Seguros Corporativos

A importância do seguro patrimonial para a continuidade dos negócios

10 de agosto de 2020

A principal função do Seguro Patrimonial é dar garantia aos empresários. Todos sabemos que empresas de qualquer segmento estão sujeitas a adversidades, como acidentes em suas instalações, roubos, ou mesmo eventos de ordem climática, como alagamentos, raios e vendavais. E ainda existe a questão da segurança de documentos.

Manter-se exposto a riscos de todo tipo podem fazer com que você, uma hora ou outra, seja vítima de tais ocorrências, que podem levá-lo a grandes perdas. Além disso, não é saudável para a empresa viver na incerteza, sabendo que qualquer evento mais grave poderia comprometer seriamente suas finanças.

Para você entender melhor, acompanhe abaixo nosso artigo especial sobre as vantagens do Seguro Patrimonial.

Importância do Seguro Patrimonial

O Seguro Patrimonial funciona como uma espécie de garantia para empresa. Assim, é possível considerar-se seguro quanto ao patrimônio já conquistado e à tomada de ações para os próximos passos. Trata-se de um item que deve fazer parte do planejamento financeiro da empresa, de modo que seja visto como um investimento, jamais como um custo.

Muitas vezes, uma empresa pode demorar anos para crescer e atingir determinado patamar no mercado. Grandes perdas ou prejuízos podem, portanto, ser fatais ao que já foi conquistado e ainda comprometer a continuidade desse crescimento. É por essa razão que é importante contar com um seguro que ofereça tal cobertura.

Assim, é possível obter, de fato, a segurança dos bens já conquistados e experimentar um poder maior na tomada de decisões futuras. Por incrível que pareça, o fato de saber de tal segurança impacta diretamente no planejamento e nas ações que serão estabelecidas em períodos futuros.

Cobertura do seguro patrimonial

Uma dúvida muito comum diz respeito à cobertura do seguro patrimonial, afinal, a que itens ele se estende? Será que um vidro quebrado ou um furto que ocorreu durante a noite entram na cobertura? Primeiramente, vale lembrar que os itens inclusos podem variar de acordo com as coberturas contratadas.

Mas existem inúmeras opções que você precisa conhecer para concluir quais realmente são relevantes para a sua realidade. Normalmente, quando pensamos em seguro patrimonial, já costumamos associá-lo a roubos e furtos. Embora esses sejam itens de suma importância, estão longe de ser os únicos problemas aos quais as instalações da empresa estão sujeitas.

Dos fenômenos de ordem natural podemos citar raios, vendavais, chuvas de granizo e alagamentos. Já que ninguém é responsável por tais ocorrências, contar com uma segurança em face delas é fundamental. Além disso, existem ainda os riscos de explosões e danos elétricos que também podem ser cobertos.

Incêndios, arrombamentos, quebra de vidros e outros danos materiais, ainda que estejam relacionados a equipamentos e veículos entram no rol de questões que nada tem a ver com a natureza, mas também fogem ao nosso controle. Por fim, ainda há planos com opção de inclusão de pagamento de aluguel e recomposição de documentos.

Como se pode ver, um Seguro Patrimonial pode ser bem amplo para manter a sua empresa protegida de adversidades e prejuízos.

Se você está interessado em adquirir tal garantia, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.