Como usar a gamificação para engajar os funcionários trabalhando em home office?
  • Blog
  • Gestão
  • Como usar a gamificação para engajar os funcionários trabalhando em home office?

Como usar a gamificação para engajar os funcionários trabalhando em home office?

Tempo de leitura:3 minutos

Engajar os funcionários que estão trabalhando em home office pode ser um desafio para as empresas, já que nem todos sabem como lidar eficientemente com a rotina de trabalho remoto. Uma das soluções mais eficazes para vencer o problema é apostar na gamificação no RH, estratégia que traz vantagens como ter feedbacks em tempo real, coletar dados importantes para a área e manter o engajamento dos colaboradores em alta.

Neste artigo, vamos falar sobre alguns desafios de engajar a equipe remota, os benefícios de investir na gamificação para as empresas e, também, como usar a estratégia no RH. Confira!

Quais são os desafios de engajar a equipe remota?

Manter o engajamento dos funcionários que estão atuando remotamente é uma tarefa que merece muita atenção da equipe de Recursos Humanos, pois como esses colaboradores estão distantes da sede da empresa e dos colegas de trabalho, eles podem ficar mais propensos a cederem a distrações (filhos, animais de estimação, som alto na casa do vizinho etc.).

Além disso, a comunicação à distância pode ser dificultada, assim como a gestão do tempo e das atividades dos profissionais. Para vencer esses desafios e manter a equipe remota engajada e alinhada com as demandas da empresa, é essencial aplicar estratégias inovadoras, que tenham impacto real na motivação do time, como a gamificação.

Quais são as vantagens da gamificação para as empresas?

A gamificação é uma estratégia que proporciona diversos benefícios para as empresas, independentemente do porte e do setor de atuação. Como exemplos, podemos citar os seguintes:

  • feedbacks dos funcionários em tempo real, já que o desempenho de cada participante é medido na hora, por meio de rankings e pontuações;
  • maior aprendizado, pois é muito mais fácil assimilar e guardar conceitos por meio de atividades divertidas;
  • coleta de dados úteis para o RH, afinal, a gamificação geralmente é realizada por uma plataforma online, então é possível medir, por exemplo, a participação de cada membro de um time no jogo;
  • maior engajamento dos funcionários e aumento da motivação, principalmente no caso de competições com prêmios.

Como usar a gamificação no RH?

A gamificação no RH é uma aposta certeira para melhorar a gestão de pessoas na empresa. Para que a implementação da estratégia seja um sucesso, é necessário estabelecer objetivos, deixar claro para os colaboradores o que eles precisam fazer para atingi-los, bem como mostrar por que esse êxito é relevante para a empresa.

Outro passo para que a gamificação consiga aumentar o engajamento da equipe remota é estimular a competição saudável. Faça disputa entre áreas ou cargos, ofereça benefícios para quem vencer determinado jogo (como adotar hábitos saudáveis no home office) etc.

Por fim, é importante definir indicadores e acompanhá-los de perto para ter certeza de que a estratégia foi bem-sucedida. Caso realize um quiz, por exemplo, veja quantas pessoas acessaram o jogo, quantas concluíram o desafio e quantas acertaram todas as questões, por exemplo.

O investimento em na gamificação no RH é uma alternativa excelente para empresas que querem melhorar a qualidade de vida e aumentar o engajamento de seus funcionários em home office. Siga nosso passo a passo e mantenha em dia a motivação de sua equipe remota.

Gostou de aprender sobre gamificação no RH? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais para aumentar o alcance das informações!

Newsletter imagem de fundo

Assine nossa Newsletter!

Notícias do setor e as últimas novidades da Alper em primeira mão para você: