RH

Profissionais do futuro: como o RH pode desenvolvê-los?

07 de julho de 2022
RH

Profissionais do futuro: como o RH pode desenvolvê-los?

07 de julho de 2022
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Diante das constantes mudanças do mercado, é preciso estar alinhado com o que se exige dos profissionais do futuro que atuam tanto na área de Recursos Humanos (RH) quanto nas demais, a fim de atender às novas demandas do mercado e se destacar da concorrência.

O departamento de RH é um dos principais responsáveis pelo sucesso de uma empresa, já que, com o recrutamento inteligente, apenas os melhores talentos são selecionados para integrar a equipe e participar do crescimento do negócio. Por isso, contar com um pessoal qualificado é essencial.

Neste artigo, vamos falar sobre como o RH pode contribuir para o desenvolvimento dos profissionais do futuro e quais são algumas habilidades importantes de uma equipe qualificada. Você está convidado a continuar a leitura e conferir!

Qual é o papel do RH no desenvolvimento dos profissionais do futuro?

O mercado profissional vem sofrendo muitas mudanças, principalmente depois da pandemia provocada pelo Coronavírus. Se antes a preocupação era manter a equipe satisfeita no ambiente corporativo, hoje já vivemos uma realidade em que o trabalho toma todos os lugares: em casa, no trânsito e até em um coworking da rua. Dessa forma, o profissional de RH do futuro precisa estar preparado para trabalhar dentro de uma nova realidade e novos desafios.

Já não cabe mais gerenciar pessoas apenas pelo estímulo financeiro ou pela coação por medo de perder o emprego, como acontecia há alguns anos. Hoje, o profissional que é devidamente qualificado quer oportunidades de crescer, se desenvolver, se sentir parte do time e perceber que o seu trabalho faz diferença no mundo.

Além disso, vivemos em uma era tecnológica capaz de construir soluções disruptivas e inovadoras naqueles processos que antes eram considerados burocráticos e lentos. Com isso, a operacionalização de tarefas pode tornar-se algo muito mais simples e intuitivo.

Ao mesmo passo que galgamos esse avanço, o RH está voltando sua atenção à humanização de seus processos, uma vez que a otimização de algumas atividades proporciona mais qualidade de tempo para que essas equipes se dediquem a:

  • construir relações mais benéficas entre a empresa e os colaboradores;
  • desenvolver estratégias de encantamento e retenção dos talentos;
  • criar mecanismos para encontrar os melhores profissionais do mercado;
  • adotar métodos de análise inteligente de perfil para o desenvolvimento dos times;
  • elaborar programas de bem-estar, saúde e qualidade de vida no trabalho.

Quais são as habilidades do profissional do futuro?

Os profissionais do futuro devem apresentar habilidades que possibilitem a resolução de problemas e facilitem o trabalho em equipe. Entre as principais características desses profissionais estão:

  • eficiência e rapidez na hora de fazer escolhas;
  • facilidade de comunicação;
  • espírito de equipe;
  • flexibilidade;
  • capacidade de gerenciar riscos;
  • inteligência emocional;
  • visão estratégica;
  • produtividade.

Como a tecnologia pode ser uma aliada do RH no desenvolvimento das habilidades dos profissionais do futuro?

Diante dos vários desafios de se montar e manter uma equipe diferenciada, a tecnologia é uma aliada importante do RH, já que visa promover melhorias contínuas em seu quadro profissional.

Isso porque é possível implementar a tecnologia tanto para a otimização da gestão de recursos humanos quanto para treinamento da equipe, melhoria na comunicação com os departamentos, alinhamento de estratégia, elaboração de relatórios consistentes e definição de estratégias de curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, é possível definir metas, mensurar os resultados alcançados e, sempre que for preciso e houver necessidade, realinhar o planejamento traçado, diminuindo assim as chances de erros e prejuízos futuros.

Agora que você já sabe qual é o perfil dos profissionais do futuro e como o RH pode contribuir para a qualificação constante desses talentos, pode definir um planejamento consistente e melhorar os resultados do seu negócio.

Lembre-se sempre que bons resultados no futuro são consequências de decisões corretas tomadas no presente. Gostou do conteúdo? Então continue em nosso blog e descubra como o PDI pode contribuir para o crescimento da sua empresa

BLOG
CATEGORIAS
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

imagem_2022-03-18_121428

13 ações para redução e melhoria do Turnover

Foto-o-que-e-esg-e-qual-a-sua-relacao-com-o-rh-1

O QUE É ESG E QUAL A SUA RELAÇÃO COM O RH?

imagem_2022-04-26_181235079

Como as metodologias ágeis podem facilitar os processos de RH

handsome-business-man-working-at-the-desk-1

6 formas de vencer o sedentarismo dos colaboradores

post_thumbnail-99d26e4d776dd93e6bec3a237819568c

Saúde mental no trabalho: 5 ações para melhorar a qualidade de vida do colaborador

post_thumbnail-c738892ef6295ab334fc4d9f109eb8cb

Pensamento data driven: o que muda na gestão do RH?

post_thumbnail-c1cf057ea6b348189947520205ca1576

Entenda o que é machine learning e como ele impacta o RH

Female volunteer greeting woman at donation facility.

A importância do serviço social nas empresas

post_thumbnail-08f541433ff4582c60c0a24f68bebf3d

Recrutamento inteligente: como ser mais assertivo na seleção de talentos?