Tecnologia

6 dicas de como liderar o processo de inovação das empresas

26 de julho de 2021

O processo de inovação das empresas deve ser contínuo. Mesmo quando as tecnologias não eram tão avançadas, sempre foi como se todos já buscassem algo novo, que fizesse a diferença junto ao público-alvo. Isso costumava vir em forma de novas embalagens, promoções e outras ações no mundo físico.

É claro que, atualmente, essas ações ainda fazem parte do rol de inovações almejadas pelas empresas, mas, com a tecnologia, um leque muito mais amplo de possibilidades se abre. Se considerarmos o atual contexto de pandemia e distanciamento social, ela se tornou a principal aliada de empreendedores para se manter ativos e retomar o ritmo de trabalho.

Se você concorda que a inovação é fundamental para a sua empresa e deseja geri-la da melhor forma, acompanhe nossas dicas imperdíveis!

1. Invista na automação de processos

A automação de processos reduz custos, diminui a incidência de falhas humanas e ajuda suas equipes a aumentarem a produtividade. É por isso que tantos empreendedores investem em ferramentas que a viabilizem ou facilitem o dia a dia da empresa. A principal ferramenta que conhecemos hoje são os softwares de gestão empresarial.

A partir deles, é possível automatizar ações, integrar dados de diversos departamentos e direcionar esforços de colaboradores apenas às questões que, de fato, demandam a intervenção humana. Vale lembrar que a ideia não é substituir o homem pela tecnologia, mas sim fazer dela uma aliada, uma forma de otimizar a atuação das pessoas.

A inteligência artificial nunca contará com o mesmo rol de ideias e possibilidades que a inteligência humana. Ela deve ser considerada uma estratégia complementar. Em tempos nos quais a maioria dos colaboradores estão em home office, estabelecer sistemas que possam ser acessados por todos e permitam a consulta de dados importantes a todos os departamentos é uma forma de potencializar a ação de todos.

2. Crie um processo estruturado para inovação

O que você deseja inovar em sua empresa? Assim como todas as ações, você precisa entender claramente seus objetivos e de que forma eles serão colocados em prática. A inovação também demanda planejamento. É necessário entender as ferramentas disponíveis, para escolher quais se aplicam à sua empresa e implementá-las da melhor forma.

Assim, você pode avaliar a sua situação atual e projetar cenários futuros, nos quais ficam mais claras as necessidades da empresa em termos de tecnologia. Assim, a internet das coisas, os sistemas de dados integrados e a computação em nuvem são apenas alguns exemplos do que você pode fazer pela inovação na sua empresa.

3. Capacite os líderes

Se você vai implementar novas tecnologias, o conhecimento sobre elas deve fluir de cima para baixo. Assim, você precisa ser o primeiro a entender o que está fazendo. Em seguida, esse conhecimento deve ser passado às lideranças de cada departamento. O papel dos líderes seria então transmití-lo aos seus subordinados.

Mas você já pensou que, no atual cenário, grande parte desse processo precisará ser feita à distância. Então considere que só o fato de disseminar conhecimento sobre as inovações, já demandará mais um avanço tecnológico, no sentido de disponibilizar ferramentas que viabilizem treinamentos, reuniões e processos de comunicação em ambiente virtual

4. Faça melhor uso dos dados

Os dados da empresa devem ser utilizados sempre em prol da otimização do trabalho. E a inovação tecnológica permite esse aproveitamento. Como exemplo, podemos citar o people analytics, que nada mais é que uma forma de coletar dados sobre os colaboradores e, por meio de uma avaliação detalhada, determinar qual o papel de cada um na instituição.

Além disso, entender o comportamento dos clientes em potencial e de contatos facilita o lançamento de campanhas de marketing direcionadas ao público alvo da sua empresa. Assim, por meio de sistemas inteligentes, é possível gerir todos os dados disponíveis e saber aplicá-los onde eles, de fato, podem trazer resultados.

5. Crie um ambiente favorável à inovação

A inovação também e uma cultura, que deve ser difundida em sua empresa. É preciso que todos estejam alinhados do quanto ela é importante e necessária. Assim, ainda que todos (ou a maioria dos) seus colaboradores estejam ainda em home office, é preciso conscientizá-los do quanto algumas mudanças simples podem fazer a diferença em sua rotina de trabalho.

Para implementar novas ferramentas, por exemplo, é preciso que seus colaboradores estejam abertos a aprender sobre elas e entender a sua real importância. Além disso, você deve ser o responsável por promover treinamentos e palestras de conscientização sobre o futuro da tecnologia e de que forma isso se aplica ao seu trabalho.

Lembre-se de que, mais que espaço físico para inovação, é importante criar receptividade na mente das pessoas que trabalham com você. Quando todos estão propensos à inovação, ela flui com maior leveza e efetividade. Talvez seja isso que você precisa para dar aqueles passos necessários rumo ao sucesso da sua instituição.

6. Encontre parceiros inovadores

As parcerias entre empresas são fundamentais para o crescimento de todos os envolvidos. Sendo assim, você deve procurar firmá-las com pessoas que estejam no mesmo ritmo de inovação que você. Aliás, algumas podem até mesmo ajudá-lo a implementar as mudanças que você tanto almeja. É o contato com eles que você deve priorizar.

Tenha em mente que parcerias precisam ser benéficas e, para tanto, é necessário que haja um alinhamento de ideias e ações, que serão tomadas. O contexto de pandemia trouxe dificuldades, mas também nos forçou a sermos melhores para vencer a concorrência no mercado. O trabalho inovador em conjunto é diretriz essencial para fortalecer a sua imagem no mercado.

Por tudo isso, a inovação das empresas é um processo que já vinha ocorrendo há alguns anos, mas que tornou-se mais forte e necessário diante do contexto de pandemia. A única forma de manter-se ativo, ou mesmo galgar alguns degraus no crescimento, é aderir a ela e buscar as ferramentas que melhor atendam às suas necessidades.

Achou este post foi útil para você? Então, não o guarde só para si! Compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais!