OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA MINDFULNESS PARA AS CRIANÇAS.

OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA MINDFULNESS PARA AS CRIANÇAS.

Tempo de leitura:3 minutos

Praticar a atenção plena ou mindfulness com crianças traz benefícios importantes para os pequenos. Quanto antes cuidarmos da saúde mental, melhor. Ao começar logo na infância, a criança terá uma vida adulta mais sadia.

Quer entender o conceito de meditação mindfulness, os benefícios para as crianças e como aplicar esta prática na rotina dos nossos pequenos? Confira a seguir!

O QUE É MEDITAÇÃO MINDFULNESS?

O mindfulness, ou atenção consciente ou atenção plena é uma prática na qual tomamos consciência dos distintos matizes de nossa experiência no momento presente. Nesse sentido, podemos ser conscientes de como nos movemos, como nos sentimos (tanto física como emocionalmente) e como respondemos ou reagimos diante de cada momento de nossa vida.

Apesar de se tornar uma tendência só recentemente, o mindfulness já é uma técnica antiga. Ela é praticada há milhares de anos e acredita-se que se originou no budismo. Vai além de uma prática, pois é uma filosofia de vida que proporciona uma atenção plena do aqui e agora. Desse modo, tira a ansiedade do futuro e o peso do passado.

Pode ser aplicada em vários aspectos das nossas vidas e a qualquer momento do dia. No entanto, o ideal é realizar como um treinamento diário e constante, com disciplina e comprometimento para que, cada vez mais, se alcance mais benefícios, promovendo um estado de relaxamento, concentração e foco. Como resultado, aumento da produtividade, autocontrole sobre as emoções, empatia, paciência e a memória, além de reduzir a ansiedade e o estresse.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS PARA AS CRIANÇAS?

O mindfulness é uma prática adequada para adultos, adolescentes e crianças. É justamente durante a infância e a adolescência que grande parte dos transtornos mentais surgem. Por isso, se uma criança começa a praticar o mindfulness desde cedo, pode ter uma vida muito mais saudável. Essa prática pode ser uma ferramenta importante para o autocontrole das emoções, contribuindo para o desenvolvimento da inteligência emocional. Ajuda também concentrar-se, enfocando a atenção na atividade que está desenvolvendo no momento.

O objetivo do mindfulness é fazer com que as crianças se tornem mais habilidosas para se adaptarem a qualquer ambiente e, especialmente, às diversas situações cotidianas. E tudo com técnicas que podemos ensinar a eles.

Quaisquer crianças podem começar a praticar e todas serão beneficiadas, desde as agitadas até as mais quietinhas e introspectivas. Ainda destacamos como principais benefícios de praticar a meditação mindfulness:

  1. Melhora do controle dos impulsos;
  2. Aumento da concentração, da atenção e do foco;
  3. Avanço do desenvolvimento infantil;
  4. Redução da ansiedade;
  5. Mais facilidade de se colocar no lugar do outro;
  6. Diminuição dos conflitos sociais;
  7. Melhora no desempenho escolar;
  8. Aumento da sensação de segurança, autoconfiança e autoestima;
  9. Estímulo da empatia e resiliência;
  10. Diminuição dos pensamentos de julgamento, ou seja, vive o momento sem julgar os outros e sem se preocupar com o julgamento alheio;
  11. Incentivo ao companheirismo, amizade e compaixão;
  12. Promoção de um aprendizado mais consistente ao longo do tempo;
  13. Aumenta a introspecção, observando mais claramente o que sucede em seu interior, em seu entorno e com os demais;
  14. Melhora a qualidade do sono e o processo de respiração para acalmar a mente e o corpo.

COMO ENSINAR A TÉCNICA PARA ELAS?

Se até para os adultos é difícil parar, respirar e perceber o momento presente, imagine como é para as crianças.

 As crianças a partir dos dois anos de idade já podem praticar o mindfulness. É preciso que as atividades sejam lúdicas para que os pequenos se interessem e sintam prazer em fazer. O ideal é realizá-las todos os dias por um período curto — 5 a 10 minutos são o suficiente.

Para integrar essa meditação no dia a dia da família, é importante a constância na prática. Ajuda muito que sejamos nós o melhor exemplo da criança. Se praticamos esse tipo de meditação, é provável que ela se anime à prática. Se você não pratica mindfulness, pode se colocar o desafio de começar praticando junto com seus filhos. Para isso, uma série de técnicas e exercícios de mindfulness podem nos auxiliar na prática da meditação.

A seguir, confira algumas ações muito eficazes para auxiliar a rotina de práticas.

  • Som da respiração: para essa atividade, escolha um lugar silencioso. Peça para que a criança se sente de maneira confortável e com a coluna retinha. Em seguida, que coloque uma das mãos sobre o peito e respire profundamente. Oriente ela a prestar atenção ao som da respiração.
  • Criando histórias: esse é um método que estimula, ao mesmo tempo, a criatividade, a imaginação e a concentração. Promova uma contação de histórias e, para que prestem ainda mais atenção, permita que elas participem. Isto é, uma pessoa conta um pedaço e a outra deve continuar. Para enriquecer a experiência, você pode utilizar um livro ilustrado. Desse modo, a criança poderá descrever as cenas, cores e personagens.
  • Colorindo ilustrações: outra atividade que encanta as crianças, a pintura de desenhos também é uma técnica de mindfulness. Além disso, ajuda a aprimorar a coordenação motora fina, a descobrir as cores e a aumentar a criatividade e imaginação.
  • O clima e as emoções: essa prática ajuda as crianças a identificarem o que estão sentindo. Para isso, peça que se sentem confortavelmente e fechem os olhos. Após respirar profundamente, instrua as crianças a se perguntarem: “como está o clima dentro de mim? ”, e que descrevam para você. Faça associações com as condições do tempo, assim, os estados felizes são um dia ensolarado; estados tristes, dias chuvosos; estados de raiva, dias com furacão, assim por diante. Caso relatem algum sentimento negativo, é interessante dizer que, assim como qualquer condição climática, isso também passará e não é preciso que elas lutem contra o sentimento. Basta relaxar, respirar profundamente, saber esperar, porque logo esse sentimento vai embora.
    Rotina de gratidão
  • Rotina de gratidão: as crianças devem se fazer conscientes de tudo de bom que ocorreu durante o dia ou em sua vida. É preciso que se dê conta das coisas boas não materiais. Um exemplo é a proposta do pote da felicidade para desenvolver o pensamento positivo nas crianças.

EXERCÍCIO BÁSICO DE MINDFULNESS PARA CRIANÇAS

  1. Sentar em posição cômoda, com a coluna reta.
  2. Feche os olhos suavemente.
  3. Faça três respirações profundas, sendo consciente de como inspira e como expira.
  4. Tal e como fizer está bem. Não se julgue.
  5. Coloque a mão sobre o coração e sinta as sensações que produz.
  6. Mantenha sua atenção nela e deixe sua mão aberta.
  7. Se vier alguma emoção ou pensamento, não há problemas. Tudo está bem.
  8. Simplesmente, se dê conta e volte, amavelmente, à sensação de sua mão no coração.
  9. Agora repita internamente, um par de vezes, as seguintes afirmações:

–  Este momento é uma oportunidade

– Neste dia quero ser amável e compassivo comigo.

– Neste dia, quero ser amável e compassivo com o mundo.

Depois desse exercício, e antes de abrir os olhos, dê um ligeiro sorriso para dar bom dia ao novo dia.

A prática do mindfulness para crianças é extremamente benéfica para o desenvolvimento das crianças. Além disso, permite que a família fique mais unida e passe bons momentos juntos, criando memórias afetivas inesquecíveis para todos.

REFERÊNCIAS:

https://www.biccolorir.com.br/mindfulness-criancas/#:~:text=Praticar%20a%20aten%C3%A7%C3%A3o%20plena%20ou,cuidarmos%20da%20sa%C3%BAde%20mental%2C%20melhor.

https://www.educlub.com.br/mindfulness-para-criancas-o-que-e-beneficios-da-atencao-plena-e-exercicios/

https://blog.eurekka.me/mindfulness-para-criancas/

https://blog.elevaplataforma.com.br/meditacao-mindfulness/

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