Destaque

Qual a importância de um seguro para locação de imóveis?

9 de setembro de 2019

Quando você vai alugar um imóvel, a primeira preocupação é calcular se o valor do aluguel é compatível com a sua renda mensal, mas existem outras questões a considerar antes de fechar o contrato, como a comprovação de que não há risco de inadimplência para o locador. É aí que entra a apólice do seguro.

Também conhecida como seguro fiança, essa opção oferece agilidade e facilidade para quem não tem um fiador disponível. Contudo, essa categoria de seguro tem algumas normas a serem cumpridas para quem quer fazer uso dele.

Este artigo vai ajudar você a conhecer melhor a importância do seguro para locação de imóveis e as principais vantagens que ele oferece.

O que é e como funciona o seguro para locação de imóveis?

O seguro fiança funciona como uma forma de mensalidade paga pelo inquilino que não tem um fiador disponível. Esse pagamento é destinado ao ressarcimento de quaisquer despesas em situações nas quais o valor do aluguel mensal deixe de ser pago.

Além disso, o seguro para locação de imóveis tem outros tipos de coberturas adicionais, como: danos causados às propriedades, todos os tipos de encargos, multas e taxas de rescisão contratual, entre outros.

Há no mercado, seguradoras que oferecem diversas coberturas para diferentes situações, sempre com o intuito de proteger tanto o locatário quanto o inquilino por todo o período de vigência do contrato.

Qual a importância de contratar esse tipo de seguro?

Contratar esse seguro evita várias dores de cabeça, além de trazer tranquilidade para o seu dia a dia. Confira as principais vantagens do seguro fiança.

Sem necessidade de fiador

Com o seguro fiança, não há a necessidade de trazer um fiador para firmar o contrato de locação. O procedimento para analisar o crédito e aprovar o seguro para locação de imóveis traz facilidade e rapidez à operação.

O locatário deve apenas ter um comprovante de renda igual ou superior a quatro vezes a quantia mensal do aluguel, sendo que a composição pode ser em conjunto com até três locatários.

Renovação anual

O seguro fiança é renovado obrigatoriamente a cada ano, garantindo a segurança na continuidade do contrato de aluguel.

Flexibilidade de pagamento

Existe a possibilidade de parcelar o pagamento desse tipo de seguro, para que o locatário não tenha que descapitalizar, ao contrário do que acontece em situações que exigem o Depósito Caução.

Assistência 24 horas

Há apólices de seguro fiança que incluem coberturas assistenciais para residência, como serviços de chaveiros, eletricistas e encanadores, entre outros. Trazendo agilidade na solução de pequenos reparos.

Como contratar esse tipo de serviço?

A contratação dessa categoria de seguro é bastante simples. Caso o locatário e o locador sejam pessoas físicas, os documentos pedidos são CPF, RG, xerox da Carteira de Trabalho, o último contracheque ou os recibos de pagamento do último trimestre.

Se a pessoa que deseja alugar o imóvel desempenhar funções como autônomo ou profissional liberal, ela deve comprovar a renda por meio da apresentação do Imposto de Renda do último ano, em conjunto com o seu extrato bancário dos três últimos meses. Para quem é MEI, é preciso acrescentar uma declaração de firma individual.

Existem vários tipos de cobertura e assistências do seguro para locação de imóveis. Portanto, para contratar uma apólice que seja ideal para as suas necessidades, procure uma seguradora de confiança e credibilidade no mercado.

Gostou de entender como funciona o seguro para locação de imóveis? Quer saber ainda mais? Entre em contato com a Alper Seguros e conte com uma das maiores seguradoras do país!