16 de Abril – Dia Mundial e Nacional da Voz

Tempo de leitura:3 minutos

Celebrado desde o final dos anos 90 no Brasil, o Dia Mundial e Nacional da Voz foi instituído no país em 16/04 para lembrar dos cuidados com a saúde vocal de toda população. 

Os transtornos vocais prejudicam a qualidade de vida das pessoas e, especialmente para quem depende da voz para suas atividades profissionais, tem influência direta na sua fonte de renda. 

Sete dicas para o cuidar da saúde vocal

Use-a com cuidado 

Fale em tom de voz moderado e evite gritar ou falar muito alto. Se você usa a voz por longos períodos, procure fazer pausas para descanso e hidratação. 

Beba água

Hidrate-se frequentemente, mesmo que não esteja com sede, sempre que possível em temperatura ambiente. Evite bebidas gasosas ou com cafeína ou álcool, que podem desidratar as pregas vocais. 

Aquecimento

Aquecer a voz prepara as pregas vocais para o uso. Colocar a língua no céu da boca fazendo sons como “trrr” e vibrar os lábios fazendo “brrr” são ótimos exemplos de práticas vocais preparatórias.

Olho na postura

Uma boa postura ajuda a projetar a voz e evitar o esforço vocal. Mantenha uma boa postura ao falar, com a coluna ereta e os ombros relaxados, evitando cruzar os braços ou colocar as mãos na cintura. 

Sua voz é também aquilo que você come:

Evite alimentos gordurosos, condimentados e ácidos que podem irritar as pregas vocais. Hidrate-se durante as refeições: isso ajuda na digestão e evita o refluxo gastroesofágico, que prejudica a voz.

Uma boa voz começa com uma boa noite de sono:

Durma pelo menos sete horas, com horários específicos para se deitar e levantar, para garantir o descanso do corpo e da voz.

Sinais de alerta:

Rouquidão, tosse seca, dor na garganta, falhas na voz, cansaço vocal e pigarro. Se apresentar algum desses sintomas por mais de 15 dias, procure um médico ou fonoaudiólogo.

VC+Seguro: a plataforma de seguros pessoais da Alper Seguros. A melhor proteção para você, sua família e tudo o que mais importa para você: 

Newsletter imagem de fundo

Assine nossa Newsletter!

Notícias do setor e as últimas novidades da Alper em primeira mão para você: