QUAL É A RELAÇÃO ENTRE EXERCÍCIOS FÍSICOS E SAÚDE MENTAL?
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QUAL É A RELAÇÃO ENTRE EXERCÍCIOS FÍSICOS E SAÚDE MENTAL?

Tempo de leitura:3 minutos

Transtornos psiquiátricos certamente estão entre as principais preocupações da sociedade atualmente. E isso inclui as empresas, que veem a sua força de trabalho comprometida pelo adoecimento dos seus colaboradores.

Por isso, é fundamental investir em prevenção. E são várias formas de fazer isso. Diante da relação benéfica entre exercícios físicos e saúde mental, sua empresa pode incentivar a prática de atividades físicas, por exemplo. Para saber como fazer isso, prossiga com a leitura.

POR QUE É IMPORTANTE INVESTIR EM MANEIRAS DE GARANTIR UMA BOA SAÚDE MENTAL?

Alguns dados reforçar a sensação de que estamos passando por um momento complicado em relação a saúde mental. Segundo levantamento feito pelo Instituto Ipsos sob encomenda do Fórum Econômico Mundial, em abril de 2021 53% dos brasileiros haviam afirmado que seu bem-estar mental havia piorado no ano anterior.

Outro levantamento indicava uma “pandemia paralela” em curso durante o agravamento da crise sanitária provocada pela covid-19. Pesquisadores brasileiros mostraram que entre março e agosto de 2020 houve uma demanda reprimida de mais de 470 mil atendimentos na rede pública.

Mas não é só a pandemia que contribui para a piora da saúde mental. As particularidades da vida moderna e as pressões do a dia a dia certamente fazem com que sejamos cada vez mais ansiosos e deprimidos. Por isso, é preciso agir para romper esse círculo.

COMO OS EXERCÍCIOS FÍSICOS AJUDAM?

Um dos recursos mais eficientes no incremento do bem-estar é a prática regular de exercícios físicos. Colocar o corpo para se movimentar traz benefícios tanto fisiológicos quanto psicológicos.

Retomando o velho conceito do equilíbrio entre corpo e mente, se exercitar ajuda no aumento da disposição, melhora o humor, alivia dores, fortalece o sistema imune, auxilia na qualidade do sono e eleva a autoestima.

Durante a prática esportiva, uma série de neurotransmissores inundam o cérebro, contribuindo para a regulação das emoções, reduzindo as sensações negativas e fortalecendo o bem-estar.

Para garantir tais benefícios, a recomenda da Organização Mundial de Saúde é que sejam feitos entre 150 e 300 minutos de atividade moderada ou entre 75 e 150 de atividades intensas por semana, desde que não haja contraindicação.

COMO FAZER ISSO DENTRO DAS EMPRESAS?

Uma vez que cada colaborador passa pelo menos um terço do seu dia dedicado às tarefas profissionais, a empresa tem papel fundamental no incentivo da prática adequada de ativadas físicas.

E isso pode ser feito de diferentes maneiras. Uma delas é garantindo benefícios que concedam descontos para o pagamento de mensalidades em academias ou ainda para a compra de itens esportivos.

Organizar grupos internos de práticas esportivas e fornecer informações qualificadas sobre a importância dos exercícios físicos também são boas alternativas. Dessa forma, cada colaborador pode encontrar o tipo de prática que mais lhe traz satisfação e faz sentido de acordo com sua rotina.

O adoecimento psíquico traz consequências que vão além do custo material desses transtornos. Com isso, diante dos prejuízos individuais e sociais desses transtornos, investir na prevenção é fundamental. Então nunca ignore a relação positiva entre exercícios e saúde mental e incentive tais práticas sempre.

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