Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul?

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul?

Tempo de leitura:3 minutos

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abril já são consideradas como o maior desastre climático da história do Estado desde 1941, somando dezenas de mortos e desaparecidos.

Centenas de municípios gaúchos encontram-se em estado de calamidade pública, com a capital Porto Alegre seriamente afetada. Serviços de fornecimento de água, energia, transportes, produção de alimentos e comunicações estão parcial ou totalmente interrompidos.

Se você quer ajudar e ainda tem dúvidas aqui sobre os canais e itens de doação de maior necessidade no momento, acompanhe nosso guia abaixo:

Qual é o PIX certo para doação ao RS?

Doações em dinheiro pode ser feitas via PIX através da página SOS Rio Grande do Sul, mantida pelo próprio governo do Estado.

Os valores podem ser enviados para a chave PIX do CNPJ 92.958.800/0001-38, Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul.

O governo gaúcho reforça a atenção na confirmação das informações na hora da transferência, confirmando que o nome que deve aparecer é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.

Doações de qualquer valor podem ser enviadas ao PIX da campanha do governo gaúcho

O que doar para as vítimas das enchentes?

Com milhares de desabrigados em todo o Estado, as doações mais urgentes para o momento concentram-se em:

  • Itens de higiene, limpeza e vestuário
  • Roupas de cama e banho
  • Colchões novos ou usados em bom estado
  • Cobertores higienizados
  • Água potável
  • Ração para cães e gatos
  • Cestas básicas fechadas
  • Fraldas infantis e geriátricas

Onde fazer doações para as vítimas das chuvas no RS?

Em Porto Alegre, as doações dos itens acima podem ser feitas diretamente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, localizado na avenida Joaquim Porto Villanova, 101, Bairro Jardim Carvalho.

Outros canais de doação:

Correios:

Agências dos estados de São Paulo, Paraná e parte do Rio Grande do Sul receberão e transportarão gratuitamente doações da população a partir desta segunda (6).

No Rio Grande do Sul, os donativos podem ser entregues nas agências centrais dos Correios de 39 municípios: São Borja, Santo Ângelo, Santa Rosa, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Parobe, Taquara, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, Camaqua, Bagé, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Anta Gorda, Arvorezinha, Butia, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Estrela, Foutoura Xavier, Guaporé, Ilopolis, Mato Leitão, Nova Brescia, Pântano Grande, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Teotoania, Taquari, Venancio Aires e Vera Cruz.

Bases da Força Aérea Brasileira

Doações também podem ser enviadas às bases da FAB (Força Aérea Brasileira) do Galeão, no Rio de Janeiro, e Bases Aéreas de São Paulo e Brasília.

  • Base Aérea do Galeão: Estrada do Galeão, S/N.
  • Base Aérea de Brasília: Área Militar do Aeroporto de Brasília
  • Base Aérea de São Paulo: Portões G1 ou G3 do Aeroporto de Guaurlhos

Caixa libera Saque Calamidade do FGTS

A Caixa Econômica anunciou na última sexta (3) a liberação dos recursos de Saque Calamidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), às pessoas atingidas pela catástrofe.

Os valores são liberados após as prefeituras declararem estado de emergência ou calamidade pública, e podem ser feitos diretamente no app do FGTS Caixa ou presencialmente nas agências.

Dúvidas sobre coberturas e serviços do seu seguro: fale conosco

Se tiver dúvidas sobre as coberturas ou serviços disponíveis para o seu seguro, fale com a Alper através das nossas redes sociais (Instagram ou LinkedIn) ou pelo seu corretor.

Artigos relacionados

Traz publicações que serão postadas no blog e que possuem tags categorizadas e relacionadas com este serviços

Newsletter imagem de fundo

Assine nossa Newsletter!

Notícias do setor e as últimas novidades da Alper em primeira mão para você: