Gestão

Saiba por que a resiliência no trabalho é importante

04 de junho de 2021
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Saiba por que a resiliência no trabalho é importante

04 de junho de 2021
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Resiliência é uma palavra que vem ganhando muito espaço. No entanto, você sabe o que ela realmente significa? Na física, ela diz respeito a uma propriedade que tem como principal característica a capacidade de retornar ao seu formato inicial. Ou seja, a resiliência no trabalho pode ser descrita como o modo que reagimos às adversidades.

Como a psicologia emprestou esse conceito da física e o utiliza de forma metafórica, a resiliência se tornou uma característica daquelas pessoas que se adaptam mesmo após terem problemas ou crises. Em um mundo cada vez mais veloz, essa é uma força muito procurada por empresas que vislumbram o crescimento.

Por ser um atributo valioso, continue a leitura e entenda por que a resiliência no trabalho é tão importante.

Reduz conflitos

A dificuldade em lidar com frustrações é um dos principais problemas que levam a conflitos no trabalho. Não saber encarar os problemas que surgem com calma é o motivo para que as desavenças comecem, além de afetar todo ambiente corporativo. 

Assim, questões como posturas inadequadas e relacionamentos conflituosos são recorrentes. Entretanto, se o profissional já desenvolveu sua resiliência, as chances de conflitos são bastante reduzidas, uma vez que ele não se deixará abalar por problemas com outros colaboradores. Dessa forma, o diálogo sempre será a saída escolhida.

Cria uma rede de apoio

Às vezes, as experiências no ambiente corporativo podem ser mais difíceis para algumas pessoas. Nesse momento, uma rede de apoio formada pelos colaboradores da equipe será essencial para amparar aquele colega que ainda não é tão resiliente. Algumas situações são mais complexas e exigem mais emocionalmente, o que pode ser um baque.

Como uma alternativa para isso, além do apoio e acolhimento da equipe, será possível investir em treinamentos. Afinal, além das capacitações mais técnicas, o desenvolvimento da inteligência emocional também tem grande valor dentro das empresas. Assim, a cultura colaborativa será fortalecida.

Mantém a motivação

A resiliência no trabalho também é um aspecto importante para manter a motivação da equipe. Até mesmo nos momentos em que as situações ficam mais tensas e complicadas, os colaboradores conseguem ser racionais. Dessa maneira, as frustrações não causarão desânimo.

Uma boa liderança também é um ponto muito importante. Afinal, é o líder quem indicará os melhores caminhos e motivará a equipe em meio às adversidades. Apontar perspectivas mais positivas será determinante para o engajamento e estímulo dos colaboradores.

Ensina a ver o lado positivo de diferentes situações

Enxergar o que há de bom nas situações é uma das formas de encarar os problemas com um olhar resiliente. Essa visão mais flexível é fundamental, pois as mudanças são inevitáveis. Portanto, enxergar cada questão como ela é e buscar por soluções faz parte da resiliência, uma vez que o colaborador não se deixa abalar.

Acreditar na capacidade e competência da equipe também é importante, pois eles ficarão mais confiantes nas atividades que desenvolvem. Esse equilíbrio é um dos aspectos mais interessantes alcançados quando se consegue controlar as emoções. Assim, até os trabalhos entregues terão mais qualidade.

Portanto, existem diversas maneiras de desenvolver a resiliência no trabalho, como incentivar o autoconhecimento dos colaboradores, dar feedbacks, motivar a equipe e ser um bom líder. Com essas medidas, haverá mais bem-estar e seus funcionários entregarão melhores resultados!

Você considera sua equipe resiliente? O que faz para que eles sejam mais fortes no ambiente de trabalho? Conte para a gente nos comentários!

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