RH

Hard e soft skills: entenda como desenvolver seus colaboradores

06 de agosto de 2020
RH

Hard e soft skills: entenda como desenvolver seus colaboradores

06 de agosto de 2020
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Seria perfeito se todos os seus colaboradores tivessem as competências e habilidades completamente desenvolvidas, mas isso é improvável. Portanto, é preciso pensar em maneiras de trabalhar hard e soft skills para ter uma equipe mais preparada e cada profissional poder explorar o próprio potencial. A ação é muito positiva para o negócio, pois há um aumento na produtividade e uma melhora nos resultados alcançados.

Continue a leitura e veja como desenvolver as hard e soft skills corretamente no seu time!

O que são as hard e soft skills?

Para mapear e compreender quais são as habilidades que faltam, deve-se entender primeiro a diferença entre os dois conceitos. Hard skills são aquelas habilidades de cunho técnico, que podem ser ensinadas e mensuradas, como por meio de uma avaliação. É o caso de um aprendizado sobre metodologias ou processos específicos, para o profissional saber como executar certas ações ou como agir diante de determinadas situações.

Já as soft skills são habilidades ligadas ao comportamento. Apesar de subjetivas e de não serem medidas diretamente, elas podem ser desenvolvidas, tais como comunicação, trabalho em equipe, liderança e proatividade. Estas aparecem entre as opções mais famosas e valorizadas pelas empresas atualmente.

Como desenvolver hard e soft skills nos seus colaboradores?

Tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais podem ser reforçadas ao longo do tempo, e o primeiro passo é medir o nível de cada colaborador. Por meio de testes e tecnologias disruptivas, como o People Analytics, é possível ter uma ideia da situação. Depois, é necessário implementar ações que garantam hard e soft skills mais apuradas.

A seguir, veja algumas medidas para alcançar bons resultados!

Realização de treinamentos e incentivo à especialização

Especialmente em relação às competências técnicas, os treinamentos são indispensáveis, uma vez que eles trazem conhecimentos importantes e atualizam ou expandem conceitos técnicos que são usados no dia a dia. Com essa realização, é possível capacitar o time.

Para os colaboradores não dependerem apenas dos treinamentos internos, é interessante que a empresa também estimule a busca por especialização e capacitação técnica e comportamental. Oferecer incentivos e facilitar a construção do conhecimento são pontos essenciais.

Gamificação no RH e avaliações periódicas de desempenho

Para aumentar a motivação e o engajamento, uma boa alternativa é recorrer à gamificação no setor de Recursos Humanos. Quando o RH atua com as mecânicas de jogos, incluindo recompensas e classificações, o desempenho do time tende a ser melhor e, com isso, treinamentos e demais ações ganham efetividade.

Além de reconhecer a situação inicial, é preciso acompanhar a evolução do time sobre hard e soft skills. Uma das maneiras de fazer isso é por meio das avaliações de desempenho, as quais devem ser realizadas periodicamente e servirão para fazer comparações sobre a performance e a evolução, em relação aos esforços realizados.

Criação e consolidação de uma cultura de feedback

O feedback é muito importante para o desenvolvimento de habilidades, especialmente em relação às soft skills. Então, é imprescindível criar e consolidar uma política que envolva esse retorno consistente, sempre com base no respeito ao próximo, para garantir que a melhoria ocorra de modo orientado e saudável.

O desenvolvimento de hard e soft skills da equipe de colaboradores é essencial para a otimização do desempenho da empresa. Com a correta execução das dicas que compartilhamos, você passará a contar com times muito mais preparados e eficientes.

Quer manter seu negócio dinâmico e atualizado? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e dicas.

BLOG
CATEGORIAS
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

imagem_2022-04-26_181235079

Como as metodologias ágeis podem facilitar os processos de RH

handsome-business-man-working-at-the-desk-1

6 formas de vencer o sedentarismo dos colaboradores

post_thumbnail-99d26e4d776dd93e6bec3a237819568c

Saúde mental no trabalho: 5 ações para melhorar a qualidade de vida do colaborador

post_thumbnail-c738892ef6295ab334fc4d9f109eb8cb

Pensamento data driven: o que muda na gestão do RH?

post_thumbnail-c1cf057ea6b348189947520205ca1576

Entenda o que é machine learning e como ele impacta o RH

Female volunteer greeting woman at donation facility.

A importância do serviço social nas empresas

post_thumbnail-08f541433ff4582c60c0a24f68bebf3d

Recrutamento inteligente: como ser mais assertivo na seleção de talentos?

Diverse business team

Employer branding: saiba como encantar seus funcionários

Happy multicultural employees business team engaged in teambuilding giving high five hands celebrate corporate success motivated by shared win great result together in office, trust integrity concept

Como engajar seus funcionários de forma efetiva?