Saúde

Dezembro Laranja: prevenção contra o câncer de pele

21 de dezembro de 2021
Saúde

Dezembro Laranja: prevenção contra o câncer de pele

21 de dezembro de 2021
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

câncer de pele representa 30% dos tumores malignos no Brasil. Por isso, o último mês do ano é dedicado à conscientização e à prevenção contra essa doença, no chamado Dezembro Laranja.

Para saber mais sobre essa campanha, sobre quais as melhores estratégias de prevenção do câncer de pele e como conscientizar seus colaboradores sobre os riscos dessa enfermidade, acompanhe este artigo especial sobre o assunto. Boa leitura.

Como surgiu o Dezembro Laranja?

Embora a exposição ao Sol seja essencial para nossa saúde, em excesso ela pode causar consequências negativas, que vão além da pele ardendo depois de um dia na piscina ou na praia. A longo prazo, o contato frequente e prolongado com a luz do Sol é um dos fatores de risco que elevam a chance do desenvolvimento de câncer de pele.

Esse câncer é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele. Não há um único tipo de câncer de pele, sendo que há tipos mais ou menos agressivos.

Os sintomas mais comuns do câncer de pele são o surgimento de manchas ou lesões no corpo. Todavia, o diagnóstico requer análises clínicas, então, ao menor sinal de que algo não esteja de acordo, a recomendação é procurar um médico.

Além da exposição prolongada e constante ao Sol sem proteção adequada, existem outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença, por exemplo: o histórico familiar ou pessoal com o câncer de pele; pessoas com pele e olhos claros, ruivos ou loiros, ou ser albino, também encontram maior risco.

Pensando na importância da prevenção, a Sociedade Brasileira de Dermatologia instituiu, em 2014, o chamado Dezembro Laranja. O mês coincide com a chegada do verão no Brasil, momento em que muitas pessoas procuram formas de lazer que aumentam sua exposição ao Sol, muitas vezes sem as precauções necessárias.

Qual a importância da prevenção do câncer de pele?

Se diagnosticados precocemente, a maioria dos tumores de pele tem tratamento, em um índice que chega a 90%. Entretanto, melhor que tratar, é prevenir que a doença apareça.

As estratégias de prevenção costumam ser simples: evitar sair ao Sol no período que vai entre as 10:00 da manhã e as 4:00 da tarde e utilizar sempre protetor solar já é um grande passo.

É sempre bom lembrar que uma única aplicação de protetor solar não protege durante o dia todo, sendo necessário reaplicá-lo a cada duas horas. Bonés, chapéus com abas largas e óculos escuros também são excelentes aliados na proteção.

Como criar estratégias de conscientização entre seus funcionários?

Na sua empresa, as campanhas de conscientização contra o câncer de pele no Dezembro Laranja podem seguir os moldes daquelas feitas em outros meses, como o Outubro Rosa (contra o câncer de mama) e o Novembro Azul (cujo foco é o câncer de próstata).

Faça circular materiais informativos sobre o que é o câncer de pele, quais riscos ele oferece, quais são as melhores formas de prevenção, e o que fazer se houver a suspeita da doença. Se sua empresa desenvolve atividades ao ar livre sob o Sol, certifique-se de que os colaboradores nessas funções tenham acesso ao material de proteção adequado e de que ele está sendo utilizado.

Além disso, ressalte a importância desses cuidados serem redobrados durante o verão. Por fim, vale utilizar o laranja em roupas ou na decoração do ambiente de trabalho para reforçar a mensagem dessa campanha essencial.

O Dezembro Laranja é uma importante campanha, que destaca os cuidados necessários para evitar o aparecimento do câncer de pele. Por isso, ele deve fazer parte do calendário da sua empresa, buscando sempre a promoção da qualidade de vida no trabalho.

Compartilhe este texto nas suas redes sociais para que mais pessoas fiquem sabendo sobre o Dezembro Laranja.

BLOG
CATEGORIAS
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

SAÚDE OCULAR: VOCÊ CUIDA BEM DOS SEUS OLHOS?

SAÚDE OCULAR: VOCÊ CUIDA BEM DOS SEUS OLHOS?

imagem_2022-06-01_110324544

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE EXERCÍCIOS FÍSICOS E SAÚDE MENTAL?

imagem_2022-03-18_120625

O primeiro mês do ano chegou, e com ele vem a importância de disseminar o movimento Janeiro Branco.

imagem_2022-03-18_115142

Novembro Azul nas empresas: importância de promover a conscientização

breast-cancer-a-woman-in-a-white-t-shirt-with-a-satin-pink-ribbon-on-her-chest-a-symbol-for-breast-cancer-awareness

Outubro Rosa: entenda a importância de promover essa campanha no ambiente corporativo

post_thumbnail-31149c25c5872bb3231a8694c881b864

Por que oferecer check up médico aos colaboradores? Entenda

post_thumbnail-99d26e4d776dd93e6bec3a237819568c

Saúde mental no trabalho: 5 ações para melhorar a qualidade de vida do colaborador

post_thumbnail-8dabd2491ae77829432c65951fad6b96

Saúde mental na empresa: por que se preocupar com isso?

Beautiful Woman Eating Organic Yogurt

A importância da saúde intestinal