Seguros Corporativos

Seguro para eventos: saiba como funciona e qual a importância

9 de setembro de 2019

A organização de eventos de qualquer natureza, exige que cada detalhe precisa ser levado em consideração no planejamento. Mas, ainda assim, existem diversos imprevistos que fogem do controle até das equipes mais competentes e alinhadas. É justamente nesse cenário que entra em ação o seguro para eventos.

Neste artigo, apresentaremos para você uma visão geral sobre o seguro para eventos. Dessa forma, ficará fácil entender qual a importância de contar com esse serviço ao realizar um evento. Confira!

Como funciona o seguro para eventos?

Circunstâncias fora dos seus planos podem acontecer no seu evento, por exemplo:

  • algum incidente com seus colaboradores ou participantes;
  • panes em equipamentos na montagem ou desmontagem;
  • motivos que levem a devolução de ingressos;
  • incêndios ou explosões;
  • necessidade de cancelamento por questões ligadas à força da natureza.

Diante disso, várias empresas já optam por contratar um seguro para eventos e incluem esse item no seu planejamento de ações corporativas. Afinal de contas, trata-se de uma modalidade de seguro que despreocupa por completo seu contratante. É garantia de segurança à empresa e aos convidados.

Quais vantagens esse serviço oferece?

Contratar esse seguro proporciona tranquilidade ao organizar e operacionalizar o evento, pois quem contrata tem o auxílio necessário se a situação sair do seu controle. Dessa maneira, os responsáveis pela realização do evento podem focar em fazê-lo acontecer.

Em caso de qualquer tipo de problema durante o evento, a companhia que promoveu a ação consegue proteger a sua imagem. Isso porque ela pode oferecer um retorno ágil para as necessidades do seu público.

O que esse tipo de seguro cobre?

O seguro de Riscos Diversos (RD) cobre perdas e danos a bens do segurado. Ou seja, todos os equipamentos e dispositivos eletrônicos, o local onde o evento será realizado e outros utensílios estarão cobertos. Vale ressaltar que o RD não tem cobertura para danos morais e físicos nem da equipe organizadora, nem dos participantes.

Já o seguro de Responsabilidade Civil (RC) oferece proteção para possíveis danos materiais e corporais a terceiros, que podem ser tanto funcionários como o público em geral presente na iniciativa. Uma apólice completa de Evento tem vários tipos diferentes de coberturas que o contratante pode adicionar. Entre eles:

  • Responsabilidade Civil;
  • Promoção de Evento
  • Roubo de Valores da Bilheteria;
  • Acidentes Pessoais para Público e Staff;
  • Cancelamento para Condições Climáticas;
  • Fornecimento de Alimentos e Bebidas.

Como contratar o melhor seguro para eventos?

A contratação de um seguro para eventos é muito simples. Primeiramente, o organizador deve procurar uma corretora de seguros com credibilidade no mercado para fazer a apresentação do seu projeto de evento.

Depois da montagem da estrutura, a seguradora realizará uma inspeção de risco no local. Durante essa vistoria, serão avaliados todos os equipamentos e a estrutura do lugar. Vale dizer que essa inspeção é mais usada para o caso de grandes eventos.

No prazo máximo de 15 dias, a seguradora retornará com seu parecer à empresa organizadora do evento, com a aceitação dos riscos e coberturas. Por fim, será emitida a apólice do seguro para início da vigência.

Como você conferiu, a contratação de um seguro para eventos é simples e pode salvar sua empresa de grandes problemas. Trata-se de um investimento que garante o sucesso do trabalho realizado e que demonstra a sua preocupação com a integridade de todos os envolvidos na ação.

Você já passou por algum imprevisto ao organizar um evento? Conte nos comentários o que aconteceu.