RH, Tecnologia

Recrutamento inteligente: como ser mais assertivo na seleção de talentos?

26 de maio de 2021
RH, Tecnologia

Recrutamento inteligente: como ser mais assertivo na seleção de talentos?

26 de maio de 2021
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Se você trabalha com seleção de pessoas, sabe da importância de fazer um recrutamento inteligente. A princípio, essa iniciativa pode parecer desafiadora, mas a tecnologia é uma grande aliada para tornar os processos e projetos mais simples e, principalmente, mais assertivos. Afinal, poupar tempo e recursos é sempre uma grande vantagem para a empresa, certo? 

Sendo assim, como colocar essa  proposta de Transformação Digital em prática? Neste artigo vamos explicar para você como funciona esse tipo de recrutamento e quais são suas principais vantagens, além de destacar as diferenças entre ele e o recrutamento operacional. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

O que é recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente nada mais é do que um recrutamento realizado com ferramentas tecnológicas, como aplicativos, softwares e até mesmo inteligência artificial. Cada uma delas serve a um propósito diferente, como analisar dados e currículos, divulgar a vaga em canais adequados, agilizar documentos de contratação, entre outros.

Essas plataformas, conhecidas como ATS, ou Softwares de Recrutamento, possuem em resumo, o mesmo objetivo, que é reduzir o tempo gasto  nas etapas iniciais do processo de recrutamento (Atração, triagem e análise de candidatos), bem como, reduzir a probabilidade de erros na contratação, garantindo assertividade na escolha do melhor talento. Essa é também uma forma de fazer com que cada etapa do recrutamento seja mais dinâmica e atrativa.

Os candidatos ficam mais à vontade e a praticidade das ações permite que seus perfis e comportamentos sejam identificados com mais precisão. A partir disso, a empresa encontra profissionais mais alinhados com seus valores e estilo de trabalho. Além de minimizer o impacto dos vieses inconscientes no processo de seleção, tornando o recrutamento mais justo e relevante.

Quais são suas principais vantagens?

Agora, vale a pena observar as principais vantagens do recrutamento inteligente. E aproveitar para descobrir as ferramentas utilizadas para garantir cada uma delas. Acompanhe!

Otimização da triagem de currículos

Com um bom software de recrutamento, é possível atrair, analisar e selecionar currículos online, de maneira rápida e prática, considerando em massa, os critérios e requisites obrigatórios para a posição aberta. O que elimina a necessidade de abrir e-mails, imprimir documentos e demorar em leituras. Com a primeira seleção feita, a segunda pode ser mais criteriosa, com a retomada dessas etapas se necessário.

Aplicação de testes técnicos e comportamentais

Após a triagem inicial dos currículos mais aderentes, através das plataformas digitais, é possível submeter os candidatos à testes comportamentais e técnicos, relacionados à vaga, e assim, otimizar o processo de avaliação, conhecendo o perfil do candidato e preparando-o para o processo de entrevistas. Neste momento, ele passa a conhecer mais da cultura da empresa, e pode ter acesso à etapas importantes para avançar ou não no processo seletivo.

Realização de entrevistas à distância

Entrevistar candidatos por videoconferência é uma tendência deste momento de Home Office, mas acima de tudo uma nova habilidade a ser dominada pelos profissionais da área de Recrutamento e Seleção. Ao adotar o uso de aplicativos de vídeoconferência, isso faz com que os candidatos reduzam gastos por não ter que se deslocar e tende a deixá-los até mais tranquilos para o primeiro contato, além é claro, de economizer tempo. Aqueles que passarem para a próxima etapa poderão continuar o processo pessoalmente nas próximas fases.

Feedbacks em todas as etapas

Qualquer que seja o resultado de uma etapa do processo seletivo, o retorno ao candidato é fundamental. Seja ele positivo ou negativo. Esse relacionamento, aproxima o candidato da marca da empresa, e o deixa confortável e engajado para se candidatar em outras oportunidades. Com o uso do software de Recrutamento Inteligente, é possível direcionar e personalizar feedbacks automáticos em todas as etapas, e garantir que nenhum candidato fique sem retorno.

Controle eficiente do processo seletivo

Os softwares de recrutamento inteligente também são muito eficientes na tarefa de gerenciar os dados da área de R&S, e podem ser usados para organizar e controlar todo o processo seletivo. Você saberá quem passou por cada uma das etapas, qual foi o resultado, se o feedback já foi repassado, entre outros detalhes importantes. Assim, a escolha do candidato mais adequado à vaga é muito mais rápida e eficaz.

Qual é a diferença entre recrutamento operacional e recrutamento inteligente?

Quando o recrutamento operacional é preferência da empresa, é indispensável considerar que seus responsáveis estão sujeitos a influências externas. Seja de julgamento, caracterizado por vieses incoscientes, ou até mesmo a exposição de falhas durante o processo.

Nisso, o recrutamento inteligente se diferencia totalmente dele. A tecnologia faz com que essas possibilidades sejam totalmente ignoradas.

Toda a seleção é feita com base em informações precisas, sem qualquer contaminação por impressões subjetivas. É claro que os profissionais participam da formação e condução de todas as etapas, mas será de uma maneira muito mais estratégica, que realmente permita identificar de forma consultiva, tipos de comportamento e as principais características e habilidades daquele candidato.

Como você pode ver, o recrutamento inteligente é o futuro. Empresas modernas e com vontade de adotar a transformação digital em seu dia a dia podem começar já a pesquisar por soluções que ajudem a colocá-lo em prática. Depois, é só acompanhar os excelentes resultados!

Gostou de saber um pouco mais sobre o tema? Se gostou, siga nossas páginas no Facebook e no Instagram para continuar por dentro de mais novidades para seus negócios!

BLOG
CATEGORIAS
POSTS
POPULARES
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Os acidentes no trabalho representam uma grande preocupação devido aos impactos na saúde e segurança dos trabalhadores. Continue lendo e confira!

Abril Verde: Como prevenir acidentes no trabalho

FOTO BLOG - Saúde mental no ambiente de trabalho

Promovendo a saúde mental no ambiente de trabalho

#326212

Seguros pessoais – proteja suas compras da Black Friday

conceito-de-colagem-de-controle-de-qualidade-padrao (1)

A importância do seguro contra riscos cibernéticos

trabalhadores-cumprimentam-de-perto (1)

4 benefícios para funcionários oferecidos pela Alper

pessoas-conversando-durante-o-intervalo (1)

Afinal, o que é experiência do funcionário?

imagem_2022-03-18_121428

13 ações para redução e melhoria do Turnover

Foto-o-que-e-esg-e-qual-a-sua-relacao-com-o-rh-1

O QUE É ESG E QUAL A SUA RELAÇÃO COM O RH?

Foto- profissionais do futuro como o rh pode desenvolve-los (2)

Profissionais do futuro: como o RH pode desenvolvê-los?