Seguros

Seguro ambiental: como funciona e vantagens para a empresa

14 de junho de 2021

Podemos considerar que estamos vivendo uma época de mais conscientização em relação à preservação do meio ambiente. Prova disso é que muitas empresas têm assumido responsabilidades quanto aos impactos causados pelos seus processos internos. Seguindo essa linha de pensamento, muitas recorrem ao seguro ambiental.

Se considerarmos que a sustentabilidade é um tema relevante no mundo corporativo e que prejuízos causados ao meio ambiente inevitavelmente vão refletir em danos para a própria empresa, recorrer a recursos que possibilitem a redução de tais alterações é uma atitude inteligente e consciente.

Se você deseja entender melhor como funciona o seguro ambiental e por que contratá-lo, continue a leitura deste artigo. Selecionamos informações importantes sobre o tema.

O que é e como funciona o seguro ambiental?

O seguro ambiental é capaz de reverter impactos ambientais causados por empresas, minimizando os danos que recaem sobre elas próprias e terceiros. Para contratá-lo, a empresa precisa estar em dia com todas as licenças ambientais e vistorias necessárias, de modo que se comprove que os meios de trabalho seguem as normas de preservação ambiental.

Trata-se de algo que pode ser considerado necessário para negócios em que ficam subentendidos potenciais danos ambientais nos processos produtivos. Ainda assim, estima-se que uma parcela considerável dessas empresas ainda não aderiu ao seguro. 

A cobertura pode variar de acordo com a empresa de seguro ambiental, mas entre os principais itens, podemos citar:

  • danos ecológicos puros, que consistem na destruição de ecossistemas, ainda que parcialmente;
  • perdas e danos materiais em decorrência da poluição súbita ou gradual;
  • prejuízos patrimoniais e extrapatrimoniais, que podem ser particulares e individuais;
  • isolamento, limpeza e descarte correto de resíduos;
  • danos imediatos, causados por problemas e situações inesperadas, como vazamentos de componentes químicos;
  • danos que já se instauraram no passado, mas cujos efeitos ainda podem ser sentidos;
  • danos previstos para o futuro, que ocorrem a partir de ações inevitáveis, que acontecem atualmente.

Que vantagens o seguro ambiental oferece às empresas?

Pode ser que você ainda tenha dúvidas quanto à real necessidade da contratação do seguro. Para mostrar o quanto ele é importante, preparamos uma lista de vantagens desse tipo de serviço. Confira.

Mais facilidade em transações comerciais

Muitas empresas dão preferência aos negócios com parceiros que tenham responsabilidade civil e ambiental. Até mesmo alguns bancos liberam empréstimos mais facilmente quando têm a garantia de que o dinheiro não será empregado em atividades que prejudiquem o meio ambiente. Isso significa que o seguro ambiental também abre portas comerciais para a sua empresa.

Menos prejuízos financeiros

Por mais que se evite a destruição do meio ambiente, existem algumas atividades necessárias, que causam certos impactos. Contar com um seguro que auxilie nessa prevenção e em ações que minimizem esses problemas é a garantia de que a sua empresa não vai sofrer com multas e ressarcimentos por possíveis danos causados.

Melhoria da imagem da organização

“Chique é ser consciente”: essa máxima faz todo o sentido quando se fala em preservação ambiental. Uma empresa que investe nessa política preventiva tende a conquistar não só fornecedores, mas clientes e parceiros profissionais de peso, que fazem toda a diferença em sua trajetória.

O seguro ambiental é uma forma de fazer a sua parte na preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que consolida a sua empresa no mercado e evita perdas decorrentes de possíveis acidentes ou mesmo da degradação ambiental. Além disso, é importante contar com uma equipe de profissionais capacitada e fazer uma boa gestão de benefícios.

Gostou de saber mais sobre o assunto e tem interesse em melhorar os resultados da sua empresa? Entre em contato conosco e conheça as opções de seguros que oferecemos!