Gestão

Mudança de mindset: como colocar em prática na equipe?

19 de maio de 2021
Gestão

Mudança de mindset: como colocar em prática na equipe?

19 de maio de 2021
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

A mudança de mindset no ambiente corporativo deve ser uma das principais prioridades de líderes dentro das empresas, e é necessário sair da zona de conforto.

Afinal, a transformação da mentalidade dos colaboradores melhora o desempenho da equipe e influencia diretamente o aumento da produtividade, além de ser uma maneira de reduzir preocupações, estresse e a falta de motivação.

Diante desse cenário, é importante saber como implementar essa mudança de mentalidade, de modo adequado. Os gestores devem observar a dinâmica do mercado e seguir as tendências, sempre levando em consideração as peculiaridades do seu próprio negócio. Dessa forma, será possível se destacar no mercado e sair na frente da concorrência.

Mas afinal, como colocar isso em prática? Quais desafios devem ser superados? Neste post, reunimos as principais informações a respeito da mudança de mindset na empresa. Quer melhorar o desempenho do seu negócio? Então, continue lendo o conteúdo e confira as nossas dicas!

A importância da mudança de mindset

O mindset abrange as ideias, pensamentos, valores e crenças. Quando aplicado no contexto profissional, esse conceito se refere à mentalidade de um indivíduo no seu ambiente de trabalho. Isso inclui a forma como ele atua na sua rotina profissional, a percepção da realidade, a relação entre ele e seu chefe e demais colegas de trabalho etc.

A partir dessa transformação, os colaboradores poderão fazer escolhas mais acertadas e se tornarão mais conscientes de seu papel dentro da empresa. O melhor de tudo é que essa nova mentalidade pode ser construída aos poucos. Trata-se de um processo de ressignificação que envolve a extinção de atitudes sabotadoras e crenças limitantes que impendem o profissional de explorar plenamente seu potencial.

Diferenças entre o mindset fixo e o mindset de crescimento

mindset fixo é um conceito relacionado com as pessoas que defendem que a sua personalidade, gostos, inteligência, preferências e talentos são características fixas e imutáveis. Nesse sentido, são qualidades internas inerentes ao indivíduo e que não se sujeitam às intervenções e mudanças do ambiente externo.

Por sua vez, a mentalidade de crescimento se baseia na crença da possibilidade de mudança. O conceito defende a ideia de que a personalidade e as habilidades dos seres humanos podem ser aprimoradas com estímulos adequados e dedicação. Para isso, são colocadas em prática técnicas específicas que promovem o direcionamento em prol do aperfeiçoamento de traços na mentalidade e no comportamento das pessoas que podem ser melhorados.

Dicas para incentivar o mindset de crescimento na empresa

A mudança de mentalidade dos colaboradores proporciona resultados reveladores. Confira, a seguir, algumas dicas de como promover o mindset positivo na empresa.

Incentive a mudança da equipe

A mudança deve ser pensada de forma estratégica na equipe interna. É uma forma de testar novas configurações e descobrir habilidades dos colaboradores. Para isso, você pode propor dinâmicas de grupo, delegar novas tarefas aos funcionários e conhecer mais sobre os seus colaboradores.

Nem sempre a mudança é fácil. É comum haver a resistência por parte de alguns colaboradores, principalmente em decorrência de travas mentais e barreiras psicológicas criadas por eles mesmos.

Você pode organizar reuniões para que seus colaboradores discutam novas ideias, tragam sugestões e façam críticas. É uma forma de analisar os pontos que apresentam falhas e que precisam ser melhorados, além de trazer a oportunidade de a equipe se reinventar. Tudo isso ajuda a sair da rotina e obter resultados diferentes e melhores.

Comprometa-se com a mudança

Foi-se o tempo em que o líder era aquela figura inacessível. Atualmente, ele se dispõe a dialogar com todos os membros das equipes e é receptivo a novas ideias. A mudança deve valer para todos os membros que compõem as equipes, também incluindo os gestores, administradores, diretores e demais dirigentes.

É uma maneira de incentivar os colaboradores a seguir adiante. Afinal, ninguém melhor do que os próprios líderes para dar o melhor exemplo a ser seguido. Caso contrário, a equipe pode experimentar desânimo e falta de motivação em prosseguir.

Comunique as expectativas

A mudança de mindset na empresa envolve expectativas com relação aos resultados. O que você deseja obter com essa reestruturação na mentalidade das equipes? Processos mais rápidos? Mais produtividade? Melhor atendimento ao público?

Nesse sentido, o ideal é conversar abertamente com os colaboradores e abrir o jogo sobre o que se espera deles. Da mesma forma, é importante esclarecer pontos cruciais, como:

  • os motivos e os objetivos dessa mudança de mindset;
  • como isso traz influência para a empresa;
  • a alteração de prazos;
  • a rotina.

Você deve deixar claro para todos os colaboradores qual é o propósito da empresa. A missão da instituição não é apenas gerar lucro, mas também cuidar dos seus funcionários. Para isso, é importante determinar práticas que ajudem a incentivar e melhorar o desempenho dos profissionais, estimulando-os a darem sempre o máximo de si nas tarefas.

Invista pesado em tecnologia

Ferramentas tecnológicas ajudam a promover mais rapidamente a mudança de mindset dos colaboradores. Os softwares permitem a comunicação em tempo real com os membros da equipe e influenciam diretamente na melhoria dos relacionamentos interpessoais.

Nesse sentido, é possível manter um diálogo corporativo mais eficiente. Isso leva à conclusão das tarefas em menos tempo, com menor risco de erro e com uma maior produtividade.

Treine a equipe de forma adequada

Os antigos modelos de gestão de pessoas estão ficando obsoletos. Atualmente, as empresas precisam se reinventar e utilizar métodos de treinamento das equipes, de modo que os colaboradores tenham a postura adequada e saibam como agir diante de obstáculos. Para isso, aposte em cursos, ações internas, debate de ideias etc.

Como deu para perceber, trabalhar a mudança de mindset da sua equipe é um dos principais requisitos para que a empresa se torne mais receptiva e consiga satisfazer as necessidades dos clientes, se destacando no mercado e obtendo resultados cada vez melhores.

Entendeu como implementar a mudança de mindset dentro da sua empresa? Não perca tempo e comece já a aumentar a produtividade da sua equipe! Aproveite e assine a nossa newsletter para receber conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!

BLOG
CATEGORIAS
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

imagem_2022-06-01_111328226

O QUE É A RENOVAÇÃO COMPULSÓRIA NO SEGURO GARANTIA JUDICIAL?

handsome-business-man-working-at-the-desk-1

6 formas de vencer o sedentarismo dos colaboradores

post_thumbnail-99d26e4d776dd93e6bec3a237819568c

Saúde mental no trabalho: 5 ações para melhorar a qualidade de vida do colaborador

post_thumbnail-9e147565b8fdb7d876a433ffbc40d876

Saiba por que a resiliência no trabalho é importante

Businesswoman explaining coworker over computer at desk. Female business professionals are discussing in office. They are in smart casuals.

Impactos da inteligência emocional no trabalho

Happy multicultural employees business team engaged in teambuilding giving high five hands celebrate corporate success motivated by shared win great result together in office, trust integrity concept

Como engajar seus funcionários de forma efetiva?

Young collaegues sitting at office and discussing work

Job sharing: o que é e como funciona na prática?

original-4dd06e90fbfee679122631e63db0a5b2-scaled

A importância de criar uma cultura colaborativa em sua empresa

original-6b7e81692f501629e1b4ea0bcce25ccf-scaled

Como usar a gamificação para engajar os funcionários trabalhando em home office?