VANTAGENS DE IMPLANTAR A MEDICINA PREVENTIVA EM SUA EMPRESA

VANTAGENS DE IMPLANTAR A MEDICINA PREVENTIVA EM SUA EMPRESA

Tempo de leitura:3 minutos

A maioria dos trabalhadores possuem um dia a dia cheio de tarefas a serem cumpridas, o que faz com que eles deixem de cuidar melhor da saúde devido à falta de tempo. O grande problema é que esse tipo de descuido pode gerar diversas complicações que comprometem seu bem-estar, como as doenças. Para evitar que isso aconteça, muitas empresas estão optando pela medicina preventiva como estratégia eficiente.

Isso porque sua finalidade é agir na gestão de saúde e prevenção de doenças, tanto físicas quanto emocionais. Ou seja, em vez de atuar na cura de enfermidades, seu foco é implementar ações prévias e bons hábitos, para evitar que os funcionários sejam acometidos por doenças.

Quer entender a importância da medicina preventiva para a qualidade de vida no ambiente laboral? Continue a leitura!

O QUE É A MEDICINA PREVENTIVA?

A medicina preventiva é uma especialidade médica focada em prever enfermidades em vez de atuar na sua cura, gerando melhora na qualidade de vida e minimização dos custos envolvidos para as empresas no tratamento adequado de seus colaboradores. Esse tipo de trabalho envolve quatro núcleos de atuação:

●         primário: busca pela prevenção das doenças antes que elas possam surgir;

●         secundário: diagnóstico precoce com o objetivo de poder cuidar das enfermidades ainda nas fases iniciais;

●         terciário: aplicação de procedimentos para reduzir os sintomas e complicações, promovendo o desenvolvimento das funções normais do indivíduo;

●         quaternário: utilização de práticas para diminuir ou evitar, quando possível, procedimentos desnecessários no sistema de saúde.

Por exemplo, atualmente, as companhias disponibilizam plano de saúde para seus colaboradores, que só o utilizam quando passam por certo tipo de doença. Dessa forma, apenas oferecer o benefício não é uma ação eficiente, já que a equipe não foca na atenção primária ou secundária, observando o problema de saúde depois de algum tempo.

A medicina preventiva colabora para a redução do absenteísmo, dos atrasos, da falta de produtividade e de outros fatores advindos do mal que afetou o colaborador.

QUAIS VANTAGENS A MEDICINA PREVENTIVA OFERECE PARA AS EMPRESAS?

A aplicação da medicina preventiva pode gerar diversos benefícios para as empresas. Conheça os principais!

MELHORA NO CLIMA ORGANIZACIONAL

O clima organizacional é um dos aspectos que gera impactos diretos na motivação dos trabalhadores, influenciando na imagem e nos resultados do negócio. Por isso, a melhora do clima organizacional, pode-se dizer, é um dos benefícios mais facilmente identificados por toda a equipe. Quando uma empresa atua com base na prevenção e mostra sua dedicação em cuidar do bem-estar dos funcionários, o trabalho se torna mais produtivo e agradável.

REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO

Para uma organização, a prevenção do número de doenças e acidentes dos funcionários também gera a redução do absenteísmo. Isso porque, quanto mais saudável a equipe, menos os trabalhadores vão faltar aos serviços para ir ao médico.

Outro ponto que diminui o absenteísmo é que, ao saber da preocupação da companhia com o bem-estar de seus profissionais, eles se sentem mais engajados para executar suas atividades da melhor forma e atingir os objetivos do negócio.

RETENÇÃO DE TALENTOS

A instituição que pretende se destacar no mercado procura captar e manter os melhores funcionários do mercado. Para que isso aconteça, é preciso que ela apresente diferenciais que sejam atraentes aos olhos dos candidatos, por exemplo, o cuidado pela qualidade de vida de seu time.

Isso fará com que eles lutem por uma vaga, deem o melhor de si para ficar na equipe, além de aumentar o capital intelectual da organização.

DIMINUIÇÃO DOS GASTOS COM SAÚDE

Um afastamento do colaborador por doença, mesmo quando coberto pelo INSS, gera despesas para a empresa, pois, quando um empregado se afasta em virtude de recomendação médica, outra pessoa precisa ser inserida no setor para realizar a função.

No caso do plano de saúde, toda vez que um trabalhador utiliza o convênio, existe um impacto financeiro. Então, quanto menor o benefício for acionado, maior será a economia. As práticas preventivas podem ajudar bastante nessas situações.

COMO APLICAR A SAÚDE PREVENTIVA EM SUA EMPRESA?

É necessário que as ações implementadas acompanhem de forma frequente o dia a dia e os costumes dos funcionários. O intuito é identificar os grupos de riscos que, futuramente, possam gerar improdutividade e demais problemas para a equipe e a empresa. Antes de tudo, é importante aplicar algumas práticas.

IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO

Por meio da aplicação de um questionário, é possível reunir dados reais sobre a situação da saúde dos empregados. Isso é fundamental para que os métodos aplicados sejam adequados. O uso da tecnologia também pode ajudar nesse processo.

ANÁLISE DOS PROBLEMAS E PLANEJAMENTO DAS ESTRATÉGIAS

Após ter o perfil epidemiológico da companhia em mãos, é preciso avaliar as informações obtidas e entender melhor a necessidade do time para estabelecer as melhores medidas. Nessa hora, contar com a ajuda de especialistas no assunto pode ser primordial.

COLOQUE EM PRÁTICA AS AÇÕES DEFINIDAS

Na última fase, que deve ocorrer apenas depois de um planejamento eficiente, as ações devem ser aplicadas e apresentadas aos trabalhadores. Entre as ações que podem ser escolhidas para colocar a medicina preventiva em prática, estão:

●         programas de acompanhamento e orientação, usada para direcionar o colaborador no acompanhamento de sua condição de saúde, rotina de tratamento, dados sobre alimentação, cuidados de higiene, combate aos acidentes de trabalho, obesidade, hipertensão etc;

●         campanhas de vacinação;

●         apoio ao antitabagismo;

●         promoção da ergonomia por meio de ginásticas laborais;

●         palestras educativas;

●         apoio ao cuidado com a saúde mental, entre outros.

É essencial que todos esses cuidados sejam executados por meio da integração com especialistas no assunto, garantindo a qualidade de todos os serviços prestados.

Além disso, outra alternativa existente para garantir a prevenção da qualidade de vida e o bem-estar dos membros do time da empresa, é por meio da contratação de um seguro de vida e acidentes pessoais.

Como pode perceber, a empresa e seus funcionários só têm a ganhar por meio da medicina preventiva, tendo em vista seus diversos benefícios, como aumento da produtividade, motivação da equipe, redução dos custos, entre outros. Então, aproveite as informações aqui obtidas para implementar as ações mais adequadas e fortalecer o negócio no mercado.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o assunto? Então, aproveite para ler “Eficiência para o plano de saúde, economia para a empresa e engajamento dos colaboradores” e adquira mais conhecimento!

Newsletter imagem de fundo

Assine nossa Newsletter!

Notícias do setor e as últimas novidades da Alper em primeira mão para você: