Você mais saudável

Carreira, Sucesso e Qualidade de Vida - Como Balancear?

14 de dezembro de 2023
Você mais saudável

Carreira, Sucesso e Qualidade de Vida - Como Balancear?

14 de dezembro de 2023
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Como anda a sua vida fora do trabalho? Você tem encontrado seus amigos com frequência, mantido relações importantes na sua vida e se dedicado a afazeres que lhe dão prazer e que não envolvam sua vida profissional? 

Na vida adulta, ao sermos inseridos no mercado profissional, é normal que percamos um pouco da noção em relação aos limites que separam nossa vida profissional de nossa vida pessoal. Sendo assim, muitas pessoas acabam chegando mais cedo no escritório e saindo mais tarde que o necessário

Além desse comportamento exaustivo, essas pessoas também tendem a inserir seu trabalho dentro mesmo de suas casas, trabalhando em suas horas vagas – durante a noite ou finais de semana, nos quais, supostamente, deveriam estar de folga.

Esses comportamentos são muito prejudiciais, principalmente quando se trata de saúde mental e relacionamentos interpessoais. Ao inserir o trabalho em uma parte tão grande de sua vida, automaticamente você limita outras atividades que são de extrema importância para seu desenvolvimento pessoal, como: passar tempo com amigos e familiares e realizar práticas recreacionais que moldam sua personalidade. 

Inclusive, essas atitudes podem estar presentes em sua vida sem nem mesmo você perceber. Alguns dos sinais que indicam certo desequilíbrio entre vida pessoal e profissional são:

  • Sentir-se sobrecarregado e oprimido;
  • Sentir que precisa passar mais tempo com a família;
  • Realizar longas viagens de trabalho;
  • Negligenciar amigos e compromissos sociais;
  • Realizar atividades de seu trabalho fora do horário usual.

É de extrema importância ressaltar que esse tipo de comportamento NÃO influencia um crescimento positivo de sua carreira, muito pelo contrário: o desgaste físico, emocional e psicológico que essa atitude ocupa acarreta menor produtividade em todos os setores de sua vida, sejam profissionais ou pessoais. Inclusive, a sobrecarga no ambiente de trabalho está diretamente relacionada com diversos agravos de saúde, como o estresse, ansiedade, depressão, dependência química e o Burnout. 

O primeiro passo para o equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal é o próprio reconhecimento do desequilíbrio. É primordial praticar a autocrítica e perceber caso não esteja conseguindo separar os dois ambientes. 

Depois, é importante afirmarmos que não há necessidade alguma de sacrificar um lado da vida para tentar sobrepor o outro. É totalmente possível evoluir ambos aspectos de forma simultânea, mas separadamente. 

Uma das formas de diminuir a sobrecarga profissional é reestruturar seus afazeres, horário de trabalho e estabelecer suas prioridades. A organização de suas funções profissionais é essencial para que consiga realizar o que precisa em um tempo determinado, sem necessidade de estender seu trabalho para sua casa. 

Além disso, também deve-se estabelecer prioridades sociais. Tempo de qualidade com amigos e familiares – desde que seja de seu interesse – deve ser priorizado, inclusive em nenhuma interferência externa relacionada ao seu trabalho. 

Ademais, separar o máximo possível os dois ambientes podem ajudar. Não utilize seu telefone ou redes sociais para realizar ações profissionais, a fim de evitar essa junção em um momento de lazer.

Todos esses caminhos podem ser colocados em prática com a devida vigilância sobre sua saúde mental. Tendo força considerável sobre problemas psicológicos, não é incomum precisar de um acompanhamento profissional para realizar essa desvinculação.

Aos poucos, realizando medidas – mesmo que pequenas – para conseguir distinguir o seu ser profissional do pessoal, você conseguirá perceber mudanças psicológicas significativas e, por conseguinte, uma melhora considerável tanto em seu rendimento profissional quanto em suas relações interpessoais. 

BIBLIOGRAFIA:

https://www.michaelpage.com.br/advice/carreira-profissional/desenvolvimiento-de-carreira/como-equilibrar-sua-vida-pessoal-e
https://rhpravoce.com.br/colab/equilibrio-entre-carreira-e-vida-pessoal/
https://www.scielo.br/j/rae/a/Rr8CZGL9x3GPKTV46H8Mrxh/

BLOG
CATEGORIAS
POSTS
POPULARES
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Header Vc+Saudável Alcoolismo_Blog (2)

20 de Fevereiro: Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

VcSaudável - Blog Alper_Carnaval

Partiu Bloquinho da Saúde: cuidados no Carnaval

VC+SAUDÁVEL - QUALIDADE DO SONO

Qualidade do sono: como dormir bem?

Header Vc+Saudável Janeiro Branco - Blog

Janeiro Branco

VcSaudável - Blog Alper_Câncer de Pele

Conscientização do Câncer de Pele

Dr. Alper

Dia Nacional de Combate ao Racismo

Young good-looking mother snuggles and calming her newborn son who feeling scared after long sleep interrupted by loud sounds from street.

Prematuridade: saiba os cuidados que os pequenos necessitam

VcSaudável - Blog Alper_Saúde LGBT

Cuidados à Saúde da População LGBTQIAPN+

dia mundial da obseidade

Dia Mundial de Combate e Prevenção à Obesidade