Transportes

Você sabe quais ações tomar para prevenir o roubo de carga?

9 de setembro de 2019

problema em seu negócio

Transportar materiais é uma tarefa inerente a empresas de diversos segmentos. Trata-se de mais uma atividade simples do dia a dia, se não fosse por um agravante: o alto índice de rouba de carga. Você sabia que os riscos são muito maiores quando as mercadorias estão em trânsito?

Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revela que houve quase 98 mil ocorrências no Brasil entre 2011 e 2016, com maior incidência na região Sudeste. Diante desse cenário nada animador, é importante tomar medidas preventivas para evitar tais prejuízos.

Para ajudar você nisso, listamos abaixo algumas práticas que podem ser adotadas para prevenir o roubo de carga na sua empresa.

Treine sua equipe

Embora o melhor a fazer seja não reagir em caso de assalto, é válido treinar seus motoristas para que evitem as situações de risco. Assim, estarão sujeitos a essas ocorrências, mas de maneira mais moderada. Não se trata de um meio para transformá-los em agentes de combate ao crime. A ideia é oferecer ferramentas para que possam se defender.

Nesse sentido, algumas medidas interessantes para reduzir os riscos são:

  • não comentar sobre a carga com estranhos;
  • ficar atento a fatores que possam forçar uma parada (falsas blitz, estouramento de pneu etc.);
  • acompanhar pelos retrovisores os acontecimentos ao redor;
  • acionar a polícia diante de qualquer suspeita.

Conte com ferramentas tecnológicas

A tecnologia está aí para nos dar suporte, também, na prevenção desse tipo de risco. Trabalhar com aplicativos que tenham como proposta acompanhar a rota dos motoristas, por exemplo, ajuda a identificar quaisquer desvios ou paradas suspeitas.

Tais eventos podem ser um indicativo de que algo de errado está acontecendo. Entretanto, para que essa percepção seja possível, não basta implantar essas soluções: é preciso acompanhá-las.

Faça um planejamento de rotas variado

Se suas cargas seguem sempre o mesmo trajeto, pode haver margem para que alguém as acompanhe por alguns dias e planeje uma ação de roubo. Por isso, uma boa maneira de se prevenir é alternar as rotas. Buscar caminhos alternativos e determiná-los de forma aleatória ajuda a “despistar” possíveis pessoas mal-intencionadas que não tenham sido notadas.

Diminua o tempo de carga em repouso

As paradas de descanso também devem ser alternadas. Isso porque os furtos são comuns nessas circunstâncias, em que a carga pode ficar sozinha por algum tempo. No entanto, essa redução de tempo não deve ferir as leis trabalhistas, que conferem um período de descanso ao colaborador que trabalha com transporte.

Contrate uma seguradora

As paradas de descanso também devem ser alternadas. Isso porque os furtos são comuns nessas circunstâncias, em que a carga pode ficar sozinha por algum tempo. No entanto, essa redução de tempo não deve ferir as leis trabalhistas, que conferem um período de descanso ao colaborador que trabalha com transporte.

Como vimos, por mais que as ações para evitar o roubo de carga sejam importantes e efetivas, também é fundamental contratar um seguro. Vale ressaltar que nunca estaremos totalmente livres desse tipo de ocorrência. Prova disso é a variação dos valores de frete com relação ao percentual de risco das áreas por onde a mercadoria passará. Tais valores englobam também os custos do seguro.

O roubo de carga pode ser atenuado a partir de atitudes relativamente básicas no dia a dia. Ainda assim, tenha em mente que o seguro é um investimento necessário, já que é praticamente impossível isentar-se de todos os riscos existentes. 

Que tal conhecer nossas soluções para seguros de carga? Entre em contato e converse com os nossos especialistas!