Benefícios

Qualidade de vida no trabalho: por que ela é tão importante?

9 de setembro de 2019

Uma das grandes vantagens da qualidade de vida no trabalho é tornar mais fácil a tarefa de suprir as necessidades que os colaboradores da empresa têm para desempenharem suas funções, com a implantação de iniciativas que possam proporcionar o crescimento pessoal e profissional de todos.

Portanto, trata-se de algo que merece a atenção de todos os tipos de negócios, pois com a qualidade de vida, ótimos resultados são atingidos. Colaboradores satisfeitos com o seu ambiente de trabalho tendem a exercer suas atividades profissionais com muito mais compromisso e engajamento.

Neste artigo, mostratemos para você quais são os principais benefícios da qualidade de vida no trabalho, tanto para o trabalhador como para a empresa. Acompanhe!

Aumenta a produtividade, a motivação e a satisfação dos colaboradores

Ter qualidade de vida no trabalho favorece a motivação e comprometimento dos talentos de uma empresa. Com isso, eles são capazes de obter resultados além do esperado. Ou seja, cada pessoa que faz parte do negócio produz mais e melhor. Afinal de contas, colaborador feliz é um colaborador produtivo.

Hoje em dia, sabemos que grande parte do tempo no trabalho pode ser improdutivo e, para corroborar essa afirmação, uma pesquisa feita por uma empresa americana estimou que somente 39% do expediente é realmente aproveitado. Entretanto, isso pode ser modificado a partir do momento em que o time está atuando em um ambiente que oferece qualidade de vida.

Colaboradores mais satisfeitos e com altos índices de motivação são capazes de entregar resultados muito além do esperado.

Reduz o índice de absenteísmo

Profissionais que contam com mais qualidade de vida em seu ambiente de trabalho, ficam mais satisfeitos e produzem mais. Tudo isso, em grande parte, é por conta da diminuição da taxa de absenteísmo na equipe. Isso porque as pessoas ficam menos doentes em locais de trabalho saudáveis.

Sendo assim, quando os episódios de doenças são reduzidos, a quantidade de afastamentos também cai, diminuindo custos para empresa, otimizando recursos do caixa, aumentando o rendimento dos empregados e, tudo isso, sem que a estrutura organizacional do empreendimento seja sobrecarregada.

Fortalece o clima organizacional

O clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm da empresa onde trabalham. Quando o clima dentro da empresa é ruim, o negócio sofre consequências: os colaboradores não conseguem se comunicar como deveriam, ficam menos comprometidos, não batem suas metas, entre outras desvantagens.

A qualidade de vida no trabalho possibilita que todos trabalhem mais felizes, tendo prazer nas tarefas que estão desempenhando. Com isso, cria-se um clima amigável, tranquilo e acolhedor, algo altamente benéfico para todos: empresa, trabalhadores e clientes.

Para melhorar a qualidade de vida no trabalho, gestores devem saber o que traz satisfação aos seus colaboradores. Questões básicas, como limpeza e iluminação, sempre precisam ser atendidas, mas também é preciso pensar fora da caixa.

Procure incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, pois, essa é uma grande reclamação de muitos colaboradores e de suas famílias.

Temos mais conteúdos exclusivos como este para você ler e se informar. Para não perder nenhum deles, siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram, e LinkedIn.