A importância do serviço social nas empresas
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A importância do serviço social nas empresas

Tempo de leitura:3 minutos

Com as constantes modificações pelo qual o mundo do trabalho passa, o serviço social nas empresas, quando implementado com base em uma política bem estruturada, tem se tornado muito importante para a melhoria da relação entre a empresa e seus colaboradores.

Um capital humano comprometido e consciente de sua importância para a empresa é fundamental para o sucesso da organização, porém isso somente será possível com um trabalho de apoio e valorização por parte da empresa.

Para ajudar a entender o papel do serviço social no contexto empresarial, neste artigo vamos falar sobre o tema e mostrar como a assistência social pode ser uma estratégia eficaz para melhorar os resultados e fortalecer a empresa em seu mercado de atuação. Continue a leitura e acompanhe.

A importância do serviço social nas empresas

Com as constantes modificações pelo qual o mundo do trabalho passa, o serviço social nas empresas, quando implementado com base em uma política bem estruturada, tem se tornado muito importante para a melhoria da relação entre a empresa e seus colaboradores.

Um capital humano comprometido e consciente de sua importância para a empresa é fundamental para o sucesso da organização, porém isso somente será possível com um trabalho de apoio e valorização por parte da empresa.

Para ajudar a entender o papel do serviço social no contexto empresarial, neste artigo vamos falar sobre o tema e mostrar como a assistência social pode ser uma estratégia eficaz para melhorar os resultados e fortalecer a empresa em seu mercado de atuação. Continue a leitura e acompanhe.

O papel do assistente social dentro das empresas

O assistente social pode desempenhar papéis estratégicos dentro de uma empresa. Confira a seguir alguns dos trabalhos que ele pode realizar.

Auxiliar na integração de equipes

Uma empresa que conte com equipes bem integradas apresenta maior facilidade na comunicação, o que tem consequências diretas sobre o aumento da produtividade e da lucratividade. Para que o trabalho seja realizado com solidez, no entanto, é preciso que exista um trabalho consistente, que pode ser realizado por um assistente social.

Sendo um disseminador de atitudes socialmente aceitáveis e de auxílio, o assistente social é capaz de entender cada departamento e agir de maneira alinhada com as políticas da empresa.

Auxiliar na integração dos colaboradores na empresa

Novos colaboradores precisam ser integrados ao quadro profissional da equipe com estratégia e clareza na hora de transmitir os valores e compromissos assumidos pela organização. Neste sentido, um assistente social pode fazer essa ponte e obter bons resultados a partir do potencial de cada colaborador.

Pode realizar o acolhimento personalizado aos colaboradores e promover ações que garantam sua satisfação, saúde e bem-estar, melhorando assim o desemprenho profissional. 

Auxiliar a liderança e gerência na gestão de pessoas

O assistente social pode atuar tanto na área de recursos humanos, com gestão de pessoas, quanto auxiliar a gerência na tomada de decisões importantes, como as que promovem maior qualidade de vida no trabalho. Considerando-se que a imagem pública de uma empresa é indispensável para que ela se torne referência no mercado, o trabalho de assistência social pode ter um impacto significativo e promover a valorização da marca junto à sociedade civil.

Na área de gestão de pessoas, o assistente social pode auxiliar na análise de situações de absenteísmo, desmotivação dos colaboradores, baixo rendimento/ produtividade e conflitos com colegas de trabalho, identificando assim a problemática existente e propondo ações que possibilitem a transformação social daquela realidade, tornando os profissionais mais engajados.

Agora que você já sabe a importância do serviço social nas empresas, pode adotar uma política alinhada com as suas necessidades e colher os frutos de um bom relacionamento com os colaboradores. O importante é que a política de assistência considere o ponto de vista de todas as partes envolvidas e atenda às demandas do capital humano da empresa.

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