Benefícios

Plano de saúde para PME: saiba todas as questões sobre esse benefício

26 de novembro de 2021
Benefícios

Plano de saúde para PME: saiba todas as questões sobre esse benefício

26 de novembro de 2021
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Você sabia que mesmo as pequenas e médias empresas podem contar com planos de saúde de qualidade para atender todos os colaboradores? Com isso, os membros do time serão valorizados e terão à disposição atendimento sempre que necessário, garantindo seu bem-estar.

Mas pode ser difícil encontrar um plano de saúde PME, principalmente diante da diversidade de produtos do tipo disponíveis no mercado. Confira algumas dicas do que deve ser observado nesse processo de contratação, além de entender melhor como reduzir os custos dos planos de saúde para a sua PME

1. Para quem o plano de saúde PME é indicado?

Os planos de saúde PME são indicados para uma ampla variedade de empresas. Desde microempresas com apenas 2 beneficiários, até pequenos e médios negócios, todos podem contar com os benefícios desse suporte tão valioso.

Felizmente, o mercado oferece uma série de possibilidades para atender esse público. Com isso, é possível encontrar desde planos com excelentes coberturas sem que para isso seja necessário desembolsar uma fortuna.

Há ainda opções com coparticipação, em que a empresa arca com uma mensalidade fixa e o colaborador custeia um valor adicional a cada procedimento (consultas e exames, por exemplo) realizado.

De qualquer modo, além de avaliar o que o colaborador terá à disposição, a escolha do plano de saúde deve ser compatível com o caixa da empresa, para não comprometer as contas do negócio.

1.1 Por que contratar esse serviço?

A contratação de um plano de saúde para PME traz benefícios tanto para o negócio quanto para os colaboradores. Dessa forma, tal serviço deve ser encarado sempre como um investimento no que mais importa: a qualidade de vida de todos que trabalham no sucesso do empreendimento.

Além disso, a disponibilização de um plano de saúde ajuda na atração de talentos para os quadros da empresa, aumenta o engajamento e garante o atendimento necessário em casos de acidente no ambiente de trabalho. Por fim, em algumas circunstâncias é possível obter benefícios tributários com a contratação desse tipo de serviço.

1.2 O que observar para obter o melhor retorno?

No entanto, para garantir que o plano de saúde contratado entregue o retorno esperado quanto ao investimento feito, é importante observar alguns cuidados essenciais durante o processo de escolha. Por isso, separamos algumas dicas simples que merecem a sua atenção.

1.3 Consulte as reclamações

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regulamenta esse setor do mercado, mantém um levantamento sobre quantas reclamações cada operadora de plano de saúde recebe. Observar tais números pode ajudar bastante e evitar a contração junto a empresas com um histórico problemático.

1.4 Avalie a rede credenciada

Veja em que estabelecimentos médicos os beneficiários do plano poderão ser atendidos. Os planos podem ter abrangências geográficas diferentes e alguns estão restritos a apenas algumas cidades ou estados, por exemplo.

1.5 Confira as regras de reajuste

Para manter seu planejamento financeiro em ordem, é importante considerar quais são as regras de reajuste do plano. Normalmente são levados em conta a inflação no período, mudança de faixa etária dos beneficiados e o índice de sinistralidade.

Mais do que qualquer melhoria na produtividade, um plano de saúde PME certamente melhorará o ambiente na empresa, uma vez que todos estarão tranquilos, com a certeza de que terão o atendimento médico necessário sempre que preciso.

2. Como reduzir os custos do plano de saúde para a sua PME?

Embora sejam importantíssimos, os custos com os planos de saúde podem representar um grande peso nas contas da empresa. Em um cenário no qual qualquer centavo pode fazer diferença na obtenção de bons resultados, toda redução de custos é válida. Confira algumas estratégias para alcançar isso.

2.1 Busque reduzir a sinistralidade do plano de saúde

A sinistralidade é um dos fatores levados em consideração pelas operadoras para calcular os reajustes dos planos. Quando o uso dos serviços é maior que a expectativa e as despesas previstas, significa que a sinistralidade está alta, o que eleva ainda mais o aumento a ser aplicado. Por isso, controlar o índice de sinistralidade é uma boa forma de reduzir os custos com planos de saúde. Para tal, algumas medidas podem ser adotadas.

A primeira delas envolve a promoção de hábitos saudáveis entre os colaboradores que devem ser incentivados a manter uma alimentação saudável e a praticar exercícios, entre outras práticas que reduzem a prevalência de muitos tipos de doença. Conscientizar os funcionários sobre as consequências da má utilização desse serviço também pode ajudar.

2.2 Adote planos de coparticipação

Planos de coparticipação preveem que o beneficiário arque com uma parte dos custos da utilização do serviço em determinados procedimentos. Com isso, a demanda pelo plano costuma cair, reduzindo o seu custo.

2.3  Conte com soluções de gestão em saúde

Uma solução mais eficiente envolve a contratação de soluções em gestão de saúde. Por meio delas, sua empresa terá acesso a dados que permitem melhores tomadas de decisão e possibilitam planejar ações de promoção à saúde e ao bem-estar. Dessa forma, é possível combinar a redução dos custos do plano de saúde com a melhora na qualidade de vida dos colaboradores.

Unindo essas dicas, os planos de saúde para PME conseguem entregar todos os seus benefícios sem comprometer as contas do negócio.

Quer ajuda para escolher o melhor plano de saúde PME? Então, conte com o apoio da Alper, entrando em contato agora mesmo. Dessa forma você terá mais tempo para se dedicar ao dia a dia do seu negócio.

BLOG
CATEGORIAS
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

imagem_2022-04-26_181727990

Entenda o que é PAT e as principais mudanças desse benefício oferecido para o trabalhador

post_thumbnail-31149c25c5872bb3231a8694c881b864

Por que oferecer check up médico aos colaboradores? Entenda

post_thumbnail-dfcffd9c1f05518ed5d7b6bb2dd0d29d

Plano de saúde PME: como contratar? Saiba agora!

Businesswoman explaining coworker over computer at desk. Female business professionals are discussing in office. They are in smart casuals.

Descubra como fazer uma boa gestão de planos de saúde

post_thumbnail-d18febc9e13b2ae43be942f83c31997b

Veja quais as previsões para a telemedicina em 2021

gfdjty

Você tem ideia dos impactos da tecnologia aliada ao RH e à Gestão de Benefícios?

650x270

Seus colaboradores têm motivos para sorrir?

A-post31

Plano odontológico empresarial: o benefício que seus colaboradores precisam

A-post28

Eficiência para o plano de saúde, economia para a empresa e engajamento dos colaboradores