RH

Recrutamento inteligente: como ser mais assertivo na seleção de talentos?

26 de maio de 2021

Se você trabalha com seleção de pessoas, sabe da importância de fazer um recrutamento inteligente. A princípio, essa iniciativa pode parecer desafiadora, mas a tecnologia é uma grande aliada para tornar os processos e projetos mais simples e, principalmente, mais assertivos. Afinal, poupar tempo e recursos é sempre uma grande vantagem para a empresa, certo? 

Sendo assim, como colocar essa  proposta de Transformação Digital em prática? Neste artigo vamos explicar para você como funciona esse tipo de recrutamento e quais são suas principais vantagens, além de destacar as diferenças entre ele e o recrutamento operacional. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

O que é recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente nada mais é do que um recrutamento realizado com ferramentas tecnológicas, como aplicativos, softwares e até mesmo inteligência artificial. Cada uma delas serve a um propósito diferente, como analisar dados e currículos, divulgar a vaga em canais adequados, agilizar documentos de contratação, entre outros.

Essas plataformas, conhecidas como ATS, ou Softwares de Recrutamento, possuem em resumo, o mesmo objetivo, que é reduzir o tempo gasto  nas etapas iniciais do processo de recrutamento (Atração, triagem e análise de candidatos), bem como, reduzir a probabilidade de erros na contratação, garantindo assertividade na escolha do melhor talento. Essa é também uma forma de fazer com que cada etapa do recrutamento seja mais dinâmica e atrativa.

Os candidatos ficam mais à vontade e a praticidade das ações permite que seus perfis e comportamentos sejam identificados com mais precisão. A partir disso, a empresa encontra profissionais mais alinhados com seus valores e estilo de trabalho. Além de minimizer o impacto dos vieses inconscientes no processo de seleção, tornando o recrutamento mais justo e relevante.

Quais são suas principais vantagens?

Agora, vale a pena observar as principais vantagens do recrutamento inteligente. E aproveitar para descobrir as ferramentas utilizadas para garantir cada uma delas. Acompanhe!

Otimização da triagem de currículos

Com um bom software de recrutamento, é possível atrair, analisar e selecionar currículos online, de maneira rápida e prática, considerando em massa, os critérios e requisites obrigatórios para a posição aberta. O que elimina a necessidade de abrir e-mails, imprimir documentos e demorar em leituras. Com a primeira seleção feita, a segunda pode ser mais criteriosa, com a retomada dessas etapas se necessário.

Aplicação de testes técnicos e comportamentais

Após a triagem inicial dos currículos mais aderentes, através das plataformas digitais, é possível submeter os candidatos à testes comportamentais e técnicos, relacionados à vaga, e assim, otimizar o processo de avaliação, conhecendo o perfil do candidato e preparando-o para o processo de entrevistas. Neste momento, ele passa a conhecer mais da cultura da empresa, e pode ter acesso à etapas importantes para avançar ou não no processo seletivo.

Realização de entrevistas à distância

Entrevistar candidatos por videoconferência é uma tendência deste momento de Home Office, mas acima de tudo uma nova habilidade a ser dominada pelos profissionais da área de Recrutamento e Seleção. Ao adotar o uso de aplicativos de vídeoconferência, isso faz com que os candidatos reduzam gastos por não ter que se deslocar e tende a deixá-los até mais tranquilos para o primeiro contato, além é claro, de economizer tempo. Aqueles que passarem para a próxima etapa poderão continuar o processo pessoalmente nas próximas fases.

Feedbacks em todas as etapas

Qualquer que seja o resultado de uma etapa do processo seletivo, o retorno ao candidato é fundamental. Seja ele positivo ou negativo. Esse relacionamento, aproxima o candidato da marca da empresa, e o deixa confortável e engajado para se candidatar em outras oportunidades. Com o uso do software de Recrutamento Inteligente, é possível direcionar e personalizar feedbacks automáticos em todas as etapas, e garantir que nenhum candidato fique sem retorno.

Controle eficiente do processo seletivo

Os softwares de recrutamento inteligente também são muito eficientes na tarefa de gerenciar os dados da área de R&S, e podem ser usados para organizar e controlar todo o processo seletivo. Você saberá quem passou por cada uma das etapas, qual foi o resultado, se o feedback já foi repassado, entre outros detalhes importantes. Assim, a escolha do candidato mais adequado à vaga é muito mais rápida e eficaz.

Qual é a diferença entre recrutamento operacional e recrutamento inteligente?

Quando o recrutamento operacional é preferência da empresa, é indispensável considerar que seus responsáveis estão sujeitos a influências externas. Seja de julgamento, caracterizado por vieses incoscientes, ou até mesmo a exposição de falhas durante o processo.

Nisso, o recrutamento inteligente se diferencia totalmente dele. A tecnologia faz com que essas possibilidades sejam totalmente ignoradas.

Toda a seleção é feita com base em informações precisas, sem qualquer contaminação por impressões subjetivas. É claro que os profissionais participam da formação e condução de todas as etapas, mas será de uma maneira muito mais estratégica, que realmente permita identificar de forma consultiva, tipos de comportamento e as principais características e habilidades daquele candidato.

Como você pode ver, o recrutamento inteligente é o futuro. Empresas modernas e com vontade de adotar a transformação digital em seu dia a dia podem começar já a pesquisar por soluções que ajudem a colocá-lo em prática. Depois, é só acompanhar os excelentes resultados!

Gostou de saber um pouco mais sobre o tema? Se gostou, siga nossas páginas no Facebook e no Instagram para continuar por dentro de mais novidades para seus negócios!