Gestão

6 formas de vencer o sedentarismo dos colaboradores

24 de setembro de 2021

O sedentarismo dos colaboradores também deve ser objeto de preocupação das gestões. Acontece que os hábitos de vida estão diretamente ligados à saúde das pessoas e, portanto, também impactam no desempenho no trabalho. A prática regular de atividades físicas reduz o risco do desenvolvimento de doenças crônicas e aumenta a sensação de bem-estar, refletindo na disposição para as atividades do dia a dia.

Sendo assim, incentivar seus colaboradores a vencer o sedentarismo é uma forma de cuidar da saúde deles e ainda ajudá-los a manter a qualidade no trabalho. Muitas vezes, as pessoas se acomodam a uma rotina de trabalhar sentada e, ao chegar em casa, permanecem muito tempo nessa posição para comer, assistir televisão ou usar o computador. Tais hábitos podem ficar ainda piores em contexto de home office.

Se você deseja ajudar seus colaboradores a mudar esse cenário, acompanhe abaixo nossas dicas de ouro.

1. Avalie a saúde dos seus colaboradores

Quantos dos seus colaboradores têm diabetes, colesterol ou problemas cardíacos? Você sabe se eles estão com o check-up médico em dia? Tem ideia dos tratamentos pelos quais cada um está passando? Se você respondeu não a essas perguntas, está na hora de ficar mais atento à saúde de quem trabalha em sua empresa. Oferecer questionários para que cada um preencha a respeito de seus problemas clínicos e hábitos alimentares pode ser o primeiro passo para isso. Os seguros e planos de saúde são o melhor meio de garantir que todos estejam sempre com os exames em dia.

2. Ofereça plataforma Wellness

Já que estamos em um período em que tudo precisa acontecer em ambiente online, você pode recorrer a uma plataforma Wellness para ajudar na manutenção da saúde dos seus colaboradores. Estamos falando de ferramentas tecnológicas que oferecem desde aulas online, até planos de nutrição e programas que ajudam a implantar uma cultura da saúde em sua empresa. Um bom exemplo é a Hupper.

3. Crie campanhas

Você já pensou em criar uma campanha antitabagismo na sua empresa? É só criar um slogan e, se for o caso, oferecer palestras que conscientizem sobre os malefícios do cigarro. A mesma ideia é válida no sentido de incentivar outros hábitos saudáveis. Pode ser que o colaborador nem tenha parado para pensar no quanto o sedentarismo pode ser prejudicial.

4. Ofereça benefícios relacionados a atividade física

Como forma de incentivar os exercícios, você pode firmar parceria com uma academia para que seus colaboradores ganhem desconto nas mensalidades. Tal medida serve como promoção à prática de atividade física. Talvez o seu colaborador só precise de um “empurrãozinho” para colocar em prática o plano de matricular-se em uma academia.

5. Incentive o movimento durante o expediente

Que tal “forçar” o seu colaborador a se levantar a cada vez que ele precisar beber água ou jogar algo no lixo? Para quem trabalha sentado o dia todo, é importante fazer pequenas pausas estratégicas para levantar-se e alongar-se. Conscientizar a todos dessa importância é fundamental.

6. Crie um ambiente de trabalho saudável

Dissemine a cultura do saudável no seu ambiente de trabalho. Caso os colaboradores realizem alguma refeição (ainda que um cafezinho) na empresa, você pode optar por produtos naturais. Outra ideia é criar convênios com restaurantes que ofereçam opções de pratos mais saudáveis.

O sedentarismo dos colaboradores é, sim, um problema também da empresa e precisa ser revertido. E, para interferir nisso, você não precisa perder o foco das metas reais da instituição em relação ao mercado. Basta oferecer alguns benefícios.

Se este post foi útil para você, não deixe de ler também este sobre a gestão de crônicos.