Quer manter sua obra protegida contra perdas e danos?

Quer manter sua obra protegida contra perdas e danos?

Tempo de leitura:3 minutos

Você sabe como funciona um seguro de risco de engenharia? Esse é um serviço fundamental para qualquer tipo de obra a ser realizada, desde uma pequena reforma até a construção de grandes empreendimentos. Uma construção ou um reparo são processos complexos, com muitos riscos e variáveis envolvidos.

Por isso, além de tentar garantir uma equipe de qualidade, bons materiais e condições adequadas, é necessário pensar em prevenção e contar com a proteção de um seguro. Para entender melhor do que se trata esse serviço, quando contratá-lo e quais as suas vantagens, continue a leitura. Trouxemos aqui as principais informações sobre o assunto!

O que é um seguro de risco de engenharia?

Trata-se de um seguro cujo objetivo é garantir o reparo ou reconstrução da obra em caso de algum evento danoso, garantindo desta forma a continuidade dos negócios do construtor, incorporador, empreiteiro ou proprietário da obra. Ele vai indenizar, por exemplo, custos causados por acidentes, problemas na instalação ou na montagem, quebra de equipamentos e por aí vai. Vamos explicar melhor sobre suas coberturas mais à frente.

Existem diversas modalidades desse seguro, incluindo parte civil, instalação de equipamentos e etc, sendo necessário escolher a melhor e mais completa para cada empreitada. A ideia é garantir cuidado e atenção a todos os envolvidos na obra e proteger seus recursos financeiros contra imprevistos. De modo geral, podemos dizer que esse é um serviço essencial para todos aqueles que demandam ou realizam alguma atuação de engenharia.

Como esse seguro funciona e qual sua importância?

O seguro de riscos de engenharia inicia com a mobilização do canteiro de obras e se encerra quando cumprido ao menos um dos requisitos abaixo:

  • Aceitação, mesmo que provisória, da obra;
  • Colocação da obra em uso ou operação, mesmo que parcial ou em apoio à execução do projeto;
  • Transmissão de posse;
  • Se encerre o prazo de obra descrito na apólice*

*por este motivo se faz necessária a prorrogação do seguro para acompanhar o cronograma de obras.

O seguro pode se estender ao período pós obra através da cobertura de manutenção ampla, que visa amparar os danos causados durante os serviços de manutenção e os danos que se manifestem no período pós obras, para tanto é necessário haver uma obrigação contratual entre executante e cliente. A cobertura geralmente é fornecida com prazos de 6 à 12 meses, sendo possível a extensão para até 24 meses em situações específicas. Lembrando que não é possível sua contratação de forma isolada.

Poderíamos citar uma série de motivos pelos quais esse tipo de seguro é tão importante. É preciso levar em conta que uma construção, um reparo ou uma ampliação oferece uma quantidade enorme e variada de riscos, tanto materiais quanto físicos, e isso gera grandes prejuízos. 

Pense, por exemplo, em todas as consequências de um equipamento danificado. Seria necessário repor o material, interromper ou atrasar a obra em função de sua ausência, arcar com o atraso frente aos clientes e muito mais. Isso quando o problema não for tão grave quanto um acidente, que envolve muito mais custos e despesas. 

Sem um seguro de riscos de engenharia nesses casos, o preço a ser pago seria muito maior e em algumas situações dependendo do tamanho dos prejuízos até interrompe definitivamente a obra. Vale lembrar ainda que um seguro completo garante também possíveis danos a terceiros, o que protege ainda mais o seu bolso e a sua reputação.

O que um seguro de risco de engenharia cobre? 

Como explicamos anteriormente, as possibilidades de coberturas são bem amplas e compreendem boa parte dos riscos de uma construção. Como em outros tipos de seguro, existem pacotes, coberturas básicas, adicionais e riscos não inclusos, portanto vale sempre a consulta à apólice e/ou seu corretor.

A cobertura básica ampara a obra, parte civil e equipamentos, contra os danos de causa externa como incêndio, vendaval, furto, bem como os danos consequentes das falhas de execução e as obras provisórias existentes no canteiro. Através das coberturas adicionais pode ser incluído o amparo para erro de projeto, desentulho, despesas de agilização, danos à terceiros, entre outras despesas.

Por contemplar tantos riscos, em diversas situações, fica fácil compreender que é muito importante poder contar sempre com um seguro de risco de engenharia bem colocado. Respondendo à pergunta que deu o título a este artigo, diríamos que esse serviço pode ser utilizado em praticamente qualquer problema que ocorra em uma construção, então é melhor tê-lo à sua disposição, não acha?

O mais importante é saber com quem contar e escolher uma boa empresa para contratar! Se você tem mais dúvidas sobre seguros, entre em contato. Será um prazer conversar com você!

Newsletter imagem de fundo

Assine nossa Newsletter!

Notícias do setor e as últimas novidades da Alper em primeira mão para você: