Saúde, Você mais saudável

SAÚDE OCULAR: VOCÊ CUIDA BEM DOS SEUS OLHOS?

28 de junho de 2022
Saúde, Você mais saudável

SAÚDE OCULAR: VOCÊ CUIDA BEM DOS SEUS OLHOS?

28 de junho de 2022
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

O mais dominante dos nossos sentidos, é a visão e ela desempenha um papel crítico em todas as facetas e fases das nossas vidas. Um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, ela é responsável por cerca de 80% das informações que recebemos. Sem a visão, aprender a andar, a ler, a participar da escola e a trabalhar, por exemplo tornam-se tarefas muito mais difíceis.

Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da OMS, 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e desses casos, pelo menos 1 milhão poderiam ter sido evitados ou ainda não foram atendidos.

A Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, órgão associado à Organização Mundial da Saúde (OMS), informa que no Brasil uma pessoa com mais de 80 anos aumenta em até 30% o risco de ficar cega. Além disso, mais de 100 mil crianças brasileiras possuem algum tipo de deficiência visual.

PRINCIPAIS DOENÇAS OCULARES:

As doenças oculares podem causar alergias, infecções, perfurações que possam danificar a visão, e até mesmo levar a deficiência visual e cegueira. São elas:

1.     Conjuntivite aguda bacteriana: é reconhecida pela vermelhidão, secreção aquosa, mucosa ou purulenta. Recomendações: fazer lavagens e limpeza local frequentes com soro fisiológico ou água filtrada fervida. Se não houver melhora em dois ou três dias, deve-se procurar um oftalmologista;

2.     Conjuntivite aguda viral: é reconhecida pela vermelhidão, lacrimejamento e pouca ou nenhuma secreção; às vezes pode ocorrer hemorragia. Se não houver melhora em uma a três semanas, deve-se procurar um oftalmologista;

3.     Tracoma: é uma conjuntivite crônica, reconhecida por vermelhidão ocular, que pode levar à cegueira. Deve ser tratada por oftalmologista;

4.     Catarata: é a opacificação do olho (cristalino). Reconhecida também pela alteração de cor da pupila, que pode variar entre o cinza e o branco. Acarreta a perda gradativa da acuidade visual, porém sem dor. Deve ser tratada por meio de cirurgia pelo médico oftalmologista;

5.     Glaucoma: é o aumento da pressão intraocular. Deve ser diagnosticada e tratada pelo oftalmologista.

6.     Síndrome do olho seco: é uma doença multifatorial das lágrimas e da superfície ocular (pálpebras, conjuntiva e córnea) que causa sintomas de desconforto, alterações visuais, instabilidade do filme lacrimal e está associada à hiper-osmolaridade do filme lacrimal e à inflamação da superfície ocular.

7.     Degeneração macular: é uma doença relacionada à idade e acomete a área central da retina, chamada de mácula e evolui com baixa de visão progressiva.

CUIDADOS COM A SAÚDE OCULAR:

Cuidar dos seus olhos é fundamental. No dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde ocular, data importante para nos atentarmos com os cuidados que devemos ter com os nossos olhos.

Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira.

FIQUE ATENTO!

Doenças como hipertensão e diabetes que não estão relacionadas à visão, podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento constante.

A seguir, confira algumas dicas de cuidados essenciais a saúde dos olhos:

1.     Mantenha uma alimentação saudável: consumir nutrientes como ácidos graxos ômega 3, luteína e zinco ajudam a manter os olhos saudáveis e ainda previne a catarata e a degeneração macular.

2.     Evite o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas: Apesar das bebidas alcoólicas serem metabolizadas pelo fígado, elas produzem resíduos tóxicos, o que favorece o envelhecimento precoce das células oculares. Além disso, o álcool causa desidratação, afetando também os olhos. Já o tabagismo é considerado um fator de risco para doenças oculares como degeneração macular e catarata, além de poder gerar danos ao nervo óptico.

3.     Proteja seus olhos do sol: óculos com proteção ultravioleta (UV) devem ser utilizados sempre, pois a luz UV é prejudicial às células da retina, causando o envelhecimento precoce delas. Além disso, a incidência de raios UV nos olhos podem provocar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.

4.     Previna a síndrome do olho seco: para quem trabalha com atividades de leitura ou computador, pode realizar pequenos intervalos de descanso que ajudam a relaxar o músculo do olho e evitar o olho seco. Dica: a cada 30 minutos, faça uma pausa de 20 segundos e olhe para uma distância mínima de seis metros, ou seja, procure olhar para o horizonte o mais longe possível.

5.     Nunca coce os seus olhos: o ato aparentemente simples de coçar os olhos é prejudicial para os seus olhos. Além de machucar, também pode causar deformidades nas córneas – a lente transparente na frente do olho. As pessoas que têm predisposição para o ceratocone devem tomar mais cuidado ainda. Essa doença deixa a curvatura da córnea bicuda e fina e ao coçar os olhos o problema pode piorar ou ser desencadeado. 

6.     Se você precisa de óculos de grau, não deixe de usá-los: Os óculos de grau devem ser usados corretamente para evitar problemas oculares e incômodos, como dores de cabeça e cansaço das vistas.

7.     Colírios só devem ser usados com orientação médica: como qualquer outra medicação, cada colírio tem uma indicação específica, contraindicações e efeitos colaterais. Por isso, é necessário avaliar cada caso no consultório. Então, nada de sair pingando colírio em seus olhos sem orientação médica. É muito perigoso para a sua saúde. 

8.     Não compartilhe maquiagem: Existem itens pessoais que não compartilhamos, pois podem transmitir doenças. As maquiagens são uma delas. Dividir pincéis, esponjas, rimeis e outras maquiagens usadas nos olhos podem transmitir desde conjuntivites até herpes ocular. 

9.     Se a sua profissão exige óculos de proteção, nunca deixe de usar! Muitas profissões exigem o uso de óculos de proteção. E isso é fundamental para evitar acidentes sérios com os seus olhos.

10.  Não descuide durante o tempo seco: a baixa umidade do ar causa irritação, ardência e vermelhidão ocular, por agravar a evaporação da lágrima. Ventiladores e ar-condicionados devem ser evitados, pois ressecam ainda mais os olhos.

11.  Faça a higienização adequada das suas lentes de contato: uma lente suja em contato com o seu olho pode causar infecções sérias. Por isso, as lentes de contato devem sempre ser limpas antes e após o uso, mas apenas com os produtos de higiene específicos e com as mãos bem lavadas.

12.  Procure um oftalmologista periodicamente: Você não deve deixar para ir ao oftalmologista apenas para saber se está precisando de óculos. A consulta de rotina é fundamental para diagnosticar doenças silenciosas como o glaucoma (que pode levar a cegueira), hipertensão ocular, diabetes, entre outras. Por isso, é fundamental fazer uma visita anual ao seu oftalmologista, pois ele é o profissional mais qualificado para cuidar da sua visão. Nos casos de doenças oculares, essas visitas podem até ser mais frequentes, de acordo com a indicação do médico. 

Cuidar da sua visão é olhar para o futuro! Não feche os olhos para a saúde ocular!

REFERÊNCIAS:

https://bvsms.saude.gov.br/saude-ocular/

https://bvsms.saude.gov.br/7-dicas-para-manter-a-saude-ocular/

https://www.paho.org/pt/topicos/saude-ocular

https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/328717/9789241516570-por.pdf

https://guiadafarmacia.com.br/materia/saude-ocular-cuidados-devem-ser-frequentes/

https://clinicacanto.com.br/blog/oftalmologistas-listam-10-cuidados-para-a-saude-ocular.html

https://cura.com.br/5-cuidados-essenciais-com-a-saude-ocular/#:~:text=Ter%20h%C3%A1bitos%20saud%C3%A1veis%2C%20como%20uma,degenera%C3%A7%C3%A3o%20macular%20e%20a%20catarata.

BLOG
CATEGORIAS
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Imagem

HIPERATIVIDADE, DISLEXIA E TDAH – COMO DIFERENCIÁ-LAS?

semana da amamentação

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Hands hold a donut and a measuring tape on a white background, the concept of choice in nutrition, weight loss, diet, obesity, overeating.

TRANSTORNOS ALIMENTARES – ANOREXIA E BULIMIA

hands-with-lungs-shape

PRINCIPAIS DOENÇAS CRÔNICAS RESPIRATÓRIAS

imagem_2022-06-01_111516477

10 DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS E JOVENS

titimg-blog-ela-1

O que é a Esclerose Múltipla e quais são os seus sinais

imagem_2022-06-01_110324544

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE EXERCÍCIOS FÍSICOS E SAÚDE MENTAL?

titimg-blog-prevencao

A prevenção está em suas mãos: Dia mundial da Higienização das mãos

imagem_2022-04-26_181951669

Segurança e saúde no trabalho