preciso acompanhar a evolução do time sobre hard e soft skills. Uma das maneiras de fazer isso é por meio das avaliações de desempenho, as quais devem ser realizadas periodicamente e servirão para fazer comparações sobre a performance e a evolução, em relação aos esforços realizados.

Criação e consolidação de uma cultura de feedback

O feedback é muito importante para o desenvolvimento de habilidades, especialmente em relação às soft skills. Então, é imprescindível criar e consolidar uma política que envolva esse retorno consistente, sempre com base no respeito ao próximo, para garantir que a melhoria ocorra de modo orientado e saudável.

O desenvolvimento de hard e soft skills da equipe de colaboradores é essencial para a otimização do desempenho da empresa. Com a correta execução das dicas que compartilhamos, você passará a contar com times muito mais preparados e eficientes.

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