Seguro para jet-ski: o que é, como funciona e como contratar?

Seguro para jet-ski: o que é, como funciona e como contratar?

Tempo de leitura:3 minutos

Entenda quais são as melhores opções de proteção e garanta uma navegação tranquila e sem sustos. 

As motos aquáticas (popularmente conhecidas como jet skis) representam uma parcela significativa das chamadas embarcações de esporte e recreio no Brasil – categoria que inclui também botes, veleiros, iates e lanchas. 

Somente em 2023, de acordo com dados da Capitania dos Portos, das mais de 658 mil embarcações desta categoria registradas no país, um total de 118.153 mil correspondiam a motos aquáticas que, junto a outros tipos de veículos, viveram um momento de expansão da frota nos últimos anos.

Nesse contexto, o aumento do número de embarcações tem levado a uma busca natural pelos chamados seguros náuticos, que com diversas coberturas, podem oferecer uma ampla proteção a proprietários e terceiros. 

Saber quais as coberturas contratadas, limites de indenização e, ainda, as chamadas situações de exclusão, porém, são fundamentais na hora de contratar o seguro. Vamos entender como anda o contexto do setor náutico brasileiro e qual a importância dos seguros nesse universo? Acompanhe:

Como funcionam os seguros náuticos?

O seguro náutico atua com o objetivo de proteger o proprietário contra eventuais danos físicos, materiais, patrimoniais ou financeiros decorrentes de um sinistro ocorrido com sua embarcação. Podem ser utilizados para a cobertura, por exemplo, das seguintes situações:

Coberturas Básicas

► Avarias parcial e total

► Colocação e Retirada da Água

► Assistência e Salvamento

► Roubo ou Furto Total da Embarcação

Coberturas adicionais

► Responsabilidade Civil

► Remoção de destroços do casco

► Remoção de destroços para terceiros

► Extensão de limite de navegação para além do território nacional

► Participação em regatas à vela

► Participação em competição de pesca

► Transporte Terrestre

► Roubo ou furto de equipamentos fixos

► Roubo e furto da embarcação

► Explosões, colisões e abalroamento (colisão contra outra embarcação)

► Remoção de destroços em caso de naufrágio

► Cobertura contra danos físicos provocados a terceiros

► Indenização contra danos físicos e materiais a terceiros

Quais tipos de embarcações podem estar cobertas pelos seguros náuticos?

Além das motos aquáticas, os seguros náuticos também podem ser contratados para as seguintes embarcações:

Lanchas

Veleiros

Botes

Iates

Como é o processo de contratação de um seguro náutico?

A contratação de um seguro náutico é semelhante a de qualquer outro veículo: após o envio de algumas informações pelo proprietário – dados pessoais e do veículo – a seguradora realiza a análise do perfil do proprietário/condutor e também do veículo a ser segurado (modelo, ano de fabricação, locais de utilização e de guarda etc). 

A partir do cruzamento e da análise dessas informações, as coberturas e seus respectivos valores são estabelecidos e, a partir do aceite do contratante, o seguro passa a vigorar a partir do período estipulado em contrato. 

Mercado de vento em popa

O setor náutico como um todo passou por um período recente de crescimento expressivo, e segue com projeções positivas para os próximos anos.

Fatores relacionados à pandemia somados ao fortalecimento da indústria brasileira e ao potencial náutico natural do país puxaram um crescimento do setor de cerca de 7,6% entre os anos de 2019 e 2023, de acordo com dados da Capitania dos Portos. 

Nesse contexto, o setor de motos aquáticas foi o que liderou esse aumento. Considerando as estatísticas de embarcações por tipo da Marinha do Brasil, cerca de 12,4 mil novos veículos foram registrados entre 2019 e 2023, num aumento de 11,7%, seguido por botes (7,7%) e lanchas (6,1%).  

De acordo com estimativas da Acobar (Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos), o mercado náutico tem perspectivas positivas para os próximos anos, com uma projeção de até 120 mil novos empregos gerados no setor.

Como contratar o seguro náutico para moto aquática?

A Alper é especialista em seguros náuticos não apenas para motos aquáticas, como para todos os tipos de embarcações de esporte e recreio. Seja você proprietário de uma moto aquática, veleiro, lancha, bote ou iate, com a Alper você tem à disposição uma equipe altamente especializada em lhe oferecer as melhores opções de proteção.

Não fique sem proteção e garanta a tranquilidade necessária para navegar sem sustos. Fale conosco:

Newsletter imagem de fundo

Assine nossa Newsletter!

Notícias do setor e as últimas novidades da Alper em primeira mão para você: