RH

A relevância do plano de carreira para os seus colaboradores

26 de janeiro de 2021

Ter uma boa estratégia de gerenciamento de plano de carreira para os colaboradores é um diferencial importante, a que toda empresa que esteja em busca de crescimento e consolidação no mercado deve atentar.

Por mais óbvio que pareça, o capital humano qualificado é um ponto central para o sucesso de uma estratégia, porém atrair e manter os melhores profissionais trabalhando no seu negócio é um desafio que deve ser encarado com seriedade.

Para ajudar a entender melhor a importância do plano de carreira e como ele pode ser implementado com eficiência, neste artigo, vamos falar sobre o assunto e apontar aspectos importantes que precisam ser considerados. Convidamos você a continuar a leitura!

Por que sua empresa precisa oferecer um plano de carreira?

Existem diversos motivos pelos quais é importante que a empresa desenvolva uma política de plano de carreira consolidada. Confira alguns deles a seguir.

Retenção dos melhores talentos

O capital humano tem relação direta com o alto desempenho de uma empresa; sendo assim, é preciso que a companhia consiga não somente atrair profissionais altamente qualificados, mas, principalmente, mantê-los trabalhando com comprometimento e motivação.

O plano de carreira é uma maneira eficiente de atingir esse objetivo, uma vez que os profissionais veem possibilidade de reconhecimento e promoção de acordo com seu empenho. Com isso, eles tendem a trabalhar cada vez melhor.

Melhora nos resultados

O envolvimento dos colaboradores, aliado a um nível saudável de competitividade no ambiente de trabalho, tem como resultado a melhora no desempenho da equipe. O plano de carreira contribui para esse cenário, uma vez que serve de estímulo para que os profissionais apresentem o seu melhor sempre.

Diminuição do absenteísmo, presenteísmo e turnover

O absenteísmo ocorre quando os membros da equipe apresentam alto índice de faltas ao trabalho. O presenteísmo, por sua vez, é quando eles até cumprem sua carga horária, porém com desempenho bem abaixo do potencial. Já o turnover é quando a empresa apresenta alta rotatividade de pessoas.

Todos esses cenários trazem prejuízos significativos para as organizações, sendo que o plano de carreira é um modo eficiente de combater esses cenários e minimizar as perdas ocasionadas por eles.

Qual o impacto do plano de carreira para colaboradores?

Se, para a empresa, uma gestão de plano de carreira traz benefícios, para os colaboradores, a situação não é diferente. Confira, a seguir, alguns pontos positivos.

Motivação na realização de suas atividades

É natural do ser humano se empenhar mais quando seus esforços são reconhecidos, e sua participação, valorizada. Nesse contexto, o plano de carreira serve como estímulo para que cada profissional se empenhe e apresente o seu melhor de acordo com a tarefa executada. O comprometimento de todos resulta no sucesso do coletivo.

Aumento na qualidade de vida

Em um ambiente profissional cada vez mais competitivo e pressionado, a busca por qualidade de vida é um dos pontos centrais dos profissionais altamente qualificados.

Quando a empresa assume a responsabilidade de pensar no lado do colaborador e contribuir para que ele tenha um ambiente de trabalho mais acolhedor e humanizado, a tendência é que os resultados apareçam em forma de lucros e também de reconhecimento dos colaboradores e do público.

Perspectiva de crescimento

O plano de carreira é um modo concreto de demonstrar ao colaborador que a empresa se preocupa com ele e que vai reconhecer a contribuição que ele der para o crescimento do negócio. Para o profissional, é uma oportunidade de ter uma visão mais ampla do caminho que ele pode percorrer, a fim de que se organize.

A sensação de segurança é outro ponto central, uma vez que ele sabe que seu esforço será reconhecido tanto profissional, como financeiramente.

Como elaborar um plano de carreira para seus funcionários?

Faça um planejamento de médio a longo prazo

Um plano de carreira bem alinhado deve prever diversas etapas de colocação do colaborador, de modo que ele possa alcançar novos postos gradualmente. Na prática, isso quer dizer que é preciso planejar um período de médio a longo prazo.

O ideal é conhecer bem a estrutura da empresa, assim como a sua capacidade de mobilidade, e adaptar essas características ao perfil e expectativas dos colaboradores. Nesse caso, é fundamental manter sempre a transparência com o colaborador, para que, assim, ele saiba como está o andamento de sua carreira na empresa.

Determine pontos fortes e fracos de cada colaborador

Cada pessoa tem pontos fortes, que contribuem significativamente para o sucesso da equipe, porém também podem existir características que precisem ser aperfeiçoadas. 

É importante que a empresa determine quais são os pontos positivos esperados dos profissionais, a fim de que eles possam se nortear rumo ao crescimento pessoal e profissional. Também é fundamental apontar aspectos que precisam de correção, para que ele possa se policiar sempre que necessário.

Ofereça treinamentos para aperfeiçoamento

Para contribuir com o crescimento do funcionário, a empresa pode oferecer a oportunidade de aumentar o conhecimento, como por meio de cursos, treinamentos, mentorias e palestras sobre temas relacionados à atividade profissional, entre outras ferramentas.

Com isso, o colaborador vai aumentar sua qualificação e, consequentemente, seu desempenho, contribuindo para o crescimento de todos.

Defina metas junto do colaborador

Definir metas claras e alcançáveis é um passo fundamental para motivar e manter a equipe bem alinhada. Na hora de especificar cada uma, no entanto, é indicado levar em consideração a realidade da equipe, assim como as possibilidades de o que foi planejado ser atingido.

Quanto maior for a comunicação dos gestores com a equipe profissional maior é o crescimento do negócio, uma vez que cada um poderá colaborar com o seu potencial máximo e somar esforços pelos objetivos definidos. Com foco e estratégia, o sucesso é garantido.

Agora que você já sabe a importância de desenvolver uma boa estratégia de plano de carreira, pode implementar uma política alinhada ao perfil dos colaboradores e colher os resultados positivos apresentados. Com uma visão ampla do mercado, é possível vencer os desafios e se consolidar perante a concorrência.

Se você gostou do artigo,o que acha de assinar nossa newsletter, para receber outros conteúdos relevantes?