A saúde mental tem se consolidado como uma das principais pautas dentro das organizações brasileiras. Hoje, os impactos de transtornos como ansiedade, depressão e estresse não se restringem mais ao âmbito pessoal, interferindo diretamente na produtividade, nas relações profissionais e na estabilidade das equipes.
De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), somente em 2024, quase meio milhão de afastamentos de trabalho foram realizados no Brasil em decorrência de saúde mental. Agora, mais do que nunca, há a necessidade das empresas olharem com atenção para os fatores hiperestressores no ambiente corporativo.
Esse cenário se torna ainda mais relevante com a proximidade da vigência da nova NR-1 (Norma Regulamentadora nº 1), exigindo que todas as empresas incluam o mapeamento e o gerenciamento dos riscos psicossociais em seus PGRs (Programas de Gerenciamento de Riscos). O não cumprimento da norma pode gerar penalidades e multas a partir de maio de 2026, variando conforme a gravidade da infração e o porte da empresa.
Embora o cumprimento da norma esteja atrelado às novas obrigações legais, muitas companhias ainda não compreenderam sua real dimensão. Ao atender organizações de diferentes portes e segmentos, a Alper Seguros identificou que boa parte das empresas enxerga a NR-1 como um simples formulário a ser preenchido. No entanto, o que a norma exige é a estruturação de diretrizes que promovam segurança psicológica, o acompanhamento de indicadores e a construção de ambientes de trabalho mais preparados para lidar com fatores estressores.
“O trabalho da Alper tem sido fundamental para ajudar empresas a interpretarem essa mudança. Antes mesmo do início do mapeamento, as ações são iniciadas com rodas de conversa e palestras de sensibilização, conduzidas por profissionais com formação em psicologia, especialização em saúde mental e experiência em áreas de Gente e Gestão. Essa etapa é essencial para preparar a organização, reduzir resistências internas e abrir espaço para o desenvolvimento de ações consistentes”, detalhou André de Barros Martins, VP Sênior de Benefícios da Alper Seguros.
Paula Gallo, diretora de Gestão de Saúde e Riscos da Alper Seguros, explicou que cada plano é pensado a partir da realidade da empresa, levando em consideração a cultura interna, os recursos disponíveis e o perfil dos times. Em muitas operações, inclusive aquelas localizadas em áreas remotas, a equipe da Alper se desloca até o local para conduzir o processo in loco, garantindo que a escuta e a avaliação sejam feitas de forma humanizada e customizada.
Casos como esse evidenciam que o cuidado com a saúde mental não se resume ao atendimento pontual ou ao cumprimento de uma exigência legal, trata-se de um processo estratégico, com impacto direto na operação, nos custos e na cultura organizacional.
O programa de adequação à NR-1 desenvolvido pela Alper é conduzido com base em uma visão sistêmica das empresas, compreendendo a interdependência entre saúde emocional, clima organizacional, desempenho e sustentabilidade do negócio.
Durante a execução do PGR, a Alper conta com IA para apoiar o engajamento dos colaboradores, sendo essa uma ferramenta fundamental para a eficiência do tratamento e para a execução do plano — dando visibilidade ao RH através de dados estruturados sobre a evolução do programa.
“Queremos ser o parceiro estratégico das empresas desde o diagnóstico até a implementação e acompanhamento de todo o plano de ação. O que propomos é uma construção em conjunto e uma parceria de longo prazo, respeitando tanto a singularidade humana quanto o contexto organizacional”, enfatizou Paula Gallo sobre a consultoria em NR-1 da Alper Seguros.
Com a chegada da nova regulamentação, a pergunta que se impõe não é mais se as empresas vão precisar agir, mas em como elas vão se preparar para isso. E, nesse processo, contar com um parceiro que compreende os desafios da gestão de pessoas e os riscos do ambiente corporativo pode fazer toda a diferença.