Seguros Corporativos

Você sabe o que é a responsabilidade civil?

9 de setembro de 2019

Você sabe o que é responsabilidade civil? Entende a importância dela para as relações sociais? Muitas pessoas até têm esse fator contemplado em seus seguros, mas não compreendem de fato a que ele se refere. Por conta disso, podem acabar nem o utilizando de maneira adequada em um momento de necessidade.

A verdade é que a responsabilidade civil é um conceito fundamental, tanto para um seguro quanto para a sociedade como um todo. Ela é bastante ampla e, exatamente por abranger diferentes quesitos, é essencial ter conhecimento sobre os principais pontos que envolvem o seu funcionamento.

É por isso que vamos explicar o que é responsabilidade civil de um jeito bem didático. Após abordarmos o conceito e a importância dele, falaremos especificamente sobre o seguro de RC.

O que é responsabilidade civil?

De modo geral, podemos dizer que a responsabilidade civil se refere à obrigação de reparar os danos que causamos a outra pessoa. Se você, um responsável seu ou mesmo uma posse material causar algum tipo de prejuízo a alguém, será necessário arcar com esse ocorrido, conforme explicado no Código Civil.

Os danos reconhecidos por lei são dos mais variados tipos, incluindo tanto questões morais quanto patrimoniais. Para ficar mais claro, vamos citar um exemplo:

Caso nos envolvemos em uma batida de carro e geramos prejuízos a alguém, é nosso dever arcar com a reparação dos danos. Da mesma forma, se uma pessoa não segue as regras estipuladas em um contrato, ela precisará arcar com as devidas consequências.

Temos aí, portanto, situações que exemplificam dois tipos de responsabilidade civil: a delitual e a contratual. Porém, as leis e as modalidades se estendem de maneira muito mais ampla.

É válido destacar que existem as modalidades objetiva e subjetiva. A diferença entre elas é que, na primeira, não é necessário comprovar a culpabilidade para a pessoa precisar arcar com a indenização. Na segunda, sim.

Por fim, lembramos que o Estado também tem sua responsabilidade civil para com a população. Assim, percebe-se o quanto esse conceito é abrangente. Mas por que falar sobre ele aqui e o que o seguro tem a ver com isso?

A importância da responsabilidade civil

Como podemos perceber, a responsabilidade civil é fundamental para a manutenção das relações sociais. Imagine viver em uma sociedade na qual ninguém tem a obrigação de arcar com as consequências dos danos que causou de alguma forma. Seria uma grande bagunça, certo?

Esse dever é um modo de manter as coisas mais justas e nos permitir viver em paz. Por essas e outras razões, é muito importante conhecê-lo bem. Agora, sabia que o seu seguro pode ajudar você com essa responsabilidade? Entenda melhor a seguir!

O que é o seguro de responsabilidade civil?

Quando você contratou o seu seguro de automóvel ou o seu seguro residencial, talvez tenha ouvido falar de uma apólice de responsabilidade civil, mas pode não ter dado tanta atenção a ela. Bom, esse recurso possibilita, por exemplo, cobrir financeiramente os prejuízos causados de maneira não proposital a terceiros.

A finalidade principal do que chamamos de seguro de responsabilidade civil é justamente esta: indenizar a outra pessoa por danos corporais e/ou materiais que você não teve a intenção de causar. Desse modo, seu objetivo é garantir a segurança e a tranquilidade do segurado e de sua família.

Ao contrário do que muitos pensam, essa modalidade não é encontrada apenas como uma das opções de apólice de outro seguro. Ela também pode ser contratada individualmente, e apresenta diversas alternativas de cobertura. Por isso, vamos apresentar agora algumas de suas informações mais relevantes.

Coberturas do seguro de responsabilidade civil

As coberturas são as mais variadas, mas podemos citar alguns exemplos comuns. Um deles é a cobertura para estabelecimentos comerciais/industriais, na qual se indeniza terceiros por danos causados de alguma forma por atividades realizadas em locais de propriedade do segurado. Por exemplo, no caso de seu algum móvel cair e ferir um cliente, o seguro cobrirá todos os gastos com os remédios, despesas hospitalares e outros tratamentos necessários.

Outros exemplos de coberturas são:

  • cobertura por danos causados a terceiros durante atividades esportivas;
  • cobertura para empregado doméstico;
  • cobertura por danos morais;
  • cobertura de incidentes e acidentes de carro.

Assim, quando você for contratar esse tipo de seguro, ou ao adicionar a cobertura da responsabilidade civil em algum contrato, verifique atentamente tudo o que está incluso.

O seguro de RC pode ser obtido tanto para fins pessoais quanto empresariais. Aliás, esse serviço faz toda a diferença para as organizações e seus colaboradores. Quanto mais coberturas tiver, maior segurança você terá para cumprir o seu dever com a lei.

Importância de contratar um seguro de responsabilidade civil

Muitas pessoas pensam que essa modalidade de seguro não é tão importante. Isso por acreditarem que são extremamente cuidadosas e que, portanto, não chegarão a gerar danos a outras pessoas. No entanto, por mais que você tenha cuidado, é preciso lembrar que acidentes acontecem e nem sempre as coisas estão totalmente sob controle.

Em caso de qualquer evento que gerar um prejuízo a alguém, é fundamental se responsabilizar e arcar com as consequências, dar os reparos adequados ou o melhor tratamento à outra pessoa. Contudo, se isso acontecer em uma época em que a sua situação financeira não estiver muito bem, as coisas ficarão ainda mais instáveis, não é mesmo?

Com o seguro de RC, você poderá resolver as duas questões: indenizar o prejudicado da melhor forma possível e, ao mesmo tempo, ter todos os gastos cobertos. Daí a importância de também escolher uma boa seguradora e um bom plano. Verifique, por exemplo, quais são os hospitais (em casos de parceria) e outros detalhes que fazem toda a diferença na prática.

Agora você já sabe o que é responsabilidade civil e as formas de contemplá-la em seu seguro. Visite o nosso site e conheça os nossos serviços na área de seguros corporativos. Ficamos à disposição para ajudar no que for preciso!